Acontece que você partir deste princípio, tardiamente estará familiarizado com a tecnologia…
Vou dar um exemplo:
Anos atrás eu ouvi falar sobre Java, mas assim como outras tecnologias, achei que seria modismo e nem dei muita importância, me concentrando em aprender outras coisas.
Um exemplo que me veio agora mesmo: Visual Objects e o dbFast - Computer Associates
Hoje a situação é bem diferente.
Se naquela época eu não tivesse parado de estudar, hoje eu taria dominando muito Java…
É a mesma coisa J2ME…se eu não comprasse um celular com suporte e não caisse de cabeça no assunto, e deixar para daqui algum tempo quando as coisas “estiverem mais fáceis”, novamente vou estar em desvantagem.
Não adianta acreditar que só com o WTK você já poderá fazer suas aplicalções e testá-las pois não é bem por aí.
Nada como ter um celular real na mão para você sentir que o ambiente real é muito mais duro do que o virtual, e vc terá que brigar com sua operadora por preço do equipamento, preço da tarifa, suporte técnico,etc…coisas que quem usa emulador nem tem que se preocupar…no entanto, o mundo real é onde você realmente vai usar aquilo que desenvolveu.
Prefiro quebrar a cabeça agora do que novamente ficar pra trás.
Além de ter começado aprender por mim mesmo J2ME, no trabalho agora pintou a possibilidade de usar a tecnologia num projeto real.
Imagine a dor de cabeça que estou tendo, pois são muitos detalhes e no mercado poucos são os que dominam, poucas são as empresas que fornecem algum tipo de solução que realmente seja útil, os fabricantes de celular não te ajudam, enfim, mesmo com tantas dificuldades, vislumbro conseguir alcançar meu objetivo, num prazo curtíssimo, diga de passagem. Não que eu seja bom no assunto, mas com o que eu aprendi até aqui, com os colegas e por estudo próprio, vejo que meu problema não é um grande bicho papão…
Mesmo que aqui no fórum poucos são os que mexem realmente com J2ME, a ajuda que já tive até aqui tem me sido útil.
Embora sinta a falta por aqui de gente que realmente já implementou algo realmente e não ficou só naquela de usar o emulador, aqui tem sido um local muito bom para quem quer trocar idéias e buscar informações sobre o mercado brasileiro, que dificilmente você encontraria em outro lugar.