Location API no Motorola a1200i: Sem certificado, nada feito!

Apenas para registrar, afinal, pode ser que alguém no futuro passe por algo semelhante:

Estou eu a brincar com a API Location no Motorola a1200i, e nada da aplicação rodar.

Digo, ela até “starta”, mas abruptamente sai. Nada. Nenhuma mensagem na tela.

Uma midletizinha que fiz confirmou que ele tem a API, mas por algum motivo a outra aplicação não rodava.

Após exaustivas horas, eis que descubro o motivo do problema:

A midlet precisa ser assinada, senão o acesso a API não funca ! Não se consegue usar um LocationProvider se a aplicação não estiver assinada !

Ou seja, pl#@w que p343u…você tem o celular, o celular tem a API e você não pode usar.

Não tô afim de pagar por um certificado. Não acho isto razoável.
Encontrei alguns blogs falando que isto é um dos motivos que esta matando o J2ME e abrindo espaço para o IPhone e o Android.
Bem feito ! Tomara que o J2ME morra mesmo…caraca meu, você, hobbysta ou profissional que trabalha com J2ME, teria que ter a liberdade para usar tudo do aparelho ou no mínimo, ser mais fácil de você obter um certificado para teste.

Tudo o que escrevo aqui, confirmei através de um PDF baixado do site da motorola, onde diz que para esta API é necessário ser digitalmente assinada. Claro, eles te fornecem um certificado de desenvolvedor desde que você faça um MMMOOONNNTEEE de coisas. Daí eles pedem algumas semanas para avaliar e pode dar um belo NÂO pra você !

Puxa, eu só queria obter as coordenadas atuais. Só isto. Estou estudando e agora vou abandonar pois não tenho nenhuma outra saida. Acredito que o problema atual é só com os Motorolas. Um Nokia deve ser menos exigente e possivelmente me perguntaria se autorizo ou não a aplicação a obter as coordenadas.

Enfim, fica aqui registrado o problema e cuja a solução é:

1. Compre um certificado
  2. Mude de fabricante, compre uma outra menos restrita.

[color=red] [Desculpe…postei no fórum errado…deveria ser no de J2ME…Peço a algum moderador que mova para lá.Grato.][/color]

este lance de certificados é um saco mesmo, eu tive o mesmo problema com o push registry, e o pessoal aqui foi obrigado a comprar um certificado

Pior que eu estive vendo je e no Symbian a partir da versão 9, ele sofre também do mesmo mal: as aplicações (.SIS) necessitam ser assinadas para poderem usar alguns recursos.

Realmente é um saco…

Pelo que já vi do Android, ele não terá nada disto, dando TODO o poder que existe no aparelho ao desenvolvedor. Tá certo que talvez surja algo para limitar mas de certo não vão ganhar grana vendendendo certificados… :?

Carregado viu [:(]

O que deveria acontecer é a aplicação “pedir” ao usuário pra liberar ou não o uso (assim como ocorre quando ele vai acessar a internet), não simplesmente fechar a aplicação sem dizer nada.

Parece que amotorola quer mesmo fechar o lado de celulares dela.

Alguém tá precisando de certificado pra Symbian?

http://www.plusgsm.com.br/forums/search.php?searchid=3025622
http://www.plusgsm.com.br/forums/showthread.php?t=35213&highlight=SymbianSigned

Bem acabaram os seus problemas. rs

boone,

Por acaso essa API é a mesma utilizada em aplicativos como o Google Maps ???
Por que eu tenho esse aparelho a1200i e estou rodando nele essa aplicação (tudo bem que coloquei os maps direto do google, mas nao deixa de usar a api entao)

[quote=julgado]boone,

Por acaso essa API é a mesma utilizada em aplicativos como o Google Maps ???
Por que eu tenho esse aparelho a1200i e estou rodando nele essa aplicação (tudo bem que coloquei os maps direto do google, mas nao deixa de usar a api entao)

[/quote]

A API é uma coisa, os mapas é outra coisa.

Neste aparelho ele não usa esta API, já que diz que a opção “Onde estou” não é suportado pelo aparelho.
Se usasse, seria possível obter as coordenadas e plotar igual ao que em um Nokia N73,pois nele roda que é uma beleza e de tá a posição aproximada de onde você está e plota no mapa.

Outro exemplo é o aplicativo U.Find. Também é outro que tem problema com o A1200i. Não funfa.

Hummm

depois que postei fui em busca de algo que usasse a API, ele simplesmente abre a aplicação e depois fecha, sem msg de erro nem nada …

=/