Eu sou iniciante em J2ME e estou precisando de bastante ajuda em relação à interface.
Gostaria de saber se existe uma maneira de fazer meu MIDlet ser inicializado à partir de um “Item de Menu” do celular. Se houver, quais são os objetos que eu tenho que manipular?
Estou usando um Nokia 6020 com CLDC 1.1 e MIDP2.0.
Bom, como vc esta usando MIDP 2, é possível de se conseguir executar outra Midlet a partir da atual usando o método registerAlarm de Pushregistry.
Veja o javadoc desta classe MIDP 2 para maiores detalhes.
Este tipo de necessidade de se executar outra midlet a partir da atual eu só vejo caso vc tenha limitações de quantidade de memória do aparelho ser pouca e sua aplicação também não poder ultrapassar certo limite (ex:64kb). Se não é este o caso explique porquê então gostaria de ter 2 midlets (uma sendo chamada por outra). Talvez o que eu sugeri vá ajudar muitos outros por aí, mas não seria o caso de ser aplicado a você.
L
Leonardo_Geo
Bem, talvez eu não tenha explicado direito. Todo celular tem a opção de menu, aonde se encontra itens como “Mensagens”, “Agendas”, “Chamadas”, “Configurações”, “Jogos”, etc…
Minha idéia seria acrescentar mais um item à esse menu, aonde o usuário irá manipular meu programa como se ele já existisse no aparelho. Não quero que o usuário tenha que entrar em “Aplicativos” para pedir a execução do middlet.
Na verdade, não sei se isso é possível. Acredito que eu teria que modificar a programação original do celular e isso talvez não esteja disponível para desenvolvimento.
Muito obrigado,
LG
P
PoneyMan
Com certeza !
Leonardo Geo:
Todo celular tem a opção de menu, aonde se encontra itens como “Mensagens”, “Agendas”, “Chamadas”, “Configurações”, “Jogos”, etc…
Minha idéia seria acrescentar mais um item à esse menu, aonde o usuário irá manipular meu programa como se ele já existisse no aparelho. Não quero que o usuário tenha que entrar em “Aplicativos” para pedir a execução do middlet.
Na verdade, não sei se isso é possível.
É possível sim. No Siemens MC 60 por exempo vc pode configurar os menus e deixar sua aplicação sempre para ser executada quando vc apertar a tecla referente a opção do menu a esquerda, na tela principal. Então é muito prático e bem melhor do que entrar em “Jogos”.
Várias outras marcas e modelos tem recurso semelhante, umas com mais liberdade do que outras para vc colocar sua opção onde quiser.
Minha sugestão é para que vc verifique (se ainda não o fez) o manual do aparelho para ver se isto é possível no seu. Se não for, então não vejo outra maneira para vc fazer o que quer.
E mudar o soft do aparelho requer um conhecimento profundo e as ferramentas adequadas para isto, coisa que só um cara de assitência técnica, saberia fazer, por exemplo.
L
Leonardo_Geo
boone,
Verifiquei no manual e liguei para o assistência técnica da NOKIA. Realmente, não é possível criar um outro ítem no menu do celular 6020.
Bem, pelo menos foi o que eles disseram…