Java Speech Api

Pessoal,

Estou desenvolvendo meu TCC que será um software de reconhecimento de voz para celular, voltado para deficientes visuais.
Gostaria de poder contar com ajuda de vocês no sentido de informar se:

• Java Mobile possui a Speech Api? e caso possua,
  • conhecem ou possuem um link para fabricantes que forneçam classes que implementem essa api para celular.

Aceito qualquer dica no que diz respeito ao uso de sintetizadores de voz, pois não possuo nenhum conhecimento de sua implementação.

Desde já GRATO.

Julio Santana
?Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina !? (Cora Coralina)

[quote=Julio.Santana]
Pessoal,

Estou desenvolvendo meu TCC que será um software de reconhecimento de voz para celular, voltado para deficientes visuais.
Gostaria de poder contar com ajuda de vocês no sentido de informar se:

• Java Mobile possui a Speech Api? e caso possua,
  • conhecem ou possuem um link para fabricantes que forneçam classes que implementem essa api para celular.

Aceito qualquer dica no que diz respeito ao uso de sintetizadores de voz, pois não possuo nenhum conhecimento de sua implementação.

Desde já GRATO.

Julio Santana
?Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina !? (Cora Coralina)[/quote]

Não possui, sinto muito, isto é só para desktop mesmo.

Melhor vc escolher outro tema para o seu TCC visto que o que vc quer fazer não é nada simples e carece de recursos na plataforma mobile.

O engine de reconhecimento de voz nos celulares, não é acessível via J2ME. É algo intimamente ligado ao S.O. do aparelho, portanto, inacessível ao J2ME. Talvez até em uma plataforma como o Symbian, não seja possível de acessar este recurso.

boone,

OBRIGADO! Busquei na web outras alternativas como Google Android, mas vários sites reportaram que a Api Speech havia sido removida.

Vou tentar um outro tema para o TCC, mas gostaria de manter o foco - inclusão digital para deficientes visuais; sendo assim, deixe-me perguntar: no caso de uma aplicação Web, poderia ser menos complicado achar implentações para JSAPI (Java Speech API)? Pretendo como alternativa, desenvolver um site com serviços que possibilitem alguma vantagem ao deficiente visual.

Abç,

Julio Santana

Seria interessante vc procurar algum desenvolvedor que seja deficiente (visual, por exemplo). Geralmente eles tem algumas noções que escapam do resto das pessoas “normais”. Eu sei que, para programar em java se utiliza o JAB

http://java.sun.com/javase/technologies/accessibility/accessbridge/index.jsp

Veja se do seu TCC não sai um projeto open-source.

[quote=Julio.Santana]no caso de uma aplicação Web, poderia ser menos complicado achar implentações para JSAPI (Java Speech API)? Pretendo como alternativa, desenvolver um site com serviços que possibilitem alguma vantagem ao deficiente visual.
[/quote]

Já brinquei com a Speech API da Microsoft desde a versão 4, e sei que existe um “servidor de voz” para ser justamente usado por aplicações web.

Seria provavelmente interessante você procurar se informar.

Já que estamos falando de aplicação Web para deficientes visuais, seria interessante vc procurar sobre acessibilidade, mais especificamente sobre CSS Aural, que é usado para facilitar o trabalho dos screen readers, em ler a página para o usuário.

http://www.ead.unicamp.br/minicurso/css/texto/Modulo4/mod004tela007.htm
http://www.w3.org/TR/CSS2/aural.html

peczenyj / boone,

VALEU MUITO PELAS DICAS!

Vou estudar o material que forneceram e espero poder contar com vocês nesta empreitada…

Quanto ao carater do projeto, o objetivo é open-source.

OBRIGADO!

Obs: vou permanecer com tópico em aberto para colher novas sugestões.

Abç,

Julio Santana