Pessoal preciso fazer um aplicativo que acessa os dados de um servidor web, ou seja, uma base de dados que será mostrada na tela do celular eu fiz isso atraves de HttpConnection e deu certo, mais eu estava lendo sobre Wap e Wml e fiquei na duvida sobre como fazer, ou fazer com wap wml ou J2me, java eu entendo bem, mas wap e wml é coisa nova para mim gostaria de uma ideia de vcs !
obrigrado a todos !
Raff,
HttpConnection, como o próprio nome já diz, usa HTTP. Não importa o formato dos dados trafegados no HTTPConnection.
WML é um padrão de marcação de texto, como o HTML, mas com o objetivo de exibir informações no navegador do celular. Provavelmente você não irá querer usar esse padrão na sua aplicação J2ME.
Para transferir as informações do banco para o celular, você deve usar XML. O servidor pega os dados do banco de dados e formata um XML com os dados.
Exemplo básico do XML:
<xml…>
<tab_pessoas>
<pessoa>
<nome>Priscilla</nome>
<cidade>Belo Horizonte</cidade>
<nascimento>01/03/1989</nascimento>
</pessoa>
<pessoa>
<nome>Nelson</nome>
<cidade>São Paulo</cidade>
<nascimento>02/06/1981</nascimento>
</pessoa>
</tab_pessoas>
Com esse XML recebido pelo HttpConnection na aplicação mobile, então você deve extrair as informações do XML, e exibí-las como desejar.
Abraço.
cara muito obrigado sua atenção, como já citado eu fiz uma aplicação usando HttpConnection, e para mandar os dados para o servidor Web, e do Servidor Web para J2me eu uso o DataOutPutStrem e DataInputStream, teria um jeito melhor de fazer
valew pessoa !"!!!
alguem ??
dai cara blz ?
Então, tive que implementar uma solução semelhante a que voce citou,.
So que para facilitar essa questao de ficar tratando os dados e tal, criei um Web Service com XFire (gero o cliente jme com o toolkit da sun), assim consigo trafegar objetos complexos pela rede.
flw
Caro colega, escrevi um artigo bem legal sobre comunicação com o servidor.
“Comunicação paralela com servidor em aplicações J2ME usando componente reutilizável HttpConnection”
Com isso você faz uma requisição ao servidor usando apenas 1 linha de código.
Acredito que hoje a noite devo postar no DevMobile.
Abraço.
muito obrigado a atenção de todos hoje anoite estarei no blog cara
no aguardo !!!
Como prometi, está aí o artigo:
Comunicação paralela com servidor em aplicações J2ME com HttpConnection usando componente reutilizável
http://devmobile.blog.br/2008/04/07/comunicacao-paralela-com-servidor-em-aplicacoes-j2me-com-httpconnection-usando-componente-reutilizavel/
Abraço.
valew cara muito bom o artigo !!!