Essa é a primeira vez que posto no fórum de JME, estou começando a trabalhar com essa tecnologia há poucos dias.
Agora que estou desenvolvendo uma aplicação, criei uma classe Utils com vários métodos que precisarei utilizar volta e meia, como por exemplo arredondamento de floats e double, isEmpty, dentre outras coisas que com JME não possuo.
Agora a minha dúvida: eu criei essa minha classe Utils somente com métodos estáticos, isso é vantajoso ou prejudicial?
Confesso que não conheço muito a respeito de ganho/perda de desempenho ao utilizar métodos estáticos, por isso fiquei um pouco preocupado.
Os métodos já ficam prontos, armazenados na memória. Se fossem métodos não estáticos eles teriam que ser carregados sempre que fossem chamados, isso já consumiria mais processador, e teóricamente demorariam mais para responder.
Desvantagem:
Como eles são estáticos, ou sejam, já ficam carregados na memória, eles ocupam mais espaço na memória do celular durante a execução do seu aplicativo.
Obrigado pela resposta, JavaES, era mais ou menos isso que eu pensava.
Mas o que tu me recomendas fazer? Devo deixar os métodos estáticos de acordo com algum “comparativo” entre quantidade de vezes em que são utilizados, coisas assim?
Estou meio preocupado com essa questão pois ainda não coloquei nenhuma aplicação no celular, estou só estudando e criando algumas coisas no NetBeans mesmo.
Obs.: o celular para o qual desenvolverei uma “aplicação de verdade” é um celular bom, mais recente.
Eu particularmente deixo estático os métodos e variáveis que são constantemente utilizadose que são de certa forma mais independentes, pois não faz sentid ficar recriando-os a todo momento.