Layout de GUI no MIDP 2.1

Olá Pessoal.
Estou começando a desenvolver um sistema J2ME para PalmOS como TCC do curso de CC.
Sou novato na tecnologia e estou apanhando no layout dos componentes…
Não existe um layout livre, como o AWT por exemplo, pra CLDC em MIDP 2.1? Eu sei q existe pra CDC… mas pra CLDC é só aquilo? Mesmo fazendo uma aplicação pra Palm??

Aceito qualquer luz! hehe
Abraços

Ola, tbm to fazendo projeto final em J2ME e comecei a estudar a tecnologia esse ano. Eu estou usando eclipse+plugin eclipseME+emulador WTK+ biblioteca LWUIT.
A LWUIT é como se fosse um swuing para Java ME
Comei a estuda-la semana passada e to gostando.

da uma olhadinha. Acho q vai gostar

https://lwuit.dev.java.net/

tbm tem alguns exemplos nesse blog

Na revista java magazine desse mês vem falando dessa bilbioteca.

espero que te ajude.

Obrigado pelas dicas, vanessa!
Esse projeto que você me passou não serve apenas para dispositivos CDC (mais potentes,como os PDAs da PocketPC, que rodam Windows)?
Estou programando pra PalmOS e eles só rodam sobre a configuração CLDC…

Olá vanessasouza, grande dica a sua, me interessei muito pelo resultado final da biblioteca e recomendo…

ow mandou mto bem tb tava com a msm duvida
queria saber se tinha alguma coisa free pra poder usar pra palm os

[quote=arec_metafora]Obrigado pelas dicas, vanessa!
Esse projeto que você me passou não serve apenas para dispositivos CDC (mais potentes,como os PDAs da PocketPC, que rodam Windows)?
Estou programando pra PalmOS e eles só rodam sobre a configuração CLDC…[/quote]

Ela é para CLDC

escrevendo de novo
ow queria saber se vc tem algum tutorial sobre o LWUIT q eu quero implementar meu sisteminha que fiz pra palm OS

quando vc baixa o lwuit dentro do .zip tem um tutorial e o código da demostração e o sua biblioteca.

https://lwuit.dev.java.net/servlets/ProjectProcess?tab=1

ou vc pode ver um guia no seguinte endereço

https://lwuit.dev.java.net/files/documents/8797/95067/file_95067.dat/LWUIT%20Developer_Guide.pdf

fiz um teste mais ele nao encontra a classe e ja colocquei o classpath o jar lwuit.

Running with storage root MediaControlSkin
java.lang.NoClassDefFoundError: app/TransitionMIDlet: com/sun/lwuit/events/ActionListener 
	at com.sun.midp.midlet.MIDletState.createMIDlet(+14)
	at com.sun.midp.midlet.Scheduler.schedule(+52)
	at com.sun.midp.main.Main.runLocalClass(+28)
	at com.sun.midp.main.Main.main(+116)
Execution completed.
709982 bytecodes executed
3 thread switches
748 classes in the system (including system classes)
3680 dynamic objects allocated (104264 bytes)
2 garbage collections (87840 bytes collected)

Nao consigo testar preciso configurar algo no jad para colocar a lib do framework

o jad

MIDlet-1: New Midlet,,app.TransitionMIDlet
MIDlet-Jar-URL: Celular.jar
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.1
MIDlet-Version: 1.0.0
MIDlet-Vendor: Midlet Suite Vendor
MIDlet-Name: Celular Midlet Suite
MicroEdition-Profile: MIDP-2.0

Eu utilizo o eclipse, entao pra conseguir colocar pra funcionar precisei ter no eclipse o plugin eclipseMe instalado, o emulador wtk configurado e add o jar da lwuit através da aba libraries (esse jar ta dentro do arquivo zip que tem que baixar)

Ve se vc tá assim e posta se não conseguir.

Entao tenho tudo isso ja colocado…

O problema é quando utilizo o framework sem ele o emulador funciona tranquilo.

Ja coloquei o jar do framework no classpath…

Nao sei o que falta…

É estranho a mensagem que da aparece que ele nao encontrou o jar do framework mais ta la no classpath…

Alguem tem uma solucao.

Bem, eu nao adicionei no classpath só coloquei na libraries dentro do eclipse.

A excećão java.lang.NoClassDefFoundError pode ser solucionada da seguinte forma:

No eclipse, ao adicionar o LWUIT.jar no classpath (Properties ->Java Build Path), selecione a aba Order and Export. Lá, verifique se LWUIT.jar está selecionado. Caso não esteja, selecione-o e pressione Ok.

[]'s

[quote]02/09/2008 15:02:48 Assunto: Re:Layout de GUI no MIDP 2.1
A excećão java.lang.NoClassDefFoundError pode ser solucionada da seguinte forma:

No eclipse, ao adicionar o LWUIT.jar no classpath (Properties ->Java Build Path), selecione a aba Order and Export. Lá, verifique se LWUIT.jar está selecionado. Caso não esteja, selecione-o e pressione Ok.

[]'s[/quote]

eu estava com o mesmo problema, fiz o que o thiago falou e funcionou, porém ainda está dando um erro, alguem saberia me dizer o que pode ser? segue o erro abaixo

Installing suite from: http://127.0.0.1:60825/PrjFinal.jad
[WARN] [rms ] javacall_file_open: _wopen failed for: C:\Users\Max\javame-sdk\3.0\work\0\appdb_delete_notify.dat

warning
****Untrusted user classes must never be put
****on the system class path
warning

obrigado.

Liberdade para desenvolver layout? Utiliza canvas…
E se você vai desenvolver para PalmOS, acho que a melhor saida é utilizar PocketStudio se o SO for Palm Os ou a SDK do WebOS se o SO for WebOS…