E ai pessoal, Comecei faz muito pouco com J2ME, já trabalho na area de Web (J2EE). Vamos ao que interessa:
Bom pelo que vi não tenho um JPanel da vida onde posso usar um layout para cada JPanel, ou tem um em comum ? Posso usar tipo um “JPanel” cada um com um layout e adicionar no form com BorderLayout por exemplo ?
A tela é muito simples estou adicionando um arquivo para visualização de como seria essa tela. Em swing faria facilmente em j2me não estou enxergando a solução. Estava tentando não postar sobre isso, mas não deu. Qualquer ajuda é bem vinda.
em jme “puro” isso é “possivel” de se fazer utilizando canvas, ai vai tudo na mão msm. Da uma olhada nessa biblioteca, com ela é possivel fazer o que voce esta querendo https://lwuit.dev.java.net/
[quote=godinez]em jme “puro” isso é “possivel” de se fazer utilizando canvas, ai vai tudo na mão msm. Da uma olhada nessa biblioteca, com ela é possivel fazer o que voce esta querendo https://lwuit.dev.java.net/[/quote]
Beleza, ja baixei esse framework e agora vou estudar ele e o que não der pra fazer com ele ou outros vou criar conforme minha necessidade, to vendo que é a melhor forma e já se aprender mais tb ao mesmo tempo.
[quote=npereirajr]Isso é muito simples de se fazer sem usar frameworks.
Basta você adicionar os controles como segue a ordem.[/quote]
OPa, npereirajr, valeu a resposta … mas o seguinte se eu ficar adicionando um após o outro eles irão ficar um abaixo do outro (Default) correto ? Quanto que por exemplo: Preciso no primeiro momento de um título centralizado, logo abaixo preciso de dois componentes na mesma linha, um label e um textedit, na linha abaixo somente um button centralizado e na linha abaixo uma barra de progresso. Para fazer isso seria legal ter a mesma idea do Swing de adicionar panels com os mais variados layouts para se trabalhar na boa, sem contar no GridBagLayout do Swing, mas como não tem baixei o framework Lwuit indicado pelo amigo e vi que posso criar vários containers com layouts diferentes, e isso vai me ajudar e muito a criar telas bem complexas.
Controle Centralizado (simples, basta alterar o alinhamento)
Label + Campo (normal, basta adicionar um label + um campo)
Botão centralizado (simples, basta centralizar o botão)
Não vejo porque adotar todo um framework se ele quer apenas isso.
[quote=npereirajr
Discordo! O que ele quer é apenas:
Controle Centralizado (simples, basta alterar o alinhamento)
Label + Campo (normal, basta adicionar um label + um campo)
Botão centralizado (simples, basta centralizar o botão)
Não vejo porque adotar todo um framework se ele quer apenas isso.[/quote]
Até ai concordo Nelson, porem quando o nosso amigo citou o layout
isso se faz somente com o framework! me corriga novamente se eu estiver errado
Nem com framework você terá JPanel em JME. Aqui se faz direto no Form… ele terá que fazer diret no form. Como o npereirajr disse, é muito melhor fazer utilizando os componente nativos do JME, pois senão terá que importar um framework inteiro parapouca coisa. Só tenho dúvidas se tem como colocar um Label e um TextField na mesma linha.
Por padrão os controles ficam na mesma linha. Se você inserir 5 labels num Form, o framework default colocará um ao lado do outro enquanto couber numa mesma linha. Quando não couber mais, o próximo irá para a linha de baixo. Para separar os controles existe o Spacer ou o “\n” no Label.
Por isso, se você colocar 1 label escrito: “Nome:” e em seguida um campo, ambos ficarão na mesma linha. Claro que o seu Label não pode ter escrito uma frase muito grande, nem pode o seu campo ser muito grande, caso contrário o framework mandará o campo para baixo, pois ele perceberá que não cabe numa mesma linha.
[quote=npereirajr]Por padrão os controles ficam na mesma linha. Se você inserir 5 labels num Form, o framework default colocará um ao lado do outro enquanto couber numa mesma linha. Quando não couber mais, o próximo irá para a linha de baixo. Para separar os controles existe o Spacer ou o “\n” no Label.
Por isso, se você colocar 1 label escrito: “Nome:” e em seguida um campo, ambos ficarão na mesma linha. Claro que o seu Label não pode ter escrito uma frase muito grande, nem pode o seu campo ser muito grande, caso contrário o framework mandará o campo para baixo, pois ele perceberá que não cabe numa mesma linha.[/quote]
Ai galera valeu por todas as respostas e dicas. Acabei por estar utilizando o LWUIT pois não é para uma aplicação comercial e meu celular tem um bom processamento e espaço de sobra para a app. Como comentei ainda está sendo a primeira App e ainda tem muito a aprender. O costume com Swing e J2EE deixa a gente meio frustado ao se deparar com o J2ME na hora de realmente ter que desenvolver algo, mas esses desafios são bons.