Apenas para registrar, afinal, pode ser que alguém no futuro passe por algo semelhante:
Estou eu a brincar com a API Location no Motorola a1200i, e nada da aplicação rodar.
Digo, ela até “starta”, mas abruptamente sai. Nada. Nenhuma mensagem na tela.
Uma midletizinha que fiz confirmou que ele tem a API, mas por algum motivo a outra aplicação não rodava.
Após exaustivas horas, eis que descubro o motivo do problema:
A midlet precisa ser assinada, senão o acesso a API não funca ! Não se consegue usar um LocationProvider se a aplicação não estiver assinada !
Ou seja, pl#@w que p343u…você tem o celular, o celular tem a API e você não pode usar.
Não tô afim de pagar por um certificado. Não acho isto razoável.
Encontrei alguns blogs falando que isto é um dos motivos que esta matando o J2ME e abrindo espaço para o IPhone e o Android.
Bem feito ! Tomara que o J2ME morra mesmo…caraca meu, você, hobbysta ou profissional que trabalha com J2ME, teria que ter a liberdade para usar tudo do aparelho ou no mínimo, ser mais fácil de você obter um certificado para teste.
Tudo o que escrevo aqui, confirmei através de um PDF baixado do site da motorola, onde diz que para esta API é necessário ser digitalmente assinada. Claro, eles te fornecem um certificado de desenvolvedor desde que você faça um MMMOOONNNTEEE de coisas. Daí eles pedem algumas semanas para avaliar e pode dar um belo NÂO pra você !
Puxa, eu só queria obter as coordenadas atuais. Só isto. Estou estudando e agora vou abandonar pois não tenho nenhuma outra saida. Acredito que o problema atual é só com os Motorolas. Um Nokia deve ser menos exigente e possivelmente me perguntaria se autorizo ou não a aplicação a obter as coordenadas.
Enfim, fica aqui registrado o problema e cuja a solução é:
- Compre um certificado
- Mude de fabricante, compre uma outra menos restrita.
[color=red] [Desculpe…postei no fórum errado…deveria ser no de J2ME…Peço a algum moderador que mova para lá.Grato.][/color]