JSR-82 - Bluetooth

9 respostas
C

Atualmente estou em um projeto aqui na empresa em que o aparelho celular via bluetooth se conecta a um PC pra envio e recebimento de dados, porém eu vi que a especificação JSR-82 (Bluetooth) ela só é implementada em dispositivos NOKIA, e o foco é que essa comunicação esteje disponivel para todos os celulares, sem ser por GPRS ou qualquer outra especificação que utilize o protocolo TCP/IP.
Gostaria de saber se tem outro tipo de comunicação que seja bastante abrangente como o bluetooth, e que a JVM desses dispositivos implementem essa tecnologia.

9 Respostas

P

Vc está equivocado.

A especificação JSR-82 é implementada por todos os fabricantes que possuem dispositivos j2me. A Nokia é apenas 1 delas.

C

boone:
Vc está equivocado.

A especificação JSR-82 é implementada por todos os fabricantes que possuem dispositivos j2me. A Nokia é apenas 1 delas.

Busquei no site dos fabricantes pelo pacote de especificações JSR que tinham, e só vi a nokia e celulares mais novos essa implementação.
E outra a minha aplicação só funcionou no nokia, visto que eu testei em 4 celulares com marcas diferentes, uns acusam de Erro na aplicação o outro lançava 1 exception “Não foi possivel encontrar o MIDlet - java.lang.NoClassDefFoundError”

Creio eu que seja por isso.

P

Como eu disse, TODOS os fabricantes que fazem aparelhos low-end tem aparelhos com Java e implementação JSR-82.

O que você não parou para pensar é que isto não significa que TODOS os aparelhos do fabricante A ou B tem esta JSR-82, pois ela é opcional.

Então no seu celular o erro pode ser várias coisas, e pela mensagem eu apostaria em JAD mal formado.

C

boone:
Como eu disse, TODOS os fabricantes que fazem aparelhos low-end tem aparelhos com Java e implementação JSR-82.

O que você não parou para pensar é que isto não significa que TODOS os aparelhos do fabricante A ou B tem esta JSR-82, pois ela é opcional.

Então no seu celular o erro pode ser várias coisas, e pela mensagem eu apostaria em JAD mal formado.

Sim claro, mais só pelo fato de eu ter testado em 4 celulares e funcionar somente em 1 o nokia, creio que essa implementação deverá estar implementada em poucos aparelhos.

E com relação a formatação do jad, foi gerado pelo netbeans

C

Se você boone tiver algum conselho pra me dar ficaria agradecido…
vlw

P

cleberson.henrique:

E com relação a formatação do jad, foi gerado pelo netbeans

Embora tenha sido gerado pelo Netbeans, nada impede de estar com algum parâmetro inválido, até devido as mexidas que você deve ter feito no projeto e não alterado na mão no JAD, ou vice-versa.

Este problema já foi discutido várias vezes aqui, sugiro você procurar nos posts mais antigos.

C

Tá…no caso o celular sony ericson eu testei e nem precisou do JAD e só do JAR pra instalar, e deu erro

P

Você precisa estudar mais.

O JAD está dentro do JAR na forma de um arquivo MANIFEST.MF.

Ah, e porquê existe esta redundância então ?

Porquê nos primordios do J2ME (anos atrás) era custozo para o aparelho extrair do JAR (ZIP) o arquivo MANIFEST.MF e por isto decidiram facilitar isto criando um arquivo externo com as informações básicas sobre o ponto de entrada da aplicação,etc.

Hoje é tranquilo qualquer celular só precisar do JAR.

C

Po cara legal e vlw pelas explanações…
Realmente eu sou novato em j2me, e a minha pergunta sobre o JAD e o JAR foi por que quando você da um build na aplicação o Netbeans ele gera 2 arquivos separados, um JAR e um JAD, por isso que eu fiquei em duvida com relação a qual arquivo usar…

show de bola vlw

Criado 29 de junho de 2011
Ultima resposta 1 de jul. de 2011
Respostas 9
Participantes 2