LWUIT em celulares nokia S40

Pessoal,

Decidi utilizar o LWUIT em um projeto e começei a fazer uns testes com a aplicação DEMO que vem com ele, porém logo de cara, vi que era muito pesado, (ficou lento ate no meu emulador) quando fui testar em um celular simples, estourou logo um OutOfMemory, então fiz umas pesquisas para ver a aplicação dele em devices e encontrei diversos videos com ele rodando em todo tipo de celular e bem rapido, então tentei fazer o deploy da aplicação demo no meu celular retirando todos os resources, tirando as imagens e tudo mais, e rodou no celular, porém foi so abrir um form da aplicação demo que estourava outOfMemory. Bem, rodei o emulador e coloquei o monitor para verificar a memoria que ele utilizava e me assustei… logo de cara utilizava 470 kb aproximadamente e quando abria qualquer form ia para uns 750kb, então… o celular que testei tem as seguintes configurações:

Maximum User Storage 2 MB
Maximum Heap Size 600 KB
Maximum JAR Size 256 KB

Então é dificil rodar o demo em um celular com essas configurações ja que o maximo dele é 600kb, fiquei curioso como foi que o carinha do video colocar para rodar …

algum de voces que utilizaram o LWUIT conseguiu colocar para rodar em celulares nokia que usa a Plataforma S40 ??

link do video…
http://www.neverboredonline.com/yt.php?v=zANp2gY6xfM

[quote=torquato]Pessoal,

Decidi utilizar o LWUIT em um projeto e começei a fazer uns testes com a aplicação DEMO que vem com ele, porém logo de cara, vi que era muito pesado, (ficou lento ate no meu emulador) quando fui testar em um celular simples, estourou logo um OutOfMemory, então fiz umas pesquisas para ver a aplicação dele em devices e encontrei diversos videos com ele rodando em todo tipo de celular e bem rapido, então tentei fazer o deploy da aplicação demo no meu celular retirando todos os resources, tirando as imagens e tudo mais, e rodou no celular, porém foi so abrir um form da aplicação demo que estourava outOfMemory. Bem, rodei o emulador e coloquei o monitor para verificar a memoria que ele utilizava e me assustei… logo de cara utilizava 470 kb aproximadamente e quando abria qualquer form ia para uns 750kb, então… o celular que testei tem as seguintes configurações:

Maximum User Storage 2 MB
Maximum Heap Size 600 KB
Maximum JAR Size 256 KB

Então é dificil rodar o demo em um celular com essas configurações ja que o maximo dele é 600kb, fiquei curioso como foi que o carinha do video colocar para rodar …

algum de voces que utilizaram o LWUIT conseguiu colocar para rodar em celulares nokia que usa a Plataforma S40 ??

link do video…
http://www.neverboredonline.com/yt.php?v=zANp2gY6xfM
[/quote]

Bem vindo ao mundo real…LWUIT nunca foi para ser levado a sério.
O footprint para usá-lo é muito alto e nossa realidade de aparelhos aqui no Brasil não está preparada para ele.

Concordo plenamente Boone… LWUIT não é para ser levado a sério. A não ser que o aplicativo a ser feito seja muito pequeno ou então que o aplicativo vá rodar apenas em determinados aparelhos com maior poder de processamento.

Eu particularmente não gosto do LWUIT, prefiro construir tudo.

É porque ele ta tão falado… pessoal utilizando em set-top-box para TV digital, veio no SDK 3.0 da sun, então decidi utilizar/testar e por motivo de tempo tambem, porém tou vendo que para uma aplicação real com os celulares populares atuais, tem que construir meus componentes mesmo. Fico meio com o pé atrás até para dispositivos mais robustos. Cada vez mais vejo que a maneira de programar em J2ME é muito semelhante com C, tipo… cada um tem suas necessidades e vai criando suas api, utilitarios e acaba ficando as “ilhas de api”, diferentemente da programação em java para desktop, web, … é comum a necessidade de uma api para interface grafica, deveria ter mais opções para esse problema, algum de vcs conhece outras opções?

Eu tenho um Nokia 5220, um celular de baixo custo. Nele o LWUIT roda perfeitamente. As aplicações ficam lindas e rápidas. Não sei pq estão enfrentando estes problemas. Mas vim deixar um opnião diferente das demais. Sou adepta do LWUIT :smiley:

Eu achei o LWUIT bacana tambem, porém achei bem pesado, eles deram uma melhorada na performance na nova versão 1.2, porém ainda é pesado. Fiz ate um post no meu blog falando das melhorias da nova versão: http://tor4neto.blogspot.com/2009/07/lwuit-lightweight-ui-toolkit-versao-12.html

Com relação ao seu celular, ele já tem um pouquinho a mais de memória, ainda é um S40, mas ja é melhor,

Memory Functions
Maximum User Storage 30 MB
Memory Card type Micro SD
Memory Card Features Hot Swap
Maximum Memory Card Size 8 GB
Maximum Heap Size 2 MB
Maximum JAR Size 1 MB

e nos testes que fiz com a aplicação demo dele o maximo de memória que a aplicação demo consumiu na versão antiga, foi de :
Maxima: 1084156 bytes ou 1058,74 Kb

Então rodaria tranquilo no seu celular. so não sei falar com relação ao desempenho.