Livro

Caros colegas,

eu não sei se já fiz essa pergunta aqui, mas se já fiz, me perdoe. Eu tenho um livro de Java, mas infelizmente não aborda o J2ME. Alguém poderia me indicar um bom livro para o qual eu possa comprar? Eu busquei na net, mas prefiro a opinião de vocês que são profissionais na área.

Grato
Marcos

Marcos,

Se você quer aprender Java ME, existem livros específicos deste tema. No entanto, pense se você realmente quer aprender Java ME ou prefere aprender Android, que na minha opinião tem um futuro mais promissor (além de ser uma plataforma bem mais poderosa).

Abraço!

Olá ctosin,

na verdade eu vi alguns livros de Java ME na internet, porém são mtos antigos e isso me deixou preocupado, já que sou novo no ramo e não sei ao certo até aonde mudou a forma de desenvolvimento. Meu objetivo é desenvolver aplicações para o celular, mas percebi que existem algumas incompatibilidades de um celular para outro. Eu tentei entrar com C# no Windows Mobile, porém percebi também que não estava mto ativo no mercado. O Android realmente está vindo com força total, mas qual a diferença exatamente entre o Java ME e o Android?

abraços

Marcos,

O Java ME realmente é mais antigo e não têm mais saído muito material novo sobre isso. O Java ME é a plataforma padrão da Oracle para desenvolver aplicações para dispositivos com recursos limitados, e nesta categoria entram os celulares. Durante muito tempo foi a única forma de rodar aplicações Java em um celular.

Já o Android é uma plataforma desenvolvida pelo Google (com ajuda de outras empresas) e é baseada em Java. São duas plataformas completamente diferentes. Os smartphones que estão saindo ultimamente usam basicamente 3 plataformas: Android, iOS (iPhone) e Windows Phone (está entrando agora no mercado). As duas primeiras não suportam aplicativos desenvolvidos para Java ME, já o Windows Phone eu não tenho certeza porque não conheço mais à fundo. Isto me leva a crer que o Java ME, como é hoje, tem um futuro meio nebuloso.

Abraço