JAVA para Smartphones

Estou querendo desenvolver um aplicativo que rode em alguns smartphones (Blackberry(RIA), treo(Palm OS e WM), Nokia(Symbian)) que seja capaz de trocar dados pela conexão GPRS ou EVDO.

O problema e que nao sei se o que desenvolverei pra um terá de ser customizado para os demais. Alguem pode me mostrar uma luz no fim do túnel???

Valeu,

Cara, acho que só testando mesmo. É mais ou menos como colocar uma aplicação web pra rodar no Firefox ou no IE, vc tem que testar pra ver se funciona.

vc provavelmente terá problemas com as resoluções, pois um dispositivo como Palm e PPC (WM) tem telas muuuitos maiores que um Smartphone (symbiam), que mesmo assim tem uma grande variedade de telas tbm.

Na revista MundoJava desse mês tem uam matéria sobre desenvolvimentos em Pockets PC (PPC), vale a pena dar uma olhada.

E o que eu desenvolver para uma destas plataformas, pode ser utilizado pelas demais sem muita alteração (as máquinas virtuais destes sistemas operacionais possuem as mesmas potencialidades?) ?

Desde já agradeço!

ja ouviu falar de superwaba?

O problema do superwabba é que não se aplica ao blackberry.

Como não estou progamando a tanto tempo para J2ME assim faço uma pergunta relacionada nesse tópico que foi dita aqui sobre resoluções de tela.
Não existe algum método que vc pode criar(ou já esteja criado) cujo o qual que da um “get” na resolução especifica do aparelho e ajusta o layout para a resolução apropriada? ou não existe alguma maneira de fazer algo parecido com isso fazendo com que sua aplicação fique melhor visivel tanto em celulares quanto PDA’S?

A classe Displayable tem os métodos getWidth() e getHeight().

Para fazer um aplicativo para diferentes dispositivos, o ideal é fazer toda a parte gráfica em relação ao valor desses dois métodos. Se fizer direito, dificilmente precisará refazer essa parte do código para usar em outros dispositivos.

O maior problema para desenvolver para mais de um dispositivo é com as JSR que vc for utilizar. Pode acontecer de a VM de um dispositivo implementar, enquanto a outra não.

Acho que terei que desenvolver 2 soluções. Uma utilizando o SDK para Blackberry e outra utilzando o Superwabba.

Fico muito grato pela ajuda de vocês

Abraço!!