Java 2me e android

estou iniciando um aplicativo para rodar em sistemas operacionais Android, e gostaria de saber se posso desenvolver em java com j2me, já que java é multiplataforma ?

Android é uma coisa.
Java ME é outra.

O Android usa a linguagem Java (sintaxe) para o desenvolvimento, mas não é Java. A máquina virtual é outra e o bytecode gerado tbm é diferente, mesmo que a DVM (Dalvik Virtual Machine) seja baseada na JVM. O SDK é outro, mesmo que muitas das classes do JDK estejam implementadas no SDK. E ele não roda uma máquina virtual Java, seja ela SE ou ME.

E outra. Para que você precisaria usar Java ME no Android? O SO e o SDK já te fornecem tudo o que você precisa para construir uma aplicação.

[]´s

Obrigado David pela reposta,
Segundo vc disse a sintaxe é do java, mas nao é java, qual é o nome dessa linguagem então??? e qual IDE vc me indica para utilizar no desenvolvimento, Obrigado !

[quote=richard19]Obrigado David pela reposta,
Segundo vc disse a sintaxe é do java, mas nao é java, qual é o nome dessa linguagem então??? e qual IDE vc me indica para utilizar no desenvolvimento, Obrigado ![/quote]

Cara, é a mesma linguagem, só que compilada pra outra VM, no caso do Android, a Dalvik.

Use o eclipse mesmo, acho que é o melhor ainda…

É Java, mas não é JavaSE.
Mania da Sun de chamar tudo de Java, dá nessa confusão mesmo :?

Mas é tudo Java mesmo, vc tem que olhar de uma perpectiva diferente.

O que muda são as classes a serem usadas em cada plataforma. A linguagem é uma só em todas elas.

Aprendeu uma vez, sai programando desde um java ring até um avião. Veja que com o nascimento do Android, ninguém teve que aprender nada, pois a linguagem continua a mesma.

Agora tem gente que com a mudança da cor do capim, se atrapalha, empaca e não anda.

A pessoa não consegue imaginar que o List no J2ME pode ser mapeado mentalmente para um ListView no Android.

Daí ela sofre, xinga o mundo e acha tudo difícel.

Por isto existem 2 tipos de pessoas:

• As que acham que programam, e se mudar o cor do capim sofrem
  • As que programam independente da linguagem. Se vc mudar de web para mobile, ela anda. Se vc quer um sistema desktop ela faz. Se vc quer trocar PHP por Java ela consegue. E porquê ? Porquê ao invés de se fixar numa linguagem, ela aprendeu a raciocinar logicamente. Ela sabe estrutura de dados e algorítimos.
    Então programar numa linguagem é como saber um idioma. O que muda são as palavras e as regras gramáticais. O essencial você já sabe, que é como construir frases usando estas regras.

Po***, o boone disse tudo.

Concordo com o Boone Stallone.

Tanto que nos processos de seleção trocamos as provas que avaliam se a pessoa tem conhecimento em Java e na sintaxe por questões de programação. Se o cara tiver lógica de programação, ele aprende a linguagem rapidinho. Mas se souber Java e não for bom programador, vai demorar bem mais pra ficar produtivo.

Passei agora a pouco por uma situação que tem tudo a ver com a estória do capim:

Precisa disparar de dentro do banco uma requisicao para um webservice e ela falhou logo de cara. Após verificar como a URL foi montanda, percebi logo a caquinha que estava fazendo, que era não encodar ela (url encoding), algo tão básico e que não é um conceito preso uma linguagem, ou seja, não importa no que vc programe, se vc precisar requisitar via HTTP tem que obedecer a regra de codificar a mesma, senão sua requisição falhará.

Ou seja, é necessário aprender o conceito, para depois replicá-lo em qualquer linguagem que se deseje.

Após então eu descobrir qual era função do banco que fazia isto, foi só acertar o código e continuar de boa…
Se não existisse tal função, eu teria que criar, claro, afinal, ou vc codifica sua URL ou a requisição não será compreendida.

Se eu não soubesse o que era URL Encoding, é bem provável de ficar culpando a linguagem por não estar dando certo. Espero que os coleguinhas da geração KY, digo, Y, tenham mais paciencia para aprender e não ficar na ansiedade de fazer as coisas e se não der certo de primeiro, ficar culpando o micro, a linguagem que é uma bosta e tudo mais.

Resumindo… esqueça J2ME para aplicativos Android, use o SDK dele mesmo.

[]s