JSR-82 - Bluetooth

Atualmente estou em um projeto aqui na empresa em que o aparelho celular via bluetooth se conecta a um PC pra envio e recebimento de dados, porém eu vi que a especificação JSR-82 (Bluetooth) ela só é implementada em dispositivos NOKIA, e o foco é que essa comunicação esteje disponivel para todos os celulares, sem ser por GPRS ou qualquer outra especificação que utilize o protocolo TCP/IP.
Gostaria de saber se tem outro tipo de comunicação que seja bastante abrangente como o bluetooth, e que a JVM desses dispositivos implementem essa tecnologia.

Vc está equivocado.

A especificação JSR-82 é implementada por todos os fabricantes que possuem dispositivos j2me. A Nokia é apenas 1 delas.

[quote=boone]Vc está equivocado.

A especificação JSR-82 é implementada por todos os fabricantes que possuem dispositivos j2me. A Nokia é apenas 1 delas.[/quote]

Busquei no site dos fabricantes pelo pacote de especificações JSR que tinham, e só vi a nokia e celulares mais novos essa implementação.
E outra a minha aplicação só funcionou no nokia, visto que eu testei em 4 celulares com marcas diferentes, uns acusam de Erro na aplicação o outro lançava 1 exception “Não foi possivel encontrar o MIDlet - java.lang.NoClassDefFoundError”

Creio eu que seja por isso.

Como eu disse, TODOS os fabricantes que fazem aparelhos low-end tem aparelhos com Java e implementação JSR-82.

O que você não parou para pensar é que isto não significa que TODOS os aparelhos do fabricante A ou B tem esta JSR-82, pois ela é opcional.

Então no seu celular o erro pode ser várias coisas, e pela mensagem eu apostaria em JAD mal formado.

[quote=boone]Como eu disse, TODOS os fabricantes que fazem aparelhos low-end tem aparelhos com Java e implementação JSR-82.

O que você não parou para pensar é que isto não significa que TODOS os aparelhos do fabricante A ou B tem esta JSR-82, pois ela é opcional.

Então no seu celular o erro pode ser várias coisas, e pela mensagem eu apostaria em JAD mal formado.[/quote]

Sim claro, mais só pelo fato de eu ter testado em 4 celulares e funcionar somente em 1 o nokia, creio que essa implementação deverá estar implementada em poucos aparelhos.

E com relação a formatação do jad, foi gerado pelo netbeans

Se você boone tiver algum conselho pra me dar ficaria agradecido…
vlw

[quote=cleberson.henrique]
E com relação a formatação do jad, foi gerado pelo netbeans[/quote]

Embora tenha sido gerado pelo Netbeans, nada impede de estar com algum parâmetro inválido, até devido as mexidas que você deve ter feito no projeto e não alterado na mão no JAD, ou vice-versa.

Este problema já foi discutido várias vezes aqui, sugiro você procurar nos posts mais antigos.

Tá…no caso o celular sony ericson eu testei e nem precisou do JAD e só do JAR pra instalar, e deu erro

Você precisa estudar mais.

O JAD está dentro do JAR na forma de um arquivo MANIFEST.MF.

Ah, e porquê existe esta redundância então ?

Porquê nos primordios do J2ME (anos atrás) era custozo para o aparelho extrair do JAR (ZIP) o arquivo MANIFEST.MF e por isto decidiram facilitar isto criando um arquivo externo com as informações básicas sobre o ponto de entrada da aplicação,etc.

Hoje é tranquilo qualquer celular só precisar do JAR.

Po cara legal e vlw pelas explanações…
Realmente eu sou novato em j2me, e a minha pergunta sobre o JAD e o JAR foi por que quando você da um build na aplicação o Netbeans ele gera 2 arquivos separados, um JAR e um JAD, por isso que eu fiquei em duvida com relação a qual arquivo usar…

show de bola vlw