LWUIT - Alguem esta usando?

Ola pessoal,

Dei um olhada rapida no LWUIT e fiquei assustado com seus 255Kb de footprint.
Vi em alguns foruns as pessoas falando que ele eh muito lento e também REQUER CLDC 1.1, isso eh verdade?

Atualmente fazemos tudo em cima de canvas, da um certo trabalho e temos muitas limitacoes. Entao estavamos pensando em partir para algo mais completo como o J2ME Polish ou o LWUIT.

Considerando performance, tamanho da biblioteca e numero de telefones suportados, qual deveriamos escolher?

Obrigado

[quote=pen_fold_uk]Ola pessoal,

Dei um olhada rapida no LWUIT e fiquei assustado com seus 255Kb de footprint.
Vi em alguns foruns as pessoas falando que ele eh muito lento e também REQUER CLDC 1.1, isso eh verdade?

Atualmente fazemos tudo em cima de canvas, da um certo trabalho e temos muitas limitacoes. Entao estavamos pensando em partir para algo mais completo como o J2ME Polish ou o LWUIT.

Considerando performance, tamanho da biblioteca e numero de telefones suportados, qual deveriamos escolher?

Obrigado[/quote]

Olha o LWUIT ainda está no início mas uma coisa que não gostei foi o tamanho em que fica a aplicação.
Devido a dependencia que existe entre as classes, as vezes vc nem usa uma funcionalidade mas a respectiva classe está entrando no teu JAR em virtude de outra básica depender dela. É uma mer…

Por isto, desisti de usar, já que o JAR ia para a casa das centenas de KB coisa que para a minha situação é ruim por questão de maior consumo de memória (acabo tendo que rodar em aparelhos mais parrudos) e também na questão de consumo de bytes no plano de dados da operadora. Imagina 100 downloads desta aplicação o quanto você não vai pagar ? Então hoje estou contente com os meus 70 Kb e vivo feliz usando somente o LCDUI mesmo e tá bom.

Olá
Concordo com o boone, o projeto está bem inicio e tem muitas coisas
para melhorar… mas o LWUIT ele é um framework que auxilia
muito na codificação dos eventos, já titularam de swing para celular.

Bom o problema de ser cldc 1.1, acho que não é bem um problema, pois 90%
dos celulares são já 1.1,com relação a velocidade depende muito dos processadores
dos dispositivos… os melhores celulares de processadores foram da nokia
e da sony ericsson… a aplicação roda uma maravilha… já no v3 nussa
roda meio zuado… mas tudo bem!!! coisa de mobile

Na minha opinião esse projeto tem tudo para engrenar, pq é um projeto
subsidiado pela SUN… até qdo não sair o JAVAFX para mobile, diga-se de
passagem que é um mito!!! A sun esta apostando no LWUIT…

Flwssss

OPa!!

Esqueci de mencionar a memória… pois é, ele
tem um tamanho bastante grande, sendo um pouco
inviavel para os celulares mais antigos… hoje
em dia temos celulares com maiores capacidades de
memória!!

Sei que canvas tem vantagens neste aspecto de
que o jar fique bem menor que o LWUIT, mas como
falei antes a proposta é tem auxiliar mais na parte
de eventos… coisa que no canvas deve ser feito
todo via codigo.

Eu particularmente começaria a utilizar como projetos
pilotos… mas não em produçao, mesmo gostando
bastante da proposta dele…

Flwssss

Olá Thiago .
Eu só quero complementar o seguinte. JAVAFX Mobile é para CDC e não para CLDC.
Abraços

“O Canvas é meu pastor e o CustomItem não me faltarás…”

Esperimentei e detestei o LWUIT.

Abraços,
Ricoldi

“Salmos 23
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.”

http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=23

Salmos 118 - 8 Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.

Srs. tenho instalado no meu PC o Eclipse 3.4.1 o WTK 2.5.2… E o Eclipse ME… baixei a API LWUIT com suas devidas .JAR porém não sei como fazer o LWUIT funcionar… o WTK esta funcionando certinho…! alguém poderia ajudar este amigo ainda leigo em J2ME à configurar o Eclipse com o LWUIT ??

Por Observação baixei o J2ME SDK 3.0, o Device Sprint …

Olá
Rapaz, tem algumas maneira de se fazer isso!
O eclipse 3.4.1 ele é bem recente e esse plugin parece que não está muito legal para ele, a maneira que acho
melhor é vc criar um projeto normal java dai vc importa as lib´s do wtk e do lwuit. Depois vc cria um ant
que copia seu projeto para o wtk. No wtk vc compila e emula por lá… uso somente o eclipse para programar.

Eu particularmente prefiro essa forma.. vc usar o MTJ junto com o eclipse.. o duro que tem que ficar
   fazendo create package toda hora!! 

O J2Me SDK 3.0 já tem um ambiente onde vc pode programar nele.. achei bacaninha.. porém não testei a fundo
    para ver até que ponto ele é bom... vi que tem debug.. umas das coisas legais que particularmente acho um saco fazer
    com o plugin do ecplise.. e as vzes fica dando tilt!!!

Bom espero ter ajudado
Qualquer coisa pode mandar e-mail, para mim ou para o AguiaMen… que ele tb
manja de fazer isso!! Melhor que eu até!! Sofreu bastante já em j2me!!

Flwsss

Concordo com o boone. JAR size aumenta, e celulares perrengues de JAR size baixo se ******.
Celular fraquinho = Canvas + CustomItem

[quote=Sagatiba]Concordo com o boone. JAR size aumenta, e celulares perrengues de JAR size baixo se ******.
Celular fraquinho = Canvas + CustomItem[/quote]

Nãoa adianta abraçar a nova moda. A realidade brasileira é outra…

Se lá fora os planos de dados permitem um uso mais tranquilo da rede de dados, aqui é o olho da cara !

Baixar uma aplicação de 200 Kb em 100 aparelhos não é fácil e nem barato !

Meu sonho eh o brasil ter todos os celulares (com pelo menos um ARM9 dual CPU = Nokia N96, e nao um ARM7 de 40mhz = Moto V3) que rodem o TwikUI da tricast media.

O UI do krai a da tricast media, a minha UI que eu fiz na mao xega nem perto.

Também testei a LWUIT e preferi continuar desenvovlendo a minha própria API gráfica com canvas… a minha faz até tratamento de eventos :smiley: .

LWUIT é muito grande e pesado ainda.

Oi pessoal!

quanto a pergunta do tópico sobre quem usa LWUIT, eu respondo a vocês que nós, da Mobits, o utilizamos em um de nossos produtos, o Cine Mobits (http://www.mobits.com.br/projetos/cine-mobits).

Ele foi bem tranquilo de usar, alterar temas e tudo mais! E nosso usuários nunca reclamaram sobre ele ser pesado ou lentidão…
E há pouco tempo fomos referenciados no site do LWUIT (http://www.mobits.com.br/2009/5/7/cine-mobits-no-site-do-lwuit-da-sun).

Bom, é isso!
:slight_smile: