Location API duvidas e sujestoes

Ola a todos,
pessoal preciso de opnioes e sujestoes de alguem que ja usou essa api, bom seguinte, tenho um aparelho nokia N95, gerei um codigo para recuperar o posicionamento latitude e longitude e enviar isso para meu banco de dados sql server, até ai tudo funcionando lindo, mas surgiram algumas duvidas nos testes:

1 . toda vez que a aplicacao vai ler os dados do GPS , surge um alerta: Permitir que o aplicativo GPSTESTE use dados de Posicionamento ?

Como a aplicacao rodará a cada x minutos em background, como fazer para que nao apareca esse alerta, pois conforme eu disse tipo a cada 2 minutos a aplicacao lê as coordenadas e salva isso no meu database e eu nao queria que dependesse de alguem aceitar esse alerta para que isso acontecesse.

2 . Notei que a busca de satelite pelo aparelho depende da conexao com internet, e essa conexao as vezes da um time out, e precisa reconectar, existe tambem a possibilidade ou alguma api que trate essa conexao automatico ?

Tipo sem conexao, mas a aplicacao precisa ler as coordenadas e enviar ao servidor - se estiver sem conexao com internet, conecta a internet -> conecta o gps para consulta dos satelites -> envia essas informacoes ( e se possivel desconecta ), fazendo isso num timer de tipo 2 em 2 minutos.

3 . neste aparelho vem com uma aplicacao GPS, que fornece o seguinte:
- Latitude, longitude, altitude, velocidade, essa velocidade a LOCATION API deixa recuperar tambem ou depende de calculos que eu deva fazer?

4 . tambem tem um item Distancia Viagem que fornece : tempo, velocidade maxima, Odometro, esse odometro tambem teria como recuperar com a Location api?

Bom meus Amigos, essas são minhas duvidas sobre a Location API e funcionamento do GPS neste aparelho, caso alguem tenha passado por isso ou esta tentando fazer o mesmo e puder compartilhar ou fornecer algum tutorial ou material para estudos agradeceria.

Assim que tudo estiver funcionando posto o codigo completo aqui no site.

PS: em java tem como eu do meu escritorio ativar um aplicativo no celular em casa?

ninguem ?

Eu nunca utilizei a Location API mas pelo que o Javadoc dela apresenta a coisa é mais ou menos assim:

A distancia entre duas coordenadas depende do modelo da terra que vc usar. A Terra não é uma esfera é um elipsóide. A API usa o modelo WGS84 para o elipsóide. Ela consegue fazer os cálculos de distancia usando esse modelo (Coordinate.distace()).
Mas tenha atenção que esta é a distancia “em linha reta” de uma coordenada à outra.

Vc pode implementar o seu próprio modelo de elipsoide … se souber como, claro.

A distancia total percorrida não é igual a esse valor. Vc tem que ir acumulando distancias ao longo da tragetória para saber a distancia realmente percorrida. Isso o que odometro significa : contar a distancia percorrida.

A velocidade é retornado no objeto Location que o LocationProvider provê (location.getSpeed) contudo ela só fará isso se o provider
estiver apto a realizar esse calculo. Vc pode pedir para usar um provider que faça isso incluindo isso no Criterio de procura do provider, mas não ha garantia de que tal provider exista. Caso não exista, os calculos teriam que ser feitos à mao

A velocidade instantânea é relativamente simples. Vc utiliza a posição num instante A e uma num instante B posterior , calcula a distancia entre as coordenadas desses pontos e o intervalo de tempo entre ele. A divisão dá a velocidade média. Isto é tanto mais real quanto menor for o intervalo de tempo.

Conseguiu resolver alguma coisa?

Trabalhei bastante tempo em uma aplicação muito parecida. Vou dar uma retomada nela e ver se consigo te ajudar.