As configurações do GPS disponíveis no Windows Mobile 6.1 tem a opção de selecionar a COM pela qual o aplicativo vai se comunicar com o GPS.
Diz o seguinte: “Escolha a porta que os programas usarão para obter dados de GPS. Qualquer programa que use GPS precisará se comunicar com esta porta.”
No meu caso, por exemplo, o IGO8 usa a COM3, a mesma porta que eu configurei no Windows.
O que eu quis dizer, que uma das opções é eu desenvolver uma aplicação em C# que utilize uma API da Microsoft para acessar o GPS (a qual estive pesquisando no MSDN), e caso queira acessar de uma aplicação J2ME, utilizaria uma porta socket e um protocolo desenvolvido especificamente por mim, para obter as informações de long/lat.
A segunda opção seria desenvolver em JAVA, uma classe que acesse diretamente a COM, sem necessitar da aplicação C# ou API da Microsfot. Mas o problema é o protocolo que devo usar para acessar as funções do GPS, para se comunicar com a COM.
Então, COM é uma coisa (uma opção de acessar diretamente pelo JAVA, se tiver o protocolo de comunicação com o Windows) e API é outra coisa (Utilizar alguma API da Microsoft para acessar as funções do GPS através de C#). Mas ambos são métodos para obter informações de lat/long.
Então, API ou COM, GPS interno ou externo, essas são duas soluções que pensei, já que o Windows Mobile não dá suporte ao JSR 179.