Linguagem C++ para sistemas embarcado

Preciso tirar uma dúvida contigo

Eu sei que a linguagem C é usando muito na construção de sistemas embarcados, e pude perceber que existem cursos na internet para sistemas embarcados que usam a linguagem C++ na grade curricular.
Alguém tem ideia de como a linguagem C++ poderia ser utilizado para criação de sistemas embarcados?
A linguagem C é usado nos microcontroladores e a Linguagem C++ é usando para criar sistemas para desktop que terá interação com a aplicação que está rodando dentro do microcontrolador? É isso mesmo?

Não necessariamente.
Como você não manda código fonte (.c ou .h ou .cpp) para o equipamento, mas, envia executáveis (os famosos binários), não deve haver problemas se você construir a parte embarcada com c++.
Eu entendo que seja mais uma questão de definição de arquitetura do que limitação/impedimento por parte da linguagem (C ou C++).

1 curtida

Você pode programar em C++ tambem para microcontroladores, mas em C é o que mais existe.
No final das contas sendo em C ou C++ o compilador irá gerar um arquivo HEX e esse atraves de um gravador irá para o microcontrolador.
O Arduino por exemplo usa a linguagem C, mas estão desenvolvendo uma biblioteca e compilador para C++.

Ligar tudo não é nenhum problema, pode programar em C para microcontrolador e colocar C no desktop, ou fazer tudo em C++ ou mesmo usar ambos.

Embora por ser os microcontroladores muito limitados, não faz muito sentido ficar enxendo de objetos, mesmo porque não vai caber em muitos deles.

1 curtida

Eu encontrei esse curso aqui na internet, usa C e C++.

https://www.microgenios.com.br/formacao-iot-esp32/