J9 e MidP

16 respostas
jluizsc

Ola colegas,

Estou tentando compilar e rodar um programa j2me midp 2 para meu palm m100
Nao consegui encontrar o J9 informado aqui no forum, alquem pode informar o URL?
Preciso de mais o q para transformar meu .class em .prc???

Valeu,
Joao Luiz
Internet q te paga para navegar: http://br.geocities.com/jluizsc

16 Respostas

F

a vm J9 só funciona nos palms mais modernos…
para o seu modelo só a VM da Sun mesmo (midp 1.0)…

No pacote da VM da Sun vem a aplicacao necessaria para fazer a conversao jar/jad -> prc

jluizsc

hmmm :frowning:
E onde fica o download do J9? eh free?
Vou testar com emulador entao
outra coisa: J9 funciona no Zire 21 ???
Valeu

J

no site da palmone
nao eh free
o FLC ja disse q soh roda nos palms modernos. Entao palm zire 21 nao.

jluizsc

Valeu JoseJorge,

Pra quem tem um m100, um zire 21 jah eh moderno hehehehehe, no minimo + novo :smiley:
vou a caça do J9

[]´s

F

Seguinte, apesar de nao suportado oficialmente eu jah consegui rodar a J9 no Zire 21, contudo achei bem instavel. Acho que é devido a pouca memoria heap do Zire 21 que é menos do que o minimo necessario documentado para rodar a J9 se nao me engano (faz um tempo que tentei isso mas acho que era esse mesmo o problema).

O Fato é que pra aplicacoes + simples funcionou tranquilo, mas para aplicacoes mais alaboradas comecei a ter problemas, então desencanei dessa vm. Pro zire 21 uso a VM da Sun mesmo.

J

FLC,
vc nao se sente limitado para criar aplicaçoes para palm usando MIDP 1.0? Tipo… armazenamento de dados usando RMS, interface grafica elaborada, falta de ponto flutuante, entre outros problemas…
Em outras palavras… vc consegue desenvolver bons aplicativos em MIDP 1.0?
Eu to perguntando isso pq ao meu ver eh praticamente inviavel, por isso to pulando pro superwaba… mas por pressao mesmo, pois eu queria usar J2ME.

jluizsc

josejorgejr,

Soh por curiosidade:
Para ponto flutuante encontrei alguns posts trazendo a seguinte solucao:
“MathFP para manipular números com ponto flutuante e no http://www.MicroD.info tem o link para ela e acho que para uma
outra API também.”

se alguem precisar, down aqui: http://home.rochester.rr.com/ohommes/jScience/download.html
e informacoes aqui:
http://home.rochester.rr.com/ohommes/MathFP/

Qto a interface e RMS, ainda nao cheguei ai :slight_smile:

valeu pelo post, acabei por encontrar mais informacoes para meu TCC :smiley:

[]´s

fzampa

Bom, pessoal,

algumas perguntas respondidas:

RMS --> OK
Interface --> Simples mas OK
Facilidade de programação --> OK
Ponto Flutuante (MathFP) --> OK

Comunicação utilizando InfraVermelho e Midp 1.0 --> Not OK

Foi isso que me fez partir para o superwaba. Pelo fato de que a VM java não é tão avançada para Palms (pockets…).

A VM da Sun atende a um número maior de dispositivos, por isso é bastante enxuta.
A VM SuperWaba atende a menos dispositivos (palms, pocket’s, pda’s…) e por isso é mais abrangente.

Portanto, acho que cada caso é um caso e não há aquele que possamos dizer: “perfeito” e sim: “me atende no que preciso”

Se vc for fazer coisas mirabolantes com um palm utilize SuperWaba, apesar de J2ME lhe permitir muitas “mirabolâncias” :mrgreen:

Se quiser ver seu aplicativo rodando num palm, celular, geladeira, pc, volante de formula 1, pedra da turma da monica, coleira de cachorro… utilize Java…

Então, o importante é saber pra que vc vai precisar de um e de outro…

:arrow: Ah, a J9 roda mesmo em um zire 21 mas de repente trava… de repente quando? Por exemplo quando eu tentava inserir 10 dígitos em um campo de 9… bum… aborta a aplicação…

F

josejorgejr:
FLC,
vc nao se sente limitado para criar aplicaçoes para palm usando MIDP 1.0?

Bem, tendo em vista a capacidade do palm, usar midp 1.0 realmente te limita um pouco os recursos disponiveis. Concordo que o SuperWaba é uma ótima opcao quando o foco é apenas PDAs. Mas como também desenvolvo para celular, então ter uma plataforma uniforme de desenvolvimento é uma vantagem. O meu palm eu uso mais como um dispositivo a mais para fazer testes.

P

FLC:
Seguinte, apesar de nao suportado oficialmente eu jah consegui rodar a J9 no Zire 21, contudo achei bem instavel. Acho que é devido a pouca memoria heap do Zire 21 que é menos do que o minimo necessario documentado para rodar a J9 se nao me engano (faz um tempo que tentei isso mas acho que era esse mesmo o problema).

O Fato é que pra aplicacoes + simples funcionou tranquilo, mas para aplicacoes mais alaboradas comecei a ter problemas, então desencanei dessa vm. Pro zire 21 uso a VM da Sun mesmo.

Qual seria a Heap do Zire 21?

P

FLC:

Qual seria a Heap do Zire 21?

fzampa

Cara, olhei no site da PalmOne mas não achei nada que falasse do heap especificamente.

Neste pdf tem informações do zire 21 mas nada a respeito disso…

O que sabemos sobre ele é usando mesmo… tire suas conclusões que talvez será a melhor maneira de saber até onde a j9 lhe atende.

[]'s.

Se alguém souber essa informação traga-a a tona! :smiley:

F

Achei essa tabela neste link: http://www.pdarcade.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=10074

Device       Dynamic Heap  Storage Heap
---------------------------------------
Tungsten C   12MB          51MB
Tungsten E   2MB           28MB
Tungsten T   800KB         14MB
Tungsten T2  800KB         30MB
Tungsten T3  11MB          52MB
Zire         121KB         1.8MB
Zire 21      512KB         8MB
Zire 31      1MB           13.8MB
Zire 71      1MB           13MB
Zire 72      5MB           24MB

Soh pra constar, rodando a VM da Sun no Zire 21 com um modo de debug ativado, quando VM subia pra rodar alguma midlet ela mostrava uma msg informando o maior bloco de memoria heap que estava disponivel. Lembro-me que era algo em torno de 350 kb, o que eh coerente com os 512 kb informados nessa tabela se pensarmos que podem existir outros processos gastando memoria ou mesmo o palm OS.

P

A JVM só usa a Dynamic Heap em tempo de execução?

P

Desculpe estar enchendo vocês de pergunta mais lá vai mais uma:

A J9 da IBM ocupa parte da Heap quando o aplicativo J2ME está rodando no Palm? Porque eu cheguei a esta conclusão e queria ter certeza, porque cheguei a esta conclusão? Porque atraés do WTK percebi que minha aplicação consumia somente 130Kb em picos, nada mais que isso, e como o Zire 21 tem 512Kb deveria suportar mas ele dá pau, às vezes da OutOfMemory, às vezes não faz nada, uma loucura…

fzampa

A VM, consome memória quando o aplicativo passa a executar sim.

Vamos pensar, saindo do palm e voltando para um pc normal.

O seu programa compilado é um .class não é? Se, no windows explorer vc der um clique duplo nele vai acontecer alguma coisa? E se vc der um clique duplo num .exe? ele executa.
Justamente por que o .class não é executável, ele precisa da maquina virtual pra rodar. Assim também no palm/celular/dispositivo com vm.

Quando vc acessa o seu aplicativo a vm passa a entrar em execução junto com ele… por isso o motivo dos erros de memória e demais loucuras no seu palm…

[]'s

Criado 6 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 15 de mar. de 2005
Respostas 16
Participantes 5