Pessoal qual vm CLDC vocês recomendam J9, CrEme ou TotalCross?
Discultam os pontos pros e contras.
Minha opniao quanto ao que tenho visto, quanto a J9 e CrEme achei interessante por suportar bastante classes do java e por poder rodar direto do jar, mas seu acervo de conteudo para aprendizado e referencias é muito baixo o que dificulta a ultilização, eu mesmo só consegui informacões dessas vm de forma abstrata n vi nenhum exemplo pratico dessas vm. Quanto ao TotalCross como uma melhoria do SuperWaba é um java adaptado e nao roda direto do jar no dispositivo mobile, é preciso gerar o arquivo especifico para cada dispositivo, porem sua referencia de conteudo é alta, me passa uma impressao que é muito mais ultilizado e por fim seria mais facil sua ultilizacao quanto a duvidas.
Obrigado pessoal, gostaria de exclarecer essas duvidas.
Apenas corrigindo , a Creme nao é CLDC, mas CDC! A diferença entre eles esta no L de “limited” , ja que o CLDC é para a maioria dos telefones. Ja o CDC é feito para os telefones com maior capacidade de processamento. Portanto neste grupo esta incluso a maioria dos smartphones bem como PDAs.
Agora a minha opiniao sobre o assunto é bem claro. Num projeto eu nao utilizaria NENHUMA DAS JVMS que voce indicou. Pra ser mais especifico nao usaria nenhuma JVM proprietaria. Por um motivo basico, tirando a documentacao que realmente é escassa.
Ja pensou que pra rodar um software, um usuario alem de tudo teria que adquirir a licença da Creme?!!!
Acho totalmente inviavel! Existe portanto outras alternativas pra isso!!!
Eu imagino que todos querem usar uma CDC compliant JVM para se aproximar da programacao que teriamos usando J2SE. Alem de suportar inumeras classes nao suportadas pelo padrao CLDC ainda é possivel utilizar o SWING para criar interfaces gráficas.
Eu quando disse outras alternativas, ja estou automaticamente excluindo a possibilidade de trabalhar com qualquer JVM CDC proprietaria. Pois eu acho completamente inviavel, pra efeito de projeto, vender uma JVM e o aplicativo juntos.
Essa é ainda a unica forma que consigo visualizar de utilizar a tecnologica em escala comercial.
Qual é a probabilidade de um software criado pra este ambiente ser escalavel!?
As jvms no padrao CLDC, essas sim, estao na mao de todos e criar aplicativos para estes é extremamente viavel, pois a probabilidade de existir uma JVM rodando num sistema operacional seja ele Symbyan Os, Windows Mobile, Android ou o que for, é muito grande!
Eu acho que se o padrao CDC nao emplacou, nao devemos bater de frente com relacao a isso, pois estamos sujeitos a começar a usar uma tecnologia que ja começou morta. Muitos aparelhos ja rodam a JVM J2SE.
Pois é eu tive um desses aparelhos na minha mao, durante um projeto na na semana passada, e é questao de tempo pra isso se vulgarizar. Ou seja seria um pulo direto do padrao CLDC J2ME para J2SE! Assim aplicativos escritos para o desktop tb rodariam no celular, apenas com modificacoes para os padroes do aparelho, como por exemplo a tela!
Portanto resumindo, nao vejo alternativa para bons softwares, que seja programar para JVM CDC!
Se alguem concorda ou discorda, deem as opinioes e vamos discutir mais sobre isso
Sim eu posso perguntar para meu colega de trabalho aqui qual o equipamento que ele esta usando, pois nao lembro o nome.
Soh sei que era um aparelho que rodava Linux com uma JVM completa.
O motivo pelo qual o pessoal abandonou o projeto CDC aqui na TU Dresden foi justamente pelo o que escrevi. No meu site (www.codexistence.co.cc) vc encontra os screenshots do prototipo que foi desenvolvido, no entanto ele nao vingou em CDC pelos motivos q ja citei!
Ok. Compreendo o seu ponto de vista, só que no momento ainda n é muito viavel!
Quando criei o topico gostaria de uma opniao sobre as jvm J9, CrEME e TotalCross, ja me diceram que a jvm j9 da IBM foi descontinuada, ja me falaram que n se obtem um bom resultado com CrEME, TotalCross nunca usei mas ja usei SuperWaba quanto a material de referencia pelo que vi é a mior em termos de quantidade, gostaria de uma opniao fixa sobre o que se sucede com as jvm CDC que estao disponibilizadas no momento.
Obrigado pessoal, por favor nao mudem o foco do topico!!
Estou fazendo meu TCC usando CDC. Isso para adquirir conhecimento sobre o CDC. Realmente não temos muitas opções quanto a JVM para CDC. Achei a Mysaifu em http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html. Testei ela no Windows Mobile, mas ainda apresenta muitos bugs.
Eu particularmente vejo que a melhor saida hoje é o Totalcross, presta um ótimo suporte para desenvolvimento de aplicações móveis.
E o bom é que ele já tem o Litebase 2.
Olhem a ferramenta TKN Mobile Studio for Totalcross em http://www.tekann.com.br/produtos.php e vão em download.
A ferramenta está em versão beta (versão beta 2) ainda e já está muito boa. Logo será lançada a beta 3 com mais novidades.