Qual é a diferença que existe entre eles. Li no site da Symbian que o Personal Java é baseado no JDK 1.1.6 , mas até aí o J2ME também é (não é?). Qual delas seria a “melhor”? Sem considerar badalações em cima do J2ME.
Outra coisa: De acordo com o documento mencionado acima, o Symbian 6.1 vem com apenas com o PersonalJava (os celulares da Nokia já vêm MIDP 1.0). Haverá algum pacote para MIDP 2.0 para esta versão de Symbian?
Não. J2ME/MIDP/CLDC possui um subset da API totalmente diferente. No PersonalJava tem coisas como… erhm… AWT. Na J2ME mal tem o java.lang…
Sobre atualizar os celulares com Symbian pra MIDP2, nada feito, a menos que a Symbian lance um pacote. Sendo que eles podem simplesmente lançar uma versão nova do SO, e ganhar mais dinheiro, pra quê eles fariam isso?
Bani
Complementando, todos os celulares com a versão 7 do Symbian vem/virão com MIDP 2.0.
Mas a versão do CLDC já não tenho certeza. Esses novos celulares com MIDP 2.0 que saíram recentemente vieram com o 1.0 mesmo ao invés do 1.1 (que adiciona coisas tipo suporte a ponto flutuante, etc).
Rafael_Afonso
Ok, mas suponham que me fosse dada a opção comprar dois celuleres, sem considerar preço. Um com J2ME e o outro com PersonalJava. Qual vocês escolheriam? Ou isso dependeria de minhas necessidades?
Grato,
cv1
PersonalJava. Mas o Sony Ericsson P900 roda PJ, MIDP 1 e MIDP 2, entao, se for mesmo pra fazer uma escolha, fique com os 3
Rafael_Afonso
Assim sendo, vou adquirir o Nokia 7650 que vem com Symbian 6.0, MIDP 1.0 e PersonalJava e funciona para TIM. Se der para pagar em 10 suaves prestações ajudaria. :roll:
Grato,
r_linux
Esse parece ser bem legal… e caro
Mas se for TIM… e vc for comprar por lá… é 6x no maximo…
Tenho um tosquinho Siemens M50… mas não tive coragem de desenvolver alguma coisa para testar nele e nem de aprender j2me ainda :oops: … ele tem suporte a MIDP 2.0.
Rafael_Afonso
“r_linux”:
Tenho um tosquinho Siemens M50… mas não tive coragem de desenvolver alguma coisa para testar nele e nem de aprender j2me ainda :oops: … ele tem suporte a MIDP 2.0.
-
Está quanto?
Bani
Se for considerar o número de aplicativos, eu tenho a impressão de que existem mais para MIDP do que para Personal Java.
Mas é só uma “impressão”. Alguém tem dados mais concretos?
E claro que dá para fazer coisas mais elaboradas com PJ.
Rafael_Afonso
De acordo com o que está escrito na Página do PersonalJava, este será descontinuado. Em lugar dele deve-se usar o CDC ou o CLDC para dispositivosainda menores.
A novidade para mim é descobrir que o MIDP seria adiciona capacidades GUI ao CLDC. Então posso entender que o MIDP está para o J2ME assim como o AWT/Swing está para o J2SE?
Grato,
cv1
Todo aplicativo que roda na JDK 1.1.6 roda no Personal Java. Incluindo todos aqueles bilhoes de applets bestas que tem na web por ai… entao nao sei, a concorrencia eh forte… mas levando em consideracao que o mercado de MIDP ta pegando fogo, eu apostaria em MIDP
Bani
MIDP é muito mais do que a API de interfaces gráficas. É toda a API para celulares.
Não existe esse tipo de “relação”. O que acontece é que existem vários perfis (e configurações) de uma mesma coisa, para serem usados em lugares diferentes.