continuo com uma dúvida sobre implementar java para dispositivos móveis com alto poder de processamento. Minha dúvida é quanto a VMs. Não consigo achar uma VM legal para rodar um aplicativo java. Já pesquisei por todo ligar e não achei nada 100%.
Queria uma ajuda de vcs para saber qual VM vcs usam e em qual SO vcs rodam e qual configuração vcs usam com quais recursos.
continuo com uma dúvida sobre implementar java para dispositivos móveis com alto poder de processamento. Minha dúvida é quanto a VMs. Não consigo achar uma VM legal para rodar um aplicativo java. Já pesquisei por todo ligar e não achei nada 100%.
Queria uma ajuda de vcs para saber qual VM vcs usam e em qual SO vcs rodam e qual configuração vcs usam com quais recursos.
Por favor…falem sobre suas VMs!
Obrigado![/quote]
A não ser que faça uso de alguma API específica qualquer celular de 50 reais roda jogos de ação porque não rodaria sua aplicação.
Por favor…falem sobre suas VMs!
Obrigado![/quote]
A não ser que faça uso de alguma API específica qualquer celular de 50 reais roda jogos de ação porque não rodaria sua aplicação.[/quote]
Exatamente, qualquer celular rodaria pois qualquer celular ja vem com VM de fábrica e o meu dispositivo (que será um coletor insdustrial provavelmente com windows mobile ou wondows ce) não vem com nenhuma VM de fábrica.
Dai a dúvida de onde arrumar uma VM legal com suporte a aplicativos comerciais.
Olha quando a questão é desenvolvimento ME, cada dispositivo tem sua configuração, sua implementação.
Em fim quem tem experiência não vai discordar. Então eu digo o seguinte rafdutra. Programe com a vm do JDK mesmo. E depois deste no aparelho que vai rodar a aplicação.
No caso vc precisa é de um emulador de java. Realmente nenhum é igual a performace de vm´s.
Tem um mais ou menos na versão mais atual é o esmertec jbed
Quando você cita Dispositivos móveis está se referindo a celulares e smartphones o a PDAs?
Se você quiser um celular com alto poder de processamento, então sugiro o Nokia N95… um dos melhores.
Qualquer celular que vem com JVM roda bem Java, a questão é que tem que ser o JME, se for JSE não vai rodar bem em nenhum pq o JSE não é feito para rodar em celulares.
Não estendi porque vocÊ não acha um celular bom e uma JVM boa, oque você quer exatamente? Rodar J2Se no celular?
[quote=JavaES]Quando você cita Dispositivos móveis está se referindo a celulares e smartphones o a PDAs?
Se você quiser um celular com alto poder de processamento, então sugiro o Nokia N95… um dos melhores.
Qualquer celular que vem com JVM roda bem Java, a questão é que tem que ser o JME, se for JSE não vai rodar bem em nenhum pq o JSE não é feito para rodar em celulares.
Não estendi porque vocÊ não acha um celular bom e uma JVM boa, oque você quer exatamente? Rodar J2Se no celular?[/quote]
Dispositivos móveis que eu cito não é referente a celular não. É referente a coletores de dados industriais. O problema é que esses coletores rodam, na grande maioria, Windows Mobile ou Windows CE e, consequentemente não posuem uma VM de fábrica.
Dai que não consigo uma VM legal pra colocar nesses dispositivos.
A minha ideia é o seguinte. Primeiramente trabalhar com CLDC (sim CLDC, pois possui muito mais recursos, ao meu ver, atualmente do que CDC) e o framework LWUIT.
Já tetei usar a CLDC Hotspot Implementation que vem junto com o Java ME SDK 3 para Windows Mobile, porém não consigo executar o deploy no dispositivo. Da uma exception (ActiveSyncException).
Senão, utilizaria CDC mesmo, mas mesmo assim não consegui uma VM legal e também não sei oq eu poderia utilizar de recursos para desenvolvimento (SWT??, Swing??)
Eis meu dilema.
Se fosse pensando em um celular comun, seria fácil! Mas não é…heheheh!!
[quote=rafdutra]Pra esclarecer, o meu dilema é o seguinte:
Já tentei para CLDC:
Sun CLDC Hotspot Implementation (Não consigo fazer o deploy no dispositivo, da um ActiveSyncException, só consigo fazer o debug on-device)
Esmertec JBed (Não consigo achar uma versão para Windows CE e não consigo achar informações de preço e licença - pois minha aplicação é comercial)
IBM J9 (Não funciona legal com LWUIT)
phoneME (Só consegui rodar um projeto paralelo e mesmo assim o formulário principal não fica em tela cheia)
E CDC:
MySaifu (Não roda nenhuma aplicação, todas dão o mesmo erro: No Main-Class attribute in …, já mexi no MANIFEST e nada)
CreMe (Não consegui rodar)
Outras:
TotalCross (Superwaba - não consegui fazer funcionar e não sei se é CDC, CLDC, ou sei lá)
É isso![/quote]
Por estas e outras que aqui na empresa usamos .Net CF
Nunca imaginamos java nos coletores, palms, ou afins por justamente pelos problemas que dá.
Vc compra um coletor e já tá meio caminho andando. Daí é só usar o .Net CF e sair pro abraço…
[quote=boone]
Nunca imaginamos java nos coletores, palms, ou afins por justamente pelos problemas que dá.
Vc compra um coletor e já tá meio caminho andando. Daí é só usar o .Net CF e sair pro abraço…[/quote]
Cara, já pensei nessa possibilidade, porém não conheço .Net.
Como é a produtividade??
É simples programar em .Net???
O .Net CF oferece recursos para trabalhar com os recursos dos coletores (WiFi, Leitor de Código de Barras, etc)??
Quais ferramentas eu preciso para desenvolver uma aplicação??
Tem suporte pra WebServices (se tiver pode ser em java ou precisa ser em .Net)???
[quote=rafdutra][quote=boone]
Vc compra um coletor e já tá meio caminho andando. Daí é só usar o .Net CF e sair pro abraço…[/quote]
Cara, já pensei nessa possibilidade, porém não conheço .Net.
Como é a produtividade??
É simples programar em .Net???
O .Net CF oferece recursos para trabalhar com os recursos dos coletores (WiFi, Leitor de Código de Barras, etc)??
Quais ferramentas eu preciso para desenvolver uma aplicação??
Tem suporte pra WebServices (se tiver pode ser em java ou precisa ser em .Net)???[/quote]
.Net é simples de programar, por isso possui alta produtividade. É quase um Delphi com arrastar e soltar.
Você precisa do Microsoft Visual Studio para desenvolver em .Net.
Suporta WebServices.
Suporta diversos recursos dis coletores, porém, não sei afirmar com certeza se suporta alguns mais específicos como leiura de código de barras.
SuperWaba é um projeto para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ok?? Eu consigo rodar em qual SO?? Windows Mobile, CE, PalmOS???
Onde encontro um tutorial para instalação da plataforma (VM e tudo mais) com exemplos pra teste???
Outra coisa, agora sobre Palms!!
Eu consigo desenvolver uma aplicação CLDC para PalmOS com o LWUIT??
Quais VMs posso utilizar??
Desculpe por tantas dúvidas pessoal, mas tenho que realizar uma específicação para um projeto e esses dados são essenciais pra mim e não tô conseguindo detalhes.
SuperWaba é um projeto para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis ok?? Eu consigo rodar em qual SO?? Windows Mobile, CE, PalmOS???
Onde encontro um tutorial para instalação da plataforma (VM e tudo mais) com exemplos pra teste???
[/quote]
No site deles tem o que precisa
Se vc conseguir rodar algo q preste já se sinta por satisfeito. LWUIT em Palm ? Vc esta brincando né…Se nem em um celular com 300 Mhz funfa legal, no Palm que tem muito menos não vai rodar…e ainda esbarra no problema de um VM decente…
[quote=rafdutra]
Desculpe por tantas dúvidas pessoal, mas tenho que realizar uma específicação para um projeto e esses dados são essenciais pra mim e não tô conseguindo detalhes.
Obrigado![/quote]
Bem, direcionamos vc para o caminho da luz (.Net), se mesmo assim ainda prefere por questão de gosto ou conforte, ficar sofrente com Java para qualquer coisa diferente de celular, não podemos fazer nada…
Infelizmente acho q vou pender para o lado negro na força (.Net)!!
Mas ainda tenho esperança no CLDC hotspot Implementation o qual eu ainda não consegui rodar uma aplicação. Alguém ai ja teve sucesso com essa VM???
Eu consegui apenas realizar o debug on-device, conectando o dispositivo ao PC com o ActiveSync e emulando pelo Netbeans. Até ai funcionou normalmente, porém ao executar um Deploy, é lançado uma exceção (ActiveSyncException). E não sai disso!!!