Listar todos os bancos de dados em um aparelho android?

9 respostas
K

Tem como fazer isso, ou os bancos de dados só ficam visíveis ao contexto da aplicação que os utilizam?

9 Respostas

Marky.Vasconcelos

Somente ao contexto da propria aplicação.

Se voce quer ver todos, deve obter poderes de root sobre o aparelho, com isso é só navegar nas pastas /data/data//database e listar pelos .db que tem nessas pastas.

P

Gente, não deixem em root eternamente seus aparelhos e corram para as montanhas !

Por quê você quer listar todos os bancos, hein…hein ?

K

Entendo…

Na verdade meu caso é o seguinte: Tenho uma aplicação feita em java+floggy ao qual converti em android usando as bibliotecas do projeto microemulator.

A aplicação trabalha com um considerável volume de dados, e uma vez que o aplicativo é fechado para alterações com código nativo android (uma vez que a conversão do .jar já gera o arquivo .apk) eu pensei em uma forma de agilizar o processo de sincronização da aplicação. Minha idéia na verdade era gerar o .db do sql lite com os dados via desktop e passá-lo para aparelho, entretanto não sei como as bibliotecas de conversão geram o banco de dados o android. O recurso de listar os bancos seria justamente exportar sua estrutura de forma a criá-la do mesmo modo. Já fiz algumas pesquisas e achei algo sobre copiar um .bd do sd card para o contexto da aplicação.

Por outro lado, se eu criar uma aplicação android e chamar a convertida através do Intent (não sei ainda como se faz isso mas li algo sobre), será que é possível visualizar o banco com o código abaixo?

... getApplicationContext().databaseList(); ...

K

Será então que é possível deixar uma base de dados compartilhada á outros aplicativos? li algo á respeito do content provider mas não consegui abstrair se ele serviria para isso.

Valeu galera.

Marky.Vasconcelos

Um ContentProvider não é uma forma de disponibilizar o seu DB para consultas, voce fornece uma URI que alguem chama e recebe o resultado, existe até parametros mas a lógica fica dentro do escopo da sua aplicação.

É como pegar a lista de Contatos.

j0nny

Não querendo desviar o tópico, mas qual a vatagem de atrelas seu BD ao contexto da aplicação?

Marky.Vasconcelos

Guardar informações?

Tipo a lista de Highscores do seu game.

Meta-dados de items.

j0nny

Marky.Vasconcelos:
Guardar informações?

Tipo a lista de Highscores do seu game.

Meta-dados de items.

Mas isso não poderia ser feito sem atrelar o BD com o contexto?

K

Value galera obrigado a todos que contribuiram!

Vou aguardar mais um pouco pra caso surgir mais alguma coisa e depois marco como resolvido!

Criado 27 de março de 2011
Ultima resposta 1 de abr. de 2011
Respostas 9
Participantes 4