Estou desenvolvendo meu TCC baseado em um jogo de xadrez p/ celular em J2ME no modo multiplayer… mas tenho algumas dúvidas… Eu quero que cada movimento do jogo de um celular seja passado para o outro como mensagem sms e nele se transforme em movimento do jogo fazendo com que eles se comuniquem… isso é possível???
Jogo Xadrez em J2ME
14 Respostas
Olá Helcio,
Bem, vamos lá… existe uma API adicional, se eu nao me ingano é a JSR 120, a WMA, Wireless Messaging API, que trata de SMS e afins!
E isso implica que vc precisa que os dois celulares tenha suporte a essa API, não quais ja tem ela, sei que o Nokia 3100 tem!
Bom, analisando um pouco, se fosse vc, eu mostraria no seu TCC duas alternativas!
Uma essa do WMA e a outra a seguinte:
Vc pode usar um servidor pra intermediar!
Ou seja, vc faz uma aplicacao que receba as jogadas e repasse ao outro!
Claro que não pode ser um servidor Http, pois conexao Http não fica e nem pode ficar aberta!
Então vc faria uma maquina dedicada em certa porta pra receber conexoes dos celulares e quando o server receber uma jogada ele repassa ao outro, pois a conexao está aberta!!
Teoricamente isso funciona… mas aí vai de vc implementar e testar com as nossas maravilhosas operadoras de telefonia celular!!!
É isso aí!!
Até +!
Por favor.
Estou mais perdido que cego em tiroteio. Este é o meu 1º contato.
Tenho um celular A388-MOTOROLA e não consigo achar jogos ou aplicativos para ele. Poderiam me orientar?. Enquanto isso vou navegar pelas pagina do PORTAL JAVA.
Obrigado.
de uma olhada nuns topicos abaixo… teve bastante comentarios de onde achar aplicativos… mas vou adiantar algo
www.midlet.org
www.code-blood.com.br
até mais!
Agradeço a atenção e a rapidez na resposta. Valeu.
Qq duvido entro em contato novamente.
Euclides Becker
São Leopoldo-RS.
Valeu Clovis… só de saber que funciona foi de grande ajuda…
a respeito do servidor, me pareceu ser uma boa idéia… mas existe algum material explicando como funciona e como criar este servidor??? preciso especificar bem como isto funciona na minha monografia… obrigado pela rapidez da resposta…
Olá Helcio,
Vc pretende implementar isso ou soh vai ficar no papel???
O servidor não é dificil não, procurar por Sockets, Servidor de echo, e coisas assim que te ajudarão nisso!!!
Até!
Blz Clóvis… eu vou implementar sim… é pq eu preciso apresentar uma prévia na monografia o mais rápido possível… neste caso eu tenho que expor como vou fazer esta transmissão da informação… no caso vou ter que explicar como funciona este servidor… tenho alguma experiência com JAVA mas estou iniciando em J2ME. Valeu pela dica.
show esse projeto hein!! curti pra caramba!!
acho q a ideia q o Clv deu de fazer um servidor intermediário é a mais adequada!
todo o trabalho de validação de jogadas, e apresentar o vencedor, fica pro servidor… e os celulares apenas enviam e recebem posições das peças no tabuleiro… e mostrando na tela as peças…
da até vontade de criar alguma coisa parecida… mas eu nao entendo NADA de j2me… me interesso por demais, mas nao sei nada!! :sad: e nem tenho tempo pra isso!.. trabalhar 8 horas por dia e estudar a noite, acaba com todo tempo… o pouco do tempo q sobra, eu fico com a minha namorada…
mas assim, duvidas de ideias, e algoritmos, eu posso ajudar!
ah!! só mais uma coisa!
um celular rodando j2me tem capacidade de abrir conexoes via socket?? tipo, o servidor dessa aplicação ser um terceiro celular???
flw!
Celular servidor?!?!? No way!!!
Isso não é possível pq ainda não temos celulares com IP!!! Hahahaha!!!
Hasta!
hahahhaa…
nao liga nao… as vezes eu viajo mtooooooo alto…
imaginei numa API q sei la, pelo numero do celular… hehehe… seria bem legal né?? hhehee… iria dar pra fazer vaaarias coisas legais num celular com IP!
da pra viajaar bastante! heheheh!!
flw!
malz por ter falar essa IMENSA besteira!! :oops: :oops: :oops:
Relaxe…
Não chega a ser imensa besteira… futuramente os celulares devem possuir IP, provavelmente IPV6, pois IPV4 ja era neh!! Hehehhe!!!
Ou não!! Heuhauehuahe!!!
fuih!
Helcio,
Por curiosidade, você terminou o jogo ?
opa… ainda não terminei V … pq o lance de sms não dá certo tem que ser por http e criar um servidor pra gerenciar as jogadas… então dá dando um pouco de trabalho pq eu ainda estou estudando servlets e jsp… mas se vc tiver alguma dica ou alguma dúvida, posta aí… blz
iai pessoal!
assim como o nosso amigo eu tow prescisando enviar dados para um servidor, para ficar armazenado em um site. seria possível fazer isso pelo sms? não precisa recebrr…soh enviar
vleu