LG nunca mais

Galera,

Alguem ai ja desenvolveu para algum celular LG?

Aqui na empresa meu chefe sismou que queria um LG. Ai compraram o KP570 … Caraca que lixo…
O celular não deixa o app ter acesso a camera por exemplo. O detalhe que ele tem toda a API MMAPI, mas não deixa acessar a câmera.

Meu chefe ficou louco quando descobrimos isso. Levando em consideração que o sistema todo é baseado na câmera.
kkkkk

Só to colocando isso aqui, para lembrar aos desenvolvedores que temos que analisar bem o aparelho que iremos utilizar para desenvolver, levando em consideração o que iremos utilizar.

[size=18]Fora que o suporte da LG é uma droga e o Forum não funciona. Leveram 2 semana pra responder uma solicitação de suporte que enviamos para eles… é brincadeira.[/size]

LG NUNCA MAIS…

[quote=rodi_ramos]Galera,

Aqui na empresa meu chefe sismou que queria um LG. Ai compraram o KP570 … Caraca que lixo…
O celular não deixa o app ter acesso a camera por exemplo. O detalhe que ele tem toda a API MMAPI, mas não deixa acessar a câmera.

Meu chefe ficou louco quando descobrimos isso. Levando em consideração que o sistema todo é baseado na câmera.
kkkkk

Só to colocando isso aqui, para lembrar aos desenvolvedores que temos que analisar bem o aparelho que iremos utilizar para desenvolver, levando em consideração o que iremos utilizar.

[size=18]Fora que o suporte da LG é uma droga e o Forum não funciona. Leveram 2 semana pra responder uma solicitação de suporte que enviamos para eles… é brincadeira.[/size]

LG NUNCA MAIS…
[/quote]

http://www.reclameaqui.com.br/

[quote=rodi_ramos]Galera,

[/quote]

Como vc testou o celular para ver se na MMAPI do aparelho havia suporte a captura de imagens ?
Pergunto isto pois só um único jeito certo de fazer…quero ver o que utilizou…

É o preço que se paga por não ir mais a fundo.
Ele devia ter escolhido por empresas que tem mais experiência e tecnologia como Nokia,SonyEricsson, Motorola.

Sim, e nada de confiar no que diz o site do fabricante. Mesmo lá dizendo que tem a MMAPI 10 (!), nada como um teste real para revelar o que da MMAPI realmente foi implementado para aquele modelo.

É o custo da escolha errada né…bem, será que seu chefe aprendeu ?!

Então desenvolvi tudo via emulador. Nele funcionava tranquilo, mas quando coloquei no celular não abria a camera.

Fiz uma porrada de teste, inclusive postei no forum da GUJ, da LG e etcs, pra ver se alguem sabia o que estava acontecendo.
Também abri um chamado de suporte no site da LG, os caras levaram 2 semanas pra responder, ai fiquei mais uns 3 dias trocando mensagens com eles.

Ai finalmente responderam que não tinha suporte a câmera e que não tinha o que fazer para solucionar.

Será que da pra fazer alguma coisa em C++ no Symbian pra liberar a câmera?

Acho que agora meu chefe não vai querer comprar o Touch mais barato que tiver no mercado. Indiquei pra ele agora os S60 5th edition… vamos ver o que ela faz, ta tentando trocar os 30 aparelhos agora.

Faz parte…

Esta não é a maneira correta de se desenvolver visando usar a camera, pois o emulador nem de perto tem código capaz de simular o funcionamento da camera no aparelho real.
Mostre o código que detecta que não tem suporte, por favor.

Claro que dá, com Symbian dá tudo…a questão é se vc consegue desenvolver para Symbian, dada a complexidade que é.

[quote=rodi_ramos]
Acho que agora meu chefe não vai querer comprar o Touch mais barato que tiver no mercado. Indiquei pra ele agora os S60 5th edition… vamos ver o que ela faz, ta tentando trocar os 30 aparelhos agora.
Faz parte…[/quote]
Não precisa indicar a família S60. Vários da família S40 suportam câmera dentro do J2ME.

[quote=boone]Esta não é a maneira correta de se desenvolver visando usar a camera, pois o emulador nem de perto tem código capaz de simular o funcionamento da camera no aparelho real.
Mostre o código que detecta que não tem suporte, por favor. [/quote]

Ele não suporte esse comando

Programo em C tambem, mas nunca fiz direto com o Symbian. Dei uma pesquisa ja vi é dificil achar alguma para ele. Alias precisa pegar direto com a LG né. Coisa que é bem complicado os caras são enrolados e demoram pra responder.

Indiquei de preferência S60, mas coloquei também alguns S40. Vamos ver o que eles decidem.
Por enquanto voltei a testar no emulador, mas sei que provável que algumas coisas tenham que ajustar.

Não é que ele não suporta, ele deve estar lançando uma exceção. Vc capturou-a para saber o que é ?

Antes de vc chegar a esta linha, aqui está o jeito certo de verificar se o celular tem suporte a captura do vídeo:

boolean suportaCapturaVideo = (System.getProperty("supports.video.capture").equals("true"))

Não sabia que LG tinha celular com Symbian.

Putz cara…sorry falei besteira… o OS da LG é proprietário.
resumindo nem da pra fazer nada para habilitar a câmera.

[quote=boone]Antes de vc chegar a esta linha, aqui está o jeito certo de verificar se o celular tem suporte a captura do vídeo:

view plaincopy to clipboardprint?
boolean suportaCapturaVideo = (System.getProperty(“supports.video.capture”).equals(“true”))
[/quote]
Fiz vários testes, esse comando foi um deles.
Tentei pegar exception, mas não consegui.

[quote=j0nny]
http://www.reclameaqui.com.br/[/quote]

Valeu a dica, mandei uma reclamação lá, e uma pessoa da LG esta falando comigo. Não se vai resolver, mas… Vamos ver.

Podia ser pior. Imagine se o tal telefone tivesse sido fabricado perto da greve de fevereiro de 2010:

Galera procurei mas não achei…

Quais celulares da familia S40 é possível usar a câmera?

Vlw

Os mais novos…é só ver em que edição está. Acredito que as duas últimas edições já é um bom começo.

Edições mais antigas (tipo 1st e 2nd) tendem a não ter suporte.

[quote=boone]Os mais novos…é só ver em que edição está. Acredito que as duas últimas edições já é um bom começo.

Edições mais antigas (tipo 1st e 2nd) tendem a não ter suporte.[/quote]
Esse que não funciona é da 5 edição. E tem a MMAPI.

Estranhíssimo vc não haver o suporte. Qual o modelo ?

E a linha que te passei retorna false ao rodar neste modelo da Nokia que está usando ? tem certeza ?

[quote=boone]Estranhíssimo vc não haver o suporte. Qual o modelo ?

E a linha que te passei retorna false ao rodar neste modelo da Nokia que está usando ? tem certeza ?[/quote]

Modelo: Nokia 2730

Exatamente, testei com o comando que me passou.
E retorna False. Muito estranho né?

O que vi desse modelo é que ele é um S40 5th edtion… e no emulador funciona…retorna true.

[code]public class testeCamera extends MIDlet {
public static Display display = null;

public testeCamera() {
	// TODO Auto-generated constructor stub
}

protected void destroyApp(boolean arg0) throws MIDletStateChangeException {
	// TODO Auto-generated method stub

}

protected void pauseApp() {
	// TODO Auto-generated method stub

}

protected void startApp() throws MIDletStateChangeException {
	display = Display.getDisplay(this);
	List pode = new List("Menu:", List.IMPLICIT);
	pode.append(System.getProperty("supports.video.capture"), null);

display.setCurrent(pode);

}

}[/code]

Estranhíssimo um aparelho assim que tem inclusive a AMS API não ter suporte a captura.
Enfim, como a MMAPI foi desenhada para ter componentes opcionais, os fabricantes são livres para colocar ou tirar codecs, formatos, etc.
Eles só são obrigados a se implementar algo, seguir o que a JSR definida pelo JCP diz.

É verdade… Bem e você ja lidou com algum serie 40 que você tenha certeza que possa usar a camera?

Galera… Estava dando uma pesquisada e parece que a utilização da camera do celular é através de um complemento o JSR 234: Advanced Multimedia Supplements, pelo menos para a nokia.

No caso para utilizar a camera teria que pegar algum aparelho S40 6 edition.

Valew…e fica a dica
http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Java_ME_API_support_on_Nokia_devices

Negativo, vc está enganado. Como eu disse, só a MMAPI já é o suficiente para usar a camera.

A Advanced Multimedia Supplements (AMS) só é um API para te dar mais acesso a recursos mais novos nos aparelhos mais parrudos.

COmo eu disse, váááááááários aparelhos Nokia Series 40 suportam o uso, como o 6120, 2630, 3120,5200,etc,etc…

[quote=boone]Negativo, vc está enganado. Como eu disse, só a MMAPI já é o suficiente para usar a camera.

A Advanced Multimedia Supplements (AMS) só é um API para te dar mais acesso a recursos mais novos nos aparelhos mais parrudos.

COmo eu disse, váááááááários aparelhos Nokia Series 40 suportam o uso, como o 6120, 2630, 3120,5200,etc,etc…[/quote]

Complicado… essa foi a unica explicação para o 2730 não funcionar a câmera.

Mas esses você tem certeza que funciona?