Memória para midlets

7 respostas
P

Alguém tem a capacidade de memória dos modelos Nokia 2280, 3586 e 6585 ?
Estou fazendo um levantamento de aparelhos CDMA que suportam Java para um projeto que estou envolvido e estou precisando destes dados.
Já li o manual, mas como de praxe, os fabricantes “esquecem” :cry: de colocar isto nos manuais, dificultando ainda mais a vida de usuários e principalmente desenvolvedores.

Gostaria de saber a memória total, aquela que eu vou ter disponível, quando jogo fora todo os opcionais que já vem de fábrica como ícones, ringtones,agenda,etc, ficando a memória totalmente livre para usar para as midlets.

obrigado por qualquer ajuda.

7 Respostas

T

Comprei um 3586 e ele apresenta 359K livre e 125K ocupado por jogos. Isso da um total 484 K. Vale ressaltar que o tamanho maximo do jar dos midlets eh 64k. Quanto ao compartilhamento de memoria, parece que a agenda de compromissos compartilha essa memoria.
Acredito que o espaco de HEAP para o programa seja a memoria livre atual, mas isso eh uma suposicao.

P

Cara vc não queria saber o parto que é ligar no Call Center da Nokia para “tentar” conseguir estas informações…

Além da demora, você encontra gente despreparada ou que não tem as mãos, TODAS as características dos produtos que a empresa fabrica !

Fiz três perguntinhas a respeito dos três modelos e constato no final, que não dá para confiar nos dados que foram passados.
Vejam só o que perguntei:

1. Qual a capacidade de memória total em Kb que o celular tem para armazenar aplicativos Java ?

2. Qual o tamanho máximo que um aplicativo Java pode ter ?

3. Qual as APIs suportadas e versões ? (CLDC, MIDP, Nokia UI API ?)

Enfim, as informações passadas são duvidosas e mais uma vez, vou preferir confiar nos colegas do que na própria fabricante, pois tenho notado que quem conhece mesmo são os usuários e estes sim, pode ajudar a quem tem dúvida.

Lamentável…

Ironlynx

Soh vou comprar seu quando esses fabricantes se entenderem…pow,eh uma zona de especificações,e a cada dia lança um com mais um troço…lah no japão(sempre lah) tem ateh videofone no cell…e querem lançar um q tire fotos de 3MP!!!

P

Acontece que você partir deste princípio, tardiamente estará familiarizado com a tecnologia…
Vou dar um exemplo:

Anos atrás eu ouvi falar sobre Java, mas assim como outras tecnologias, achei que seria modismo e nem dei muita importância, me concentrando em aprender outras coisas.
Um exemplo que me veio agora mesmo: Visual Objects e o dbFast - Computer Associates

Hoje a situação é bem diferente.
Se naquela época eu não tivesse parado de estudar, hoje eu taria dominando muito Java…

É a mesma coisa J2ME…se eu não comprasse um celular com suporte e não caisse de cabeça no assunto, e deixar para daqui algum tempo quando as coisas “estiverem mais fáceis”, novamente vou estar em desvantagem.
Não adianta acreditar que só com o WTK você já poderá fazer suas aplicalções e testá-las pois não é bem por aí.
Nada como ter um celular real na mão para você sentir que o ambiente real é muito mais duro do que o virtual, e vc terá que brigar com sua operadora por preço do equipamento, preço da tarifa, suporte técnico,etc…coisas que quem usa emulador nem tem que se preocupar…no entanto, o mundo real é onde você realmente vai usar aquilo que desenvolveu.

Prefiro quebrar a cabeça agora do que novamente ficar pra trás.
Além de ter começado aprender por mim mesmo J2ME, no trabalho agora pintou a possibilidade de usar a tecnologia num projeto real.
Imagine a dor de cabeça que estou tendo, pois são muitos detalhes e no mercado poucos são os que dominam, poucas são as empresas que fornecem algum tipo de solução que realmente seja útil, os fabricantes de celular não te ajudam, enfim, mesmo com tantas dificuldades, vislumbro conseguir alcançar meu objetivo, num prazo curtíssimo, diga de passagem. Não que eu seja bom no assunto, mas com o que eu aprendi até aqui, com os colegas e por estudo próprio, vejo que meu problema não é um grande bicho papão…

Mesmo que aqui no fórum poucos são os que mexem realmente com J2ME, a ajuda que já tive até aqui tem me sido útil.
Embora sinta a falta por aqui de gente que realmente já implementou algo realmente e não ficou só naquela de usar o emulador, aqui tem sido um local muito bom para quem quer trocar idéias e buscar informações sobre o mercado brasileiro, que dificilmente você encontraria em outro lugar.

F

“boone”:
Cara vc não queria saber o parto que é ligar no Call Center da Nokia para “tentar” conseguir estas informações…

Além da demora, você encontra gente despreparada ou que não tem as mãos, TODAS as características dos produtos que a empresa fabrica !

Fiz três perguntinhas a respeito dos três modelos e constato no final, que não dá para confiar nos dados que foram passados.
Vejam só o que perguntei:

1. Qual a capacidade de memória total em Kb que o celular tem para armazenar aplicativos Java ?

2. Qual o tamanho máximo que um aplicativo Java pode ter ?

3. Qual as APIs suportadas e versões ? (CLDC, MIDP, Nokia UI API ?)

Enfim, as informações passadas são duvidosas e mais uma vez, vou preferir confiar nos colegas do que na própria fabricante, pois tenho notado que quem conhece mesmo são os usuários e estes sim, pode ajudar a quem tem dúvida.

Lamentável…

O CallCenter esta apto a responder perguntas de usuários e não desenvolvedores.
Para uma informação mais precisa sobre desenvolvimento você pode procurar algum contato dentro do site da Nokia ou mandar um e-mail pro atendimento pedindo tal contato.

F

Cara não sei se isso adianta não…

ja mandei email umas 3 vezes e não obtive nenhuma resposta… somente uma resposta automática de que receberam meu email e bla bla bla… :slight_smile:

F

Então eles não vão dar suporte pra desenvolvedor mesmo hehe

Eu dei uma olhada no site da nokia e la fala pra cada modelo que apis suporta e quantidade de memória, isso no site de java da nokia em inglês.

Fuça por aqui http://www.forum.nokia.com/main/1,6566,1_0,00.html

Mais informações sobre espeficicação:

CDC:

512 kilobytes (minimum) memory for running Java programs
256 kilobytes (minimum) for run time memory allocation
Network connectivity, possibly persistent, and high-bandwidth

CLDC:

128 KB of memory for running Java programs
32 KB of memory for run time memory allocation
A limited user interface
Runs on battery power
Wireless network connection, low bandwidth