Gostaria de exclarecer algumas duvidas em relação ao mercado de trabalho em relacao ao J2ME, pois atualemtne trabalho com JavaWeb, mas surgiu uma proposta de mudar de area para a J2ME, entao gostaria de saber a opniao de vcs a respeito do mercado de trabalh, tipo vagas (principalmente em brasilia), salarios, etc…
Sempre gostei muito da ideia de programar pra mobile, acho que essas novas tecnologias(TV digital, 3G e etc…) e sem contar o surgimento proximo da cidade digital, essa area vai crescer ainda mais. Mas ainda estou um pouco com medo de trocar de area, ja que atualmente J2EE e oq comanda o mercado.
Sera que trocando de area estarei dando um passo a frente dos demais programadores? Ou apenas caindo num buraco?
Aprender uma nova tecnologia nunca pode ser considerado ‘cair num buraco’. Além de ter novas habilidades, novos conhecimentos, se vc quiser pode voltar a desenvolver J2EE.
O que vc deve pensar é se compensa mudar de emprego levando em conta salário, condições de trabalho, seriedade da empresa, etc.
Se você tem um bom tempo em J2EE, e o salário para J2ME é maior…
Eu aceitaria, para ganhar nova experiência…
Eu já trabalhei em um projeto em J2ME, você vai ver que é tranquilo…
Claro, que atualmente o número de vagas para J2ME são poucas, mas podemos ter uma boa espectativa de crescimento.
Bom eu ja trabalhei com J2ME, e hoje trabalho com java para web e para middlewares. Acho que depende do que voce ira fazer com J2ME a minha opinião é que se a proposta for para trabalhar com midia (MMAPI), tv para celular, bluetooth, ou persistencia de dados no celular ate vale apena pois ira aprender muita coisa, mas se for para criar formularios esquece não vale apena, lembrando que é minha opinião e outros podem discordar.
Bom, a proposta e fazer uma especie de programa de relacionametno com os celulares, atrves de BlueTooth e WiFi. Como se fosse um orkut, so que atravez do cel, entao eu particularmente achei a area MUITO interessante, pois acho que eh uma area MUITO grande. E a empresa ainda esta com uma proposta de desenvolver para o Android (GFone). Entao acho que eh uma pode abrir uma GAMA muito grande. As 2 empresas tem uma proposta muito boa, e essa area de mobile sempre me facinou.
Uma das vantagens e que posso conciliar os 2 estagios( o de J2EE e J2ME), o problema que a bolsa do J2ME é MUITO baixa e nao tem nenhum beneficio, entao praticamente “trabalhando” de graca, pq atualmente almoco e janto em ksa, ai vou ter almocar e jantar fora, e sem contar gasolina e tals, pq vou ficar no J2EE de manha, a tarde com J2ME e a noite facul. Sei que vai ser puxado, mas acho que vai valer a pena!!!
Bom, a proposta e fazer uma especie de programa de relacionametno com os celulares, atrves de BlueTooth e WiFi. Como se fosse um orkut, so que atravez do cel, entao eu particularmente achei a area MUITO interessante, pois acho que eh uma area MUITO grande. E a empresa ainda esta com uma proposta de desenvolver para o Android (GFone). Entao acho que eh uma pode abrir uma GAMA muito grande. As 2 empresas tem uma proposta muito boa, e essa area de mobile sempre me facinou.
Uma das vantagens e que posso conciliar os 2 estagios( o de J2EE e J2ME), o problema que a bolsa do J2ME é MUITO baixa e nao tem nenhum beneficio, entao praticamente “trabalhando” de graca, pq atualmente almoco e janto em ksa, ai vou ter almocar e jantar fora, e sem contar gasolina e tals, pq vou ficar no J2EE de manha, a tarde com J2ME e a noite facul. Sei que vai ser puxado, mas acho que vai valer a pena!!!
[/quote]
Se você conseguir conciliar os dois, está é a melhor escolha com certeza…
Bom a proposta me parece muito interessante, se não fosse o caso da bolsa ser muito baixa, mas como acho que nesse momento voce está atras de conhecimento, te garanto que vai aprender muito pois mexer com wi-fi e bluetooth não são coisas simples, fiz o meu tcc baseado em bluetooth onde um webservice comunicava-se atraves de bluetooth com o celular, aprendi muito! Vale apena nesse caso.