[b]Bom dia a todos.
Minha pergunta é seguinte, estou com um sistema pra fazer que a intensão é fazer com que a aplicação (em Palm) faça solicitações pra um servidor ou seja não será uma aplicação feita diretamente no palm mas ele tera q acessar dados do servidor.
1° Tenho que usar uma ferramenta que faça comunicações em tempo real ou seja via web o que vc´s me aconselhariam ?
Estudei essas tecnologia J2ME, SUPERWABA e XHTML.[/b]
O Java roda em qualquer plataforma, seja Pocket e etc, oq ocorre é no caso do Pocket e Windows CE, como foi dito acima a Sun não lançou uma VM para isso, a unica existente é da IBM que vende a licença se não me engano por $ 4,95, algo assim. Então no caso se você necessita programar para Pocket lhe indicaria trabalhar, (sei que muitos vão queree me matar), com o .NET Compact FrameWork da Microsoft, pois irá lhe dar uma maior mobilidade e natividade fazer a montagem do aplicativo, nesse caso optando pelo .NET você terá duas linguagens o VB.NET e o C#.NET. O WebService poderá e eu recomendo que seja feito em Java, pois o J2EE lhe dá muitas ferramentas para trabalhar isso. Qualquer coisa é só perguntar !
Eu ainda acho melhor fazer em superwaba pela independencia de plataforma. Com ele o mesmo código pode ser executado em PALMs ou Pockets.
Sobre o WS eu fiz uma aplicação em .NET C# e para a minha surpresa o WS desenvolvido em Java nao funcionou. Ou seja, tive que fazer um WS em C# tambem. Sei que o WS era pra ser genérico, mas acho que a Micro$oft :twisted: nao quis manter assim
A versão profissional sim.
Existe uma versao comunitária, mas a licença dela nao permite que esta seja usada em aplicações comerciais ( além de ser bem restrita como não possuir o banco de dados embutido do superwaba ( que nao me lembro mais o nome )
Eu uso J2ME para desenvolver aplicações para palms… e nunca me estressei com nada… agora estou pesquisando para desenvolver para pocket…e também queria saber sobre a disponibilidade de vm para pocket…vale a pena comprar… pois se é para pagar, continuo no J2ME mesmo…
[quote=marcosalex]Ressucitando o tópico. Estamos com uma dúvida se desenvolvemos para PDAs em J2ME ou Superwaba. Qual vocês aconselhariam?
[/quote]
superwaba tb não é free ( já foi antigamente) a menos que seu codigo seja liberado em GPL, portanto, olhe os preços compare as tecnologias e escolha com base nisso.
[quote=marcosalex][quote=gustavo_apsilva]Depende da sua aplicação, disponibilidade conexão via rede, etc.
Detalhe um pouco mais.[/quote]
Vai ser um software para hospital público. O médico vai examinar o paciente e registrar os dados através do PDA. Possivelmente a conexão vai ser via Wi-fi, já que ele deve enviar pedido de impressão e receber prontuários via PDA.
Não está fechado o tipo de comunicação, mas como utilizamos WebServices em Java, provavelmente esse projeto vai ter de usar também. Também não definimos se vai ser Palm OS, Pocket PC, Symbian ou outro. Preço por enquanto não é problema, a produtividade conta mais.[/quote]
Já que disponibilidade de conexão não seria o problema, sua necessidade cheira a aplicação web que roda no PDA, e não a uma aplicação física. Assim não teria muitos problemas da plataforma. É só o aparelho ser mais ou menos e ter um navegador. Até smathphones seriam suficientes.
Trabalhei com J2ME durante 4 anos e meio, e estou me certificando agora na SCMAD…porém, eu recomendo fortemente o superwaba. os motivos são:
Fácil de programar
Componentes prontos e profissionais (No J2ME para fazer um table, que ordena os dados por coluna tem que ser desenhado com canvas)
Api’s para impressão, comunicação bluetooth, comunicação infrared, etc… tudo já existente.
O único porém é a licença, mas dependendo vale a pena. A licença custa em torno de R$ 3.000,00 reais por desenvolvedor, e durante um ano você tem suporte.
Sim, mas acredite se quiser, o suporte a dispositivos ( e principalmente particularidades de cada um separadamente ) faz do superwerwaba uma solução interessante.