Java para roteadores wireless

Bom dia pessoal ! Antes de tudo um 2009 maravilhoso para todos !!! :slight_smile:

Não sei se este assunto é para ser off-topic ou se entra realmente na categoria de Java ME. Eu tenho algumas dúvidas sobre a utilização da tecnologia java para dispositivos móveis como por exemplo a utilização do mesmo para processo de autenticação para wireless em roteadores. Alguém poderia me informar se este recurso é possível de ser usado ?

O cenário é este: Tenho um projeto no qual foi solicitado o estudo de viabilidade de implementar um processo de autenticação em java para ser imbutido num roteador wireless - tipo como esses que ocorrem em aeroportos, etc… mas para acessos restritos. Eu estou pesquisando alguns modelos de roteadores no qual eu possa ler a especificação e tentar desenvolver alguma coisa mas tá complicado.

A comunidade será que poderia me ajudar na dissolução desta questão ? Qualquer ajuda, será bem-vinda para que eu consiga esclarecer as minhas idéias e então tentar desenvolver alguma coisa.

Muito obrigado e mais uma vez agradeço a atenção da comunidade e um feliz 2009 para todos vocês !

Anderson.

[quote=AndyRamos]Bom dia pessoal ! Antes de tudo um 2009 maravilhoso para todos !!! :slight_smile:

Não sei se este assunto é para ser off-topic ou se entra realmente na categoria de Java ME. Eu tenho algumas dúvidas sobre a utilização da tecnologia java para dispositivos móveis como por exemplo a utilização do mesmo para processo de autenticação para wireless em roteadores. Alguém poderia me informar se este recurso é possível de ser usado ?

O cenário é este: Tenho um projeto no qual foi solicitado o estudo de viabilidade de implementar um processo de autenticação em java para ser imbutido num roteador wireless - tipo como esses que ocorrem em aeroportos, etc… mas para acessos restritos. Eu estou pesquisando alguns modelos de roteadores no qual eu possa ler a especificação e tentar desenvolver alguma coisa mas tá complicado.

A comunidade será que poderia me ajudar na dissolução desta questão ? Qualquer ajuda, será bem-vinda para que eu consiga esclarecer as minhas idéias e então tentar desenvolver alguma coisa.

Muito obrigado e mais uma vez agradeço a atenção da comunidade e um feliz 2009 para todos vocês !

Anderson.[/quote]

Deixe-me ver… pelo que me parece, você deve estar tentando ver se dá para criar um código Java de autenticação e embarcá-lo diretamente num roteador wireless, seria isso? Vi uma vez sobre um roteador wireless de uma empresa chamada Possio rodando sobre Linux e tendo suporte a uma JVM. Se os dispositivos disponíveis no mercado não servirem para o que você quiser, ainda dá para projetar do zero um roteador wireless com suporte a uma JVM Java só para esse projeto. Ou então o melhor pode ser desencanar de vez do Java e tentar modificar diretamente o firmware de algum roteador para que se tenha essa parte de autenticação que é necessária.

Inté.

Olá KWill

É isso mesmo o que pretendo fazer é embarcar o código para autenticação dentro do Roteador… só não sei se é possível ou se terá que alterar diretamente o firmware para que seja realizado este processo.

Por favor, você tem o site ou a amostra deste roteador rodando linux com este tipo de processamento apenas para que eu possa ter uma base ? Os roteadores existentes no mercado podem até atender a minha necessidade mas ainda não sei como embutir este tipo de codificação dentro do dispositivo até porque eu sou novo mexendo com dispositivos móveis. Meu negócio mesmo é ambiente web.

Obrigado e fico no aguardo.

Anderson.

Olá amigo, seguem abaixo algumas considerações

  1. Procure por referências de linux rodando nesses roteadores - www.dd-wrt.com

  2. Procure a respeito da JamVM - http://jamvm.sourceforge.net/ - Provavelmente a única que vai conseguir rodar bem num ambiente tão restrito

  3. Você precisa ter conhecimentos de C - isso é quase obrigatório, porque vc vai ter que compilar toda a “userland” para rodar a jamvm.

  4. Dê preferencia à uClibc com biblioteca C do seu roteador - é hiper pequena e tem uma performance assustadora (uClibc.org)

meus .02

Feliz Natal

[quote=qmx]Olá amigo, seguem abaixo algumas considerações

  1. Procure por referências de linux rodando nesses roteadores - www.dd-wrt.com

  2. Procure a respeito da JamVM - http://jamvm.sourceforge.net/ - Provavelmente a única que vai conseguir rodar bem num ambiente tão restrito

  3. Você precisa ter conhecimentos de C - isso é quase obrigatório, porque vc vai ter que compilar toda a “userland” para rodar a jamvm.

  4. Dê preferencia à uClibc com biblioteca C do seu roteador - é hiper pequena e tem uma performance assustadora (uClibc.org)

meus .02

Feliz Natal[/quote]

Eu já imaginava que poderia acabar saindo alguma coisa desse jeito… Aparentemente dá para fazer, ainda que envolva conhecimentos não muitos comuns pelo menos ao meu ver e os profissionais capacitados para tal tarefa não costumem cobrar muito barato pelo serviço.

Boas Festas.

Inté.

Obrigado pelas dicas pessoal…

Mas no entanto eu não manjo muito de C, meu forte mais é java mesmo voltado para ambiente web. Porém eu vou dar uma estudada nos links que foram passados aqui a respeito destes equipamentos e tentar reunir mais material para que eu possa começar a desenvolver isso. Tentando implementar isso no roteador, corre-se o risco de queimá-lo também ?

Mais uma vez eu agradeço a todos da comunidade por me ajudarem ! :slight_smile:

Anderson.

Quer uma dica? Implemente um servidor radius, que é como esta turma resolve.

Em java? Bem, não sei. (Ou melhor: Sei, mas sugiro você pesquisar).

[quote=Aldrin Leal]Quer uma dica? Implemente um servidor radius, que é como esta turma resolve.

Em java? Bem, não sei. (Ou melhor: Sei, mas sugiro você pesquisar).[/quote]

Boa, é isto aí ! :smiley: