J2ME X Personal Java

11 respostas
Rafael_Afonso

Olá:

Qual é a diferença que existe entre eles. Li no site da Symbian que o Personal Java é baseado no JDK 1.1.6 , mas até aí o J2ME também é (não é?). Qual delas seria a “melhor”? Sem considerar badalações em cima do J2ME.
Outra coisa: De acordo com o documento mencionado acima, o Symbian 6.1 vem com apenas com o PersonalJava (os celulares da Nokia já vêm MIDP 1.0). Haverá algum pacote para MIDP 2.0 para esta versão de Symbian?

Grato,

11 Respostas

cv1

Não. J2ME/MIDP/CLDC possui um subset da API totalmente diferente. No PersonalJava tem coisas como… erhm… AWT. Na J2ME mal tem o java.lang… :smiley:

Sobre atualizar os celulares com Symbian pra MIDP2, nada feito, a menos que a Symbian lance um pacote. Sendo que eles podem simplesmente lançar uma versão nova do SO, e ganhar mais dinheiro, pra quê eles fariam isso? :slight_smile:

Bani

Complementando, todos os celulares com a versão 7 do Symbian vem/virão com MIDP 2.0.
Mas a versão do CLDC já não tenho certeza. Esses novos celulares com MIDP 2.0 que saíram recentemente vieram com o 1.0 mesmo ao invés do 1.1 (que adiciona coisas tipo suporte a ponto flutuante, etc).

Rafael_Afonso

Ok, mas suponham que me fosse dada a opção comprar dois celuleres, sem considerar preço. Um com J2ME e o outro com PersonalJava. Qual vocês escolheriam? Ou isso dependeria de minhas necessidades?

Grato,

cv1

PersonalJava. Mas o Sony Ericsson P900 roda PJ, MIDP 1 e MIDP 2, entao, se for mesmo pra fazer uma escolha, fique com os 3 :smiley:

Rafael_Afonso

Assim sendo, vou adquirir o Nokia 7650 que vem com Symbian 6.0, MIDP 1.0 e PersonalJava e funciona para TIM. Se der para pagar em 10 suaves prestações ajudaria. :roll:

Grato,

r_linux

Esse parece ser bem legal… e caro :slight_smile:
Mas se for TIM… e vc for comprar por lá… é 6x no maximo… :stuck_out_tongue:
Tenho um tosquinho Siemens M50… mas não tive coragem de desenvolver alguma coisa para testar nele e nem de aprender j2me ainda :oops: … ele tem suporte a MIDP 2.0.

Rafael_Afonso

“r_linux”:
Tenho um tosquinho Siemens M50… mas não tive coragem de desenvolver alguma coisa para testar nele e nem de aprender j2me ainda :oops: … ele tem suporte a MIDP 2.0.
-

Está quanto?

Bani

Se for considerar o número de aplicativos, eu tenho a impressão de que existem mais para MIDP do que para Personal Java.
Mas é só uma “impressão”. Alguém tem dados mais concretos?
E claro que dá para fazer coisas mais elaboradas com PJ.

Rafael_Afonso

De acordo com o que está escrito na Página do PersonalJava, este será descontinuado. Em lugar dele deve-se usar o CDC ou o CLDC para dispositivosainda menores.
A novidade para mim é descobrir que o MIDP seria adiciona capacidades GUI ao CLDC. Então posso entender que o MIDP está para o J2ME assim como o AWT/Swing está para o J2SE?

Grato,

cv1

Todo aplicativo que roda na JDK 1.1.6 roda no Personal Java. Incluindo todos aqueles bilhoes de applets bestas que tem na web por ai… entao nao sei, a concorrencia eh forte… mas levando em consideracao que o mercado de MIDP ta pegando fogo, eu apostaria em MIDP :wink:

Bani

MIDP é muito mais do que a API de interfaces gráficas. É toda a API para celulares.
Não existe esse tipo de “relação”. O que acontece é que existem vários perfis (e configurações) de uma mesma coisa, para serem usados em lugares diferentes.

Criado 13 de novembro de 2003
Ultima resposta 14 de nov. de 2003
Respostas 11
Participantes 4