Estou pesquisando ferramentas para desenvolvimento em plataforma PalmOS.
Segundo o site da PalmSource eles estão adotando o Eclipse.
Tenho as seguintes dúvidas:
a JVM da Sun contempla todos os modelos de Palm ?
a JVM da Sun possibilita uma boa performance ? Por exemplo, comparando-a com um aplicativo desenvolvido em CodeWarrior, PocketStudio, SuperWaba.
pelo que eu ouço e leio sobre o assunto, o SuperWabba leva uma pequena vantagem quando se trata de programação pra Palm
P
PoneyMan
CodeWarrior e PocketStudio gera código nativo.
SuperWaba e Java, é código interpretado.
Logo, dizer que você vai ter a mesma performance não é bem por aí.
Querer competir com um CodeWarrior não dá…
Minha única experiência para palm foi usar o AppForge, que é código VB e também não foge ao modelo do SuperWaba e outras interpretadas, onde vc instala o run-time e depois só precisa colocar as aplicações.
J
josejorgejr
Os problemas de se criar aplicaçoes java ou nao para palm vai cair nos mesmos problemas de se criar aplicaçoes desktop para PCs. Todos dizem q perde desempenho e bla bla bla mas todos querem usar. Claro que ha uma verdade nisso, porem estes problemas estao sendo resolvidos, ja que os palms, PCs e outros dispositivos estao cada vez poderosos computacionalmente.
fzampa
Mas e a conversão do .class para .prc?
.prc não é o executável para Palm?
Se fizer isso, pode ser que fique na velocidade de código nativo, não?
Ps.: Vai depender do modelo para que se converta para o .prc correto, né?
P
PoneyMan
fzampa:
.prc não é o executável para Palm?
Se fizer isso, pode ser que fique na velocidade de código nativo, não?
Assim como .EXE é o executável para Windows.
Isto nunca significou que era código nativo, quer dizer, não que não seja, na verdade uma porção da aplicação ainda depende de um Run-time.
É o caso do AppForge. Ele gera .PRC mas é interpretado, precisando de uma máquina virtual (Booster) para executar as aplicações.
Quer código nativo mesmo, então usa o C, não importa a plataforma, pc ou pda).
ricardosoares
Acredito que ninguém vai desenvolver sistema financeiro com mais de 1000 operações mensais pra rodar num Palm.
Li que o CodeWarrior gera código de 5 a 20 vezes mais veloz comparado ao Java rodando o mesmo processo.
Mas, se você não for fazer jogos com alta definição, sistemas completos e pesados, eu aconselho o SuperWaba para aplicações simples (já usei e é ótimo), ou J2ME para aplicações mais confiáveis.
Sempre Java
I
Igor_Barros
Em falar nisso, alguém já rodou java num pocket pc? Tipo aquele IPAQ da compaq?
pbcjunior
já fiz apllicações em J2me e superwaba. o que o superwaba ganha do j2me no palm são os componente do superwaba que são melhores do que o j2me, mas o q o j2me ganha do superwaba é o número de programadores na plataforma, que nem se compara.
mas isso está melhorando, já temos várias empresas programando em superwaba, é uma linguagem muito poderosa e etá começando uma nova era, eu aposto nela, apesar de gostar mais do “Java da SUN”, blueprints… 8)
urubatan
to com a J9 da IBM instalada no meu rx3715
roda qualquer app j2me MIDP 2/CLDC1.0
e também roda personal profile, que é muito show, tu basicamente, faz qualquer app em java usando AWT e ela simplesmente roda no pocket
show de bola mesmo …
I
Igor_Barros
to com a J9 da IBM instalada no meu rx3715
roda qualquer app j2me MIDP 2/CLDC1.0
e também roda personal profile, que é muito show, tu basicamente, faz qualquer app em java usando AWT e ela simplesmente roda no pocket
show de bola mesmo …
Instalei o J9, como faço para rodar midlets nele?
urubatan
qual versão do j9 tu instalou?
MIDP ou PPro?
se foi a MIDP, abre o Midlet HQ ou o internet explorer, digita a URL do arquio .jad e era isto
se for o PP ele não vai rodar nenhum midlet
I
Igor_Barros
Só uma dúvida urubatan, esse J9 é gratuito? Ou é pago?
Estou tendo dificuldades de encontrá-lo, você teria um site ou algo assim?
urubatan
é pago
você encontra ele no pocketgear ou no handango
I
Igor_Barros
urubatan:
é pago
você encontra ele no pocketgear ou no handango
Conhece algum outro meio de comprar, pois não tenho cartão internacional…
Luca
Olá
O SuperWaba agora é pago, os tutoriais são pagos e eu não consegui acha-los no site http://www.superwaba.com.br. Pergunto:
O superwaba é tão melhor assim que o J2ME que valha a pena pagar e ainda aprender superwaba?
Com J2ME as exigências de hardware mínimo sobem muito?
[]s
Luca
rodrigo_gomes
Olá,
neste site tem a versão 4.5 (que é free) para download
em http://www.superwaba.com.br
tem a versão 5.0, que ainda é gratis, mas com algumas limitações, e agora é GPL
isto quer dizer, que todo software que tu fizer com esta versão gratis, tem que ser GPL também
se qusier pagar por uma versão LGPL esteja a vontade, e continue ao bel prazer da vontade do dono do SW, ja que estara utilizando algo fora de qualquer especificação.
por falar nisto, vou até baixar a versão GPL pra dar uma olhada, e ver como é que ficou
bom, aparentemente, pelo menos a VM deles continua free, mas vai saber o que o cara vai fazer pra versão 6.0
prefiro ficar no J2ME mesmo.
J
josejorgejr
Realmente isso eh muito complicado.
A partir do momento q uma empresa cobra este tipo de coisa, geralmente surge uma tecnologia analoga gratuita. Entao esta decisao do superwaba, na minha opiniao, farah surgir alguma tecnologia a altura e gratuita. O problema eh o tempo que isso irah acontecer.
urubatan
Luca:
Olá
O SuperWaba agora é pago, os tutoriais são pagos e eu não consegui acha-los no site http://www.superwaba.com.br. Pergunto:
O superwaba é tão melhor assim que o J2ME que valha a pena pagar e ainda aprender superwaba?
Com J2ME as exigências de hardware mínimo sobem muito?
[]s
Luca
o SuperWaba continua tendo uma versão free, mas agora esta é GPL, e você precisara respeitar o efeito virótico da GPL
melhor ou pior é questão de gosto e necessidade, eu prefiro J2ME, é padrão, e se o hardware suportar posso utilizar Personal Profile, o que deixa muito melhor, com mais recursos e mais bonito que SW, mas é suportado em menos dispositivos
SW é suportado em mais dispositivos, mas é feio que é um raio, …
com J2ME as exigencias de hardware minimo (para CLDC/MIDP ) são muito menores que o minimo suportdo pelo SuperWaba (J2ME roda em celular, SW não)
ja se tu quiser CDC/PersonaProfile ai hoje tu só consegue rodar em pocket pcs, zaurus, …
Luca
Olá
Mas e quanto ao tamanho do aplicativo? As exigências de hardware do J2ME são muito maiores?
Quais os Palms que rodam SuperWaba e quais rodam J2ME?
[]s
Luca
joaobosco
urubatan:
…
ja se tu quiser CDC/PersonaProfile ai hoje tu só consegue rodar em pocket pcs, zaurus, …
urubatan,
tu sabe se j9 roda em pocketPC/MIPS ???
vlw!
rodrigo_gomes
urubatan:
em http://www.superwaba.com.br
tem a versão 5.0, que ainda é gratis, mas com algumas limitações, e agora é GPL
mas a 4.5 continua sendo LGPL neh? Ou seja, se eu fizer algo usando a 4.5 ainda tenho total controle sobre o que faço ou não com o software
raphaelpaiva
rodrigo_gomes:
mas a 4.5 continua sendo LGPL neh? Ou seja, se eu fizer algo usando a 4.5 ainda tenho total controle sobre o que faço ou não com o software
Isso mesmo! A versão 5.0 não teve grandes mudanças em relação à 4.5; utilizo a 4.5 para fins comerciais e todos os clientes estão mais que satisfeitos!
Qualquer dúvida quanto à SuperWaba, entrem no SuperWaba Forum www.swforums.org . Estou pensando em juntar um pessoal daqui a algum tempo para fazer uma continuação do SuperWaba 4.5 dando continuidade à sua versão gratuita, falta só definir o que de novo deve ser implementado e juntar um pessoal disponivel a trabalhar com codigo livre.
As implementações que já pensei são:
1-Reflection
2-Orientação a Aspecto
3-XML Parser
essas são sugestões que vieram da minha cabeça, mas acho que ainda deve se fazer uma grande discussão sobre isso.
Os interessados podem entrar no forum.
Abraços
A
afura
Ei urubatan
Não da para executar Midlet’s e AWT ao mesmo Tempo?