Java ou Kotlin

Salve rapa…
Galera vejo vc muita gente falando dos benefícios do kotlin em relação ao java, mas vejo o Java ainda disparado na frente do kotlin. Será que vale trocar o Java pelo kotlin?

Com certeza, já tem bem mais vagas de Kotlin do que Java

Para novas aplicações Android, sem dúvidas Kotlin. É bem mais limpa e expressiva do que a linguagem Java, tem suporte oficial da Google e plena aceitação da comunidade Android.

Nesse cenário Android, linguagem Java pode parecer “disparado” por causa de legados. E no futuro, Dart com Flutter pode ganhar mais força, principalmente por causa do projeto de SO Fucshia. Mas no momento só acompanho.

Galera obrigado por cada opinião…

Mas ainda tem algo que me deixa incomodado. Kotlin foi criado pela JetBrains em 2011 e durante todo esse tempo ninguém enxergava os benefícios do Kotlin, nunca nem tinha ouvido falar dela, porém foi só o Google apresentar ela como linguagem oficial e de repente as pessoas começaram a ver seu benefícios. Minha pergunta é: por que ninguém observou esses benefícios antes do google anunciar o kotlin como linguagem oficial?

Força de quem é a dona do negócio, somado a uma decisão positiva.

Se não fosse isso, ninguém iria iniciar facilmente um projeto usando Kotlin no Android Studio.

Se amanhã a Google falar: “agora é Dart com Flutter galera! Android SDK fica pro legado!”, maioria vai seguir.

Veja bem, 7 anos nao é muito tempo para adoçao de uma linguagem de programaçao.
E nao é que ninguém enxergava os benefícios, mas é que tem uma série de fatores que influenciam adoçao.
O Kotlin nao virou uma boa opçao (tecnicamente falando) porque o Google adotou. O Google a adotou porque era uma melhor opçao que java (que para Android ainda era restrito a java 6, se nao me engano).

Já tinha uma galera usando Kotlin para diferente coisas mas calhou que para Android foi super conveniente e por isso está sendo adotada em massa agora.

Kotlin é top! Independente da plataforma. Eu gosto muito do java, porém, os recursos que o kotlin (e até o groovy) trazem, auxiliam muito no desenvolvimento.

Pelo que observei a sintaxe é parecida, porém, pelo que já ouvi é que o kotlin simplifica muito o código deixando-o mais intuitivo e limpo. Ouvi um ótimo podcast a respeito essa semana de desenvolvimento Android no Google Podcasts do DEVNAESTRADA.

Aconselho escutar também!!!