ListView Android

Olá a todos!

Estou iniciando meus estudos e tentando fazer uma aplicação para android (usando Android Studio), onde preciso uma coisa simples construir um ListView porém estou um pouco confuso pois só encontro exemplos onde preciso fazer um vetor de string, minha duvida é, tem como construir um listview usando um método simples como “add” para adicionar botões ou qualquer coisa a uma linha do listview?

Agradeço desde já!

Você conhece de Java SE (desktop)? Conhece o funcionamento de criação de uma JTable?
Se sim, então vai entender que o ListView funciona de modo semelhante a JTable, ou seja, precisa de algo que dê suporte à sua estrutura. No caso da JTable, temos o TableModel (como o DefaultTableModel), para o ListView, precisamos de um Adapter (como o ArrayAdapter).
Nada te impede de criar seu próprio TableModel, assim como, você também pode criar um Adapter customizado, que atenda de maneira mais adequada às necessidades que você tem.
Ia me esquecendo, você também pode popular uma ListView partindo de uma java.util.List.