To começando a “aprender” J2ME, e decidi programar alguns jogos simples.
Bem, eu vi que tem as classes TiledLayer, LayerManager e Sprite (classes essas que ainda nem tentei usar), mas por motivo de “liberdade” decidi criar meu próprio sistema de animação (já ta bem funcional, embora não seja uma coisa ilimitada de outro mundo) e tiles. Pra manipular as imagens to usando a classe Image mesmo.
Pergunta 1: Queria saber se poderá ocorrer alguma queda de performance no jogo em relação ao uso das classes TiledLayer, LayerManager e Sprite, se o resultado pode ficar muito diferente (se essas classes próprias são otimizadas, por isso não devo criar minhas próprias).
Pra animações, por enquanto crio o objeto que fica com uma Thread rodando para animar.
Pra fazer tiles, to pensando em colocar apenas a parte do mapa desejada na tela (óbvio :P)
Mas como alguns tiles são animados, vou colocar um tile de cada vez até preencher a tela toda utilizando um [color=blue]for[/color], ao invés de criar apenas uma imagem gigante do mapa todo.
Pergunta 2: a queda da performance colocando todos esses tiles separados em relação a colocar uma imagem do mapa só (recortada na area da tela) é muito significativa? Bom, eu acredito que não, pois em ambos serão “desenhados” o mesmo número de pixeis, mas gostaria da opinião de quem realmente entende.
Obrigado