Jogos e Desenvolvedores (J2ME)

Eu gostaria de saber aqui do fórum, quem são os desenvolvedores de jogos para J2ME, para qual profile vc’s desenvolvem e quais são os jogos, além disso gostaria de saber qual empresa vc’s trabalham ou se trabalham autonomamente.
Gostaria de seguir nessa carreira e tenho algumas perguntas e dúvidas, se a galera puder me ajudar eu agradeceria, porém gostaria de saber quem são vc’s primeiro então agradeceria as apresentações.

Oi,
Já desenvolvi bastante joguinhos…
só que não trabalho com isso, fiz por vontade propria…

Você tem interesse nessa area, acho legal isso…
você programa a quanto tempo? utiliza qual IDE?

Menos de um ano e programo tanto em NetBeans quanto Eclipse, J2ME só vi pelo Mobility pack do NetBeans eu baixei o plugin do Eclipse mas derão alguns erros. Eu estou terminando de ver as partes básicas de J2SE[praticamente já terminei falta apenas alguns conceitos] e estou vendo de migrar para J2ME e J2EE, porém quero dar enfase em jogos para celular no J2ME.
Sinceramente já peguei alguns artigos vou começar a utiliza-los para ver mais ou menos como é, gostaria de trabalhar profissionalmente nessa área e gostaria de saber mais sobre as pessoas que programão nela.
Bem se vc puder me passar algum jogo que vc criou para minha analize eu agradeceria, se pudesse me passar o Source melhor ainda, agora se não puder tudo bem. Obrigado desde já.

Legal cara, eu nao trabalho ainda como programador de jogos, mas… hehehe, eu curso o 3º ano do ensino medio ainda, mas programo desdo 1º, e ja tenho vamos dizer assim, bastante experiencia com linguagens .net, inclusive vb.net, já vi bastante j2se e estou partindo para j2me pq esse realmente é aonde desejo ficar por alguns instantes, trabalho como programador sim, autonamente, porem programo aplicativos industriais e comerciais… interessante, pois acho q voce começou a programar j2me + ou - a medida q eu comecei e vai ser interessante nos 2 tentarmos abrir um projeto ^^

Então estou no 3º ano de faculdade de Sistemas de Informação, já progamei em pascal, delphi, clipper, C/C++, J2SE e agora J2ME bem estou em um projeto de J2ME na faculdade que estou desenvolvendo autonomamente como Tcc módulo 1, o projeto consiste em um aplicativo de visualização de notas, fichas financeiras, pelo celular, fazendo acesso a um servidor, terminei todas as screens e estou na parte de acessibilidade, dependendo do auxílio dos professores eu posso terminar rapidamente ou de forma mais demorada, depois desse tenho mais outro projeto para fazer em J2ME que consiste em praticamente uma aplicação com acesso a um servidor como essa, então praticamente elas tem muitas coisas em comum. Ainda não sai da HIGH-LEVEL API kkk pq não estou tendo tempo para estudar a LOW e Canvas e GameCanvas.
Mas acredito que tentar construir um jogo em J2ME seria muito bom meu amigo, se quiser poste alguma maneira de nos comunicarmos que eu tento entrar em contato com vc.
Outra coisa, ouvi dizer que games feitos para SYMBIAN OS utilizando C++ tem um desenpenho superior aos em java, a portabilidade se resume ao display do celular e aos celulares que tem o symbian os instalados. Penso em dar uma olhada nessa área inclusive posteriormente.

Eu sou formado a 3 anos e trabalho na Siemens, com aplicações de testes para centrais telefônicas.

Esse sábado começo uma pós em jogos de computadores.

Não desenvolvi para J2ME, só para J2SE.

Ai Vini onde é sua pós? e vai ter qual grade? quanto está o curso? lá vc’s irão desenvolver para celulares?

É na Unicenp, aqui em Curitiba. A grade é essa:
Programação C++ para Jogos
Game Design I
Inteligência Artificial para Jogos
Computação Gráfica para Jogos I
Computação Gráfica para Jogos II
Análise e Projeto de Sistemas
Arquitetura de Engines
Formação pessoal
Trabalho de graduação

Hoje, sexta-feira dia 16, é o último dia para a matricula. O custo mensal é de R$480,00 e as aulas são sábado sim, sábado não, começando por amanhã. Tem também uma taxa de inscrição de R$50,00 se não me engano.

Pow legal hein uma pós só pra jogos, eu gosto muito de trabalhar com Java Me e SE, e jogos seria uma experiência muito legal.

Agora to tentando entrar em ME com aplicações corporativas, que vejo praticamente zero disso por ai, os bancos estão fazendo algumas coisas legais tbm.

Olá;

Bem, jogos mobile é minha área. Se quiser entrar no mercado, este é o momento certo. Grandes empresas do ramo estão vindo para o Brasil, e, é claro, precisam de mão de obra. A Gameloft, maior do mundo, começa a se instalar aqui, a GluMobile já tem uma equipe de porting em São Paulo. Minha aposta é que, as grandes empresas tenham sua base por aqui em pouco tempo.

Uma dica para os novatos é fazer um bom jogo como portifólio, para os olhos do avaliador, vale muito, mesmo que não esteja publicado. Faça um bom currículo, em inglês, uma boa carta de apresentação, diga sua paixão por jogos e enfie a cara!

Boa sorte para você!
Espero ter ajudado.

E ai Hisao, vlw por todas as dicas irmão, vc desenvolve para uma plataforma, ou dispositivo ou vc cria jogos genéricos? houvi dizer a a plataforma de desenvolvimento mobile que mais cresce é Symbian OS com C++!
Quantos jogos vc já desenvolveu? Vc é desenvolvedor profissional? está disposto a ajudar iniciantes??? se estiver peço um favor pra ti, se poderia lhe add no msn pra conversarmos mais.
Obrigado pelas dicas que vc me deu no outro post que eu tinha criado ^^ realmente são muito valiosas, porém eu queria saber um dos melhores celulares pra desenvolvimento genérico mesmo, e o custo benefício afinal na situação em que se encontra o Brasil tanto em tecnologia quanto cachorrada não tem como infelizmente conseguir um dispositivo tecnologicamente avançado e apropriado sem desenbolsar uma bela grana.
Vlw cara e até mais continue nos prestigiando com suas dicas!

Olá.

Não conheço muito sobre Symbian OS. Não tenho muitas informações sobre esta plataforma e também, nunca desenvolvi nada voltado para Symbian. Construí jogos apenas em BREW e J2ME.

Sim, sou desenvolvedor de jogos mobile profissional, é o meu ramo. Tenho alguns títulos publicados, depois, eu lhe passo os links e, quem sabe, você já não tenha jogado alguns, acho difícil, mas nada é impossível :).

É claro que tenho disponibilidade para ajudar todos que tenham interesse em se tornar desenvolvedores desta área. Será um prazer para mim. Atualmente, ajudo desde estudantes até profissionais, alguns em jogos, outros em desenvolvimentos mobile. Pode me adicionar no msn, sem problemas.

Minha primeira dica é, como disse anteriormente, você fazer um bom jogo para seu portifolio, é praticamente impossível entrar em grandes empresas sem ter desenvolvido algo. Faça um bom jogo, e o coloque em alguns concursos- A Motorola vai premiar um jogo para colocar embeded no k1, é uma ótima maneira de começar, informe-se.

É isso aí. Espero ter ajudado.

Ab.

Vlw V.Hisao vc tem algum material de apoio ou dica de pesquisa para iniciantes nessa plataforma? bem se puder passar algum site com alguma informação adicional eu agradeceria, espero conversar com vc via msn, apenas agora infelizmente não posso entrar mas durante a noite e amanhã a tarde eu entrarei , muito obrigado pela sua compreesão e dispendio de tempo.

Bem eu achei uma matéria interessante na primeira WebMobile é sobre games é o MOBILE INVADERS, acho que a galera do forum vai gostar! Ela esta disponivel grátis para avaliação no site, o link para o download segue abaixo, epero que todos do forum gostem.

http://www.devmedia.com.br/webmobile/wm-01.zip

Olá.

Muitos andam me perguntando mais detalhes deste mundo de jogos mobile, então, resolvi escrever um pequeno artigo para ajudar os futuros companheiros.

O artigo fala em como entrar no mercado de jogos para celulares, mesmo sem ter tido alguma experiência anterior.

http://www.devmedia.com.br/articles/visualizacomponente2.asp?comp=4726

:slight_smile:

Parabéns V.Hisao pelo seu artigo cara, já fiz meu comentário, não pare de postar suas dicas aqui é importante ter uma pessoa com experiência profissional para ajudar os iniciantes. Como postei no comentário, poucas pessoas estão dispostas a ajudar os novatos que querem entrar nesse ramo, eu gostaria de propor uma ideia pra vc não sei se vc aceitaria: A ideia é vc conduzir um grupo de estudos nessa área de games, para a produção de um game para iniciantes como eu e muitos que existem no fórum, se vc estiver disposto, e tiver a disponibilidade de tempo e quiser nos auxiliar.
Podemos montar um grupo de pessoas e fazer certos estudos, e finalmente tentar montar um jogo simples para nosso aprendizado inicial, posteriormente se vc tiver gostado da coordenação pode nos auxiliar a fazer games um pouco mais complexos.
Bem a ideia esta lançada aguardo a resposta e mais uma vez parabéns pelo artigo.