J9 | CrEme | TotalCross

Pessoal qual vm CLDC vocês recomendam J9, CrEme ou TotalCross?
Discultam os pontos pros e contras.

Minha opniao quanto ao que tenho visto, quanto a J9 e CrEme achei interessante por suportar bastante classes do java e por poder rodar direto do jar, mas seu acervo de conteudo para aprendizado e referencias é muito baixo o que dificulta a ultilização, eu mesmo só consegui informacões dessas vm de forma abstrata n vi nenhum exemplo pratico dessas vm. Quanto ao TotalCross como uma melhoria do SuperWaba é um java adaptado e nao roda direto do jar no dispositivo mobile, é preciso gerar o arquivo especifico para cada dispositivo, porem sua referencia de conteudo é alta, me passa uma impressao que é muito mais ultilizado e por fim seria mais facil sua ultilizacao quanto a duvidas.

Obrigado pessoal, gostaria de exclarecer essas duvidas.

Apenas corrigindo , a Creme nao é CLDC, mas CDC! A diferença entre eles esta no L de “limited” , ja que o CLDC é para a maioria dos telefones. Ja o CDC é feito para os telefones com maior capacidade de processamento. Portanto neste grupo esta incluso a maioria dos smartphones bem como PDAs.
Agora a minha opiniao sobre o assunto é bem claro. Num projeto eu nao utilizaria NENHUMA DAS JVMS que voce indicou. Pra ser mais especifico nao usaria nenhuma JVM proprietaria. Por um motivo basico, tirando a documentacao que realmente é escassa.
Ja pensou que pra rodar um software, um usuario alem de tudo teria que adquirir a licença da Creme?!!!
Acho totalmente inviavel! Existe portanto outras alternativas pra isso!!!

Outras alternativas utilizando Java?
Se sim, você poderia indicar? Pois eu não conheço…

Obs.: Estou falando da plataforma CDC.

[]'s.

Eu imagino que todos querem usar uma CDC compliant JVM para se aproximar da programacao que teriamos usando J2SE. Alem de suportar inumeras classes nao suportadas pelo padrao CLDC ainda é possivel utilizar o SWING para criar interfaces gráficas.
Eu quando disse outras alternativas, ja estou automaticamente excluindo a possibilidade de trabalhar com qualquer JVM CDC proprietaria. Pois eu acho completamente inviavel, pra efeito de projeto, vender uma JVM e o aplicativo juntos.
Essa é ainda a unica forma que consigo visualizar de utilizar a tecnologica em escala comercial.
Qual é a probabilidade de um software criado pra este ambiente ser escalavel!?
As jvms no padrao CLDC, essas sim, estao na mao de todos e criar aplicativos para estes é extremamente viavel, pois a probabilidade de existir uma JVM rodando num sistema operacional seja ele Symbyan Os, Windows Mobile, Android ou o que for, é muito grande!
Eu acho que se o padrao CDC nao emplacou, nao devemos bater de frente com relacao a isso, pois estamos sujeitos a começar a usar uma tecnologia que ja começou morta. Muitos aparelhos ja rodam a JVM J2SE.
Pois é eu tive um desses aparelhos na minha mao, durante um projeto na na semana passada, e é questao de tempo pra isso se vulgarizar. Ou seja seria um pulo direto do padrao CLDC J2ME para J2SE! Assim aplicativos escritos para o desktop tb rodariam no celular, apenas com modificacoes para os padroes do aparelho, como por exemplo a tela!
Portanto resumindo, nao vejo alternativa para bons softwares, que seja programar para JVM CDC!
Se alguem concorda ou discorda, deem as opinioes e vamos discutir mais sobre isso

Você poderia citar qual foi o equipamento que você utilizou que possuía uma VM JSE?
Ou pelo menos citar alguns dos muitos que você disse que existe?

[]'s.

Sim eu posso perguntar para meu colega de trabalho aqui qual o equipamento que ele esta usando, pois nao lembro o nome.
Soh sei que era um aparelho que rodava Linux com uma JVM completa.
O motivo pelo qual o pessoal abandonou o projeto CDC aqui na TU Dresden foi justamente pelo o que escrevi. No meu site (www.codexistence.co.cc) vc encontra os screenshots do prototipo que foi desenvolvido, no entanto ele nao vingou em CDC pelos motivos q ja citei!

As screens que mostra um equipamento preto, é esse que possui um ambiente JSE completo?

[]'s.

Ok. Compreendo o seu ponto de vista, só que no momento ainda n é muito viavel!
Quando criei o topico gostaria de uma opniao sobre as jvm J9, CrEME e TotalCross, ja me diceram que a jvm j9 da IBM foi descontinuada, ja me falaram que n se obtem um bom resultado com CrEME, TotalCross nunca usei mas ja usei SuperWaba quanto a material de referencia pelo que vi é a mior em termos de quantidade, gostaria de uma opniao fixa sobre o que se sucede com as jvm CDC que estao disponibilizadas no momento.

Obrigado pessoal, por favor nao mudem o foco do topico!!

Estou fazendo meu TCC usando CDC. Isso para adquirir conhecimento sobre o CDC. Realmente não temos muitas opções quanto a JVM para CDC. Achei a Mysaifu em http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html. Testei ela no Windows Mobile, mas ainda apresenta muitos bugs.

Eu particularmente vejo que a melhor saida hoje é o Totalcross, presta um ótimo suporte para desenvolvimento de aplicações móveis.
E o bom é que ele já tem o Litebase 2.
Olhem a ferramenta TKN Mobile Studio for Totalcross em http://www.tekann.com.br/produtos.php e vão em download.

A ferramenta está em versão beta (versão beta 2) ainda e já está muito boa. Logo será lançada a beta 3 com mais novidades.

Abraços

Legal cara, muito obrigado vou dar uma olhada.