Estou querendo iniciar no desenvolvimento para pda’s, e queria saber o que utilizar o J2ME ou o SuperWaba qual seria as vantagens do SuperWaba sobre o J2ME.
Questões:
Suporte . dúvidas sobre certos assuntos.
Se as duas linguagens suportam Sql?
Portabilidade entre aparelhos.
E outras questões que alguém poderia explanar melhor.
Sou universitario. Faco ciencia da computacao na UFJF. Estou comecando a desenvolver um projeto para softwares em Palm’s. Conheco JAVA em nivel intermediario ja. Mas nunca trabalhei com o ME. Entao tb kero aproveitar dicas sobre os topicos q o bezzorro citou…pricniaplemente banco de dados e interface grafica…
Olha, se você quiser programar para celulares, o ideal é J2ME, visto seu conjunto de restrições ser bem maior e os recursos também, ainda que dê para se fazer bastante coisa interessante. Entretanto, se você for programar para PDA’s, a melhor escolha é o SuperWaba, que oferece mais recursos e além de tudo, tem total compatibilidade com PDA’s e não com telefones celulares. É por aí. T+
Olá,
Existe um tópico pinado aqui no forum de J2ME chamado dicas iniciais para Superwaba, lá tem um link para várias das suas dúvidas e também o link para uma apostila que tenta esclarecer muitas dessas dúvidas…
Olá… Através de meu projeto de formatura em Engenharia Eletronica enfase em Computadores, conheci vários produtos durante o desenvolvimento, entre eles CodeWarrior, NSBasic, SuperWaba e J2ME testei todos para comandar um robô via Palm. O melhor que encontrei foi o SuperWaba que permite uma maior compatibilidade entre todos os modelos de PDA’s e seus fabricantes e SO. Comparado com o J2ME que também teve uma resposta boa no Palm, o SuperWaba se destaca porque é possível construir interfaces melhores com tela de toque nos PDA’s além de possuir acesso a comunicações Serial, IRComm, USB e BlueTooth, mas o problema é que o SuperWaba é somente para PDA’s diferente do J2ME que serve tanto para celulares quanto para PDA’s. Porém numa expansão do projeto, onde usei o Palm como servidor e um celular T610 como cliente o J2ME obteve uma resposta excelente. Fiz uma conexão bluetooth entre o T610 rodando um pgm em J2me com um Palm M130 rodando uma pgm em SuperWaba…
Resumindo: Para aplicações para PDA’s recomendo o SuperWaba, para celulares, recomendo o J2ME!!!
Assino embaixo do que o possebon falou!
SuperWaba é pra PDA, e J2ME para celulares.
Porém, como disseram, se você for expandir seu aplicativo do celular para PDA, com o J2ME isso funciona tranquilo, já com o SuperWaba, se quiser expandir do PDA para o celular, não funciona.
Não podemos colocar um label para J2ME como CLDC + MIDP. Não podemos esquecer que a especificação do J2ME vai além disso. Existem outras configurations e profiles. Existe o CDC e o PDAP, com o qual vc consegue fazer telas melhores que com o MIDP, pois vc utiliza a especificação de AWT (quase full). Funcionalidades de Bluetooth e IRCom existem tbm com CDC.
O único problema é que VM’s pra PDA’s são pagas =\ (ao menos não lembro agora de uma “de grátis”).
Agora que SuperWaba é uma plataforma muito boa para PDA’s isso é!