Midlet acessando internet: Existe tarifação pela operadora?

A tarifação WAP só vai ser aplicada no momento do download da aplicação para o celular, visto que é através do WAP que você vai acessar via HTTP uma página contendo a referencia ao arquivo JAD, certo ?
Pelo que tenho visto por aí, o esquema normalmente é este…

Uma vez a aplicação instalada, mesmo eu não estando mais conectado a internet via WAP (microbrowser fechado), se a minha midlet tentar fazer a conexão com uma URL qualquer, ela vai conseguir ?
Se sim, este tráfego é tarifado pela operadora ou a operadora só tem como tarifar o acesso que é feito pelo microbrowser ?

Alguém aqui já tem algo neste sentido ?
Sim, porquê uma coisa é você testar com o emulador o acesso, outra é vc ter o aparelho e ver seus gastos com WAP, aumentarem,aumentarem…pré-pago então sofre…

isto depende da operadora,
por exemplo, a TIM não ta cobrando o acesso via GPRS até agora, mas parece que mes que vem eles vão começar a cobrar :frowning:

se bem que vai ser uns R$ 5 por mes :slight_smile:

A TIM está nessa de “só mais dois meses” desde março, quando começou o serviço!

Bom, como o urubatan disse, vai depender da operadora. A que eu conheço melhor é a Oi, já que tive altos traumas quando configurava o plano de preço de dados deles (na triste época em que eu trabalhava com Siebel e um pau no banco de dados no momento errado deixava os modelos de produtos totalmente inconsistentes e inacessíveis).

No caso, eles tinham diversos planos para tráfego de dados, desde os ilimitados até os que tinham um certo limite por mês e aí cobravam os Mbs adicionais se ultrapassasse esse limite.
De qualquer forma, o importante é que a maioria das operadoras estão adotando uma estratégia diferenciada para a tarifação de dados, ou seja, não tem nada a ver com WAP, em que é cobrado por tempo, e por isso sai muito mais barato.

E mesmo para instalar o programa, não precisa ser via WAP. Provavelmente vai ser através do OTA (over-the-air provisioning), que se não me engano não tem nada a ver com WAP.

É isso mesmo Bani.
A TIM começa a faturar a partir de outubro (recebi uma correspondência deles).
No GPRS o telefone fica conectado o tempo todo mas a tarifação é por KB trafegado, segundo a correspondência …
Tem uma tabela com valores regressivos. Quanto mais tráfego menor o custo do KB.

Olá pessoal,
eu trabalho com a tecnologia J2ME desenvolvimento para celulares com aplicações corporativas e pessoais moro no paraná, e por aqui conforme informações do genrente de telecomunicações da TIM eles não sabem ainda o que fazer com a banda, a qual continua bem Instavel temos um Siemens C55 e ele vive fora do ar, o prazo para a oficialização da rede GSM/GPRS aqui ainda esta imprevista. Ja no caso da VIVO aqui ja esta na frente com a CDMA/1xRTT o qual funciona na maior parte do tempo embora hajam varias reclamações quanto a isto, e eles já tem um plano de tarifação para o MB trafegado qeu eh de R$ 6,00 por mes.
E quanto a transmissão via MIDlet é tarifado sim, mas desta maneira que eu te falei, embora as MIDlet’s não usem o WAP, mas sim diretamente o HTTP para requisições.

Bom é isso pessoal, em breve estarei disponibilizando um Tutorial completo sobre a criação de MIDlet’s para celulares no Portal JAVA www.portaljava.com.br, interessados acessem o site, creio que até semana que vem esteja disponível ja!

Abraços. :roll:

Olá Jujo.
Queria te perguntar sobre o C55.
O que você está achando do aparelho?
Quanto de memória ele têm?
Tem acessórios para para PC?
Que tipo de aplicação ele suporta?
Dá umas dicas aí…

Um abraço.

[quote=“Régis Steigleder”]Olá Jujo.
Queria te perguntar sobre o C55.
O que você está achando do aparelho?
Quanto de memória ele têm?
Tem acessórios para para PC?
Que tipo de aplicação ele suporta?
Dá umas dicas aí…

Um abraço.[/quote]

O C55 é um aparelho bem bonito neh cara… pequeninho, design bonito… mas sei la não gostei muito dele visor pequeno e tambem pq GSM aqui ainda num esta bem concretizada, depois foi um sacrificio para conseguirmos colocar figura naquilo la, não há especificações para desenvolvimento nele… e preto e branco(no caso dele laranjado) já era neh cara… eu optaria pelo Nokia 3586 acho que eh o melhor custo beneficio que eu vi ateh agora, é CDMA/1xRTT roda java, é colorido o unico defeito é que ele nao baixa aplicativos da internet vc tem que baixar para o seu pc e dai com um programa transferi-lo para o celular… soh peca nisso… bom de resto acho que eh legal… tem um outro nokia acho que c333 algo assim, nossa aquele sim eu achei muiiiito bom…

bom é isso amigo!

Qualquer coisa mais! Entre em contato!!

[]'s!!!

Bom eu comentei que um celular era show de bola… então me enganei no modelo e fabricante… hahaha ou seja errei em tudo…

O fabricante eh Motorola e o modelo eh o c350!!
se quizer conhecer mais do aparelho acesse:

http://www2.timsul.com.br/interna.asp?item=14&pagina=aparelhos

porém nunca usei este aparelho!! ateh mais!

É. Parece bala mesmo!

E com um preço muito bom!

Valeu a dica!

Até onde eu sei o 3586 não roda Java…
Apenas o 3586i, que não tem no Brasil.

[quote=“Bani”]Até onde eu sei o 3586 não roda Java…
Apenas o 3586i, que não tem no Brasil.[/quote]

Caro colega, :roll:
Eu trabalho com um aparelho Nokia 3586 rodando Midlets Java que eu mesmo desenvolvo. Se tu quizeres conferir no manual explica certinho com intalar e rodar um Aplicativo java conforme o link abaixo!
http://www.nokia.com.br/produto/pdf/PT3586.9356335.pdf na pagina 126 começa a falar sobre o assunto!
E este aparelho como eu ja comentei eh legalzinho até, porem temos um ainda mais barato da nokia que eh o modelo 2280 que também roda Java!
Ahhh só uma curiosidade, apartir do ano que vem a nokia só produzirá aparelhos com Java, desde os mais baratinhos que é o caso do 2280 até o mais caro!

Obrigado pela atenção!
Até a proxima! :roll:

Desculpe!
É engraçado que se você vai no site da Nokia e olha as especificações técnicas do Nokia 2280, está lá “Suporta J2ME”. E do 3586 não.
Assim fica difícil pra gente escolher os celulares! :frowning:

Bani,

Isto é o descaso como nós aqui no Brasil somos tratados…
Se o próprio fabricante não faz questão de dizer o que cada aparelho REALMENTE faz, o que dirá do resto da cadeia…

Ser desenvolvedor no Brasil e ser aventureiro, desbravador, é lutar contra as dificuldades que os próprios fornecedores de tecnologia geram…muito mais do que lá fora, visto que ainda aqui, reina o pouco caso…

Parece que nem fabricantes querem vender mais aparelhos e nem operadoras querem ganhar mais dinheiro com serviço, visto que somos tratados de uma forma tão chinfrim que chega a desistimular…

No manual do aparelho (PDF) consta que ele suporta aplicações Java.
Eu fiquei sabendo que este modelo suportava foi através de outro site e para confirmar, baixei o manual para ter certeza.

Imagina se eu quiser saber quais os aparelhos da Nokia realmente suportam Java ! Será que terei que baixar todos os manuais ?
Putz…

É realmente muito ruim esse descaso com os usuarios por parte das operadoras, aqui aconteceu uma coisa miuto engraçada, nos queriamos comprar celulares da TIM e havia um vendedor que eu acho qeu nao queria nos vender de forma alguma pra nos pq estavamos atras desses celulares a um tempo, e ligavamos pro cara e nada, e eram os tops de linha da tim que iriamos comprar não era qualquer um… e precisavamos dos celulares para a feira que expusemos estes projetos de aplicações para celulares, e a TIM nos deixou na mão, pois sempre prometia os celulares e nada… passou a feira a tres semanas ja e ainda nada de celulares… e na feira tivemos que ficar apenas com um celular e os emuladores… o qeu seria muito melhor com os celulares neh ;/

Bom, só uma historinha… para complementar a idéia de vcs!

Até a proxima!

Olá a todos!!

Bem acabei de adquirir um C55 e estou aprendendo J2ME. Lendo na web soube q o pararelho tem q ser ativado para aceitar java. Como faço isso? Alguem sabe um tutorial, site q ensine isso. Como faço para sincrozinar a aplicação java com o celular? Tem alguma IDE boa pra programar? Como podem ver tou realmente iniciando, pois minhas duvidas são muitas e basicas. Por favor quando forem responder essas duvidas, se puderem mandar direto para o meu e-mail pessoal ficaria grato.

Meu e-mail é thiagolcarvalho81@yahoo.com.br

Esperando resposta, despeço-me.

Muito Grato,
Thiago Leite.

[quote=“thiagolc23”]Lendo na web soube q o pararelho tem q ser ativado para aceitar java. Como faço isso?
Alguem sabe um tutorial, site q ensine isso.
Como faço para sincrozinar a aplicação java com o celular?
[/quote]
Não existe tal procedimento. O aparelho por si só já está pronto para executar aplicações Java. É só mirar o microbrowser na URL onde a aplicação está e fazer o download.

Tem sim: Eclipse

Aproveite o fórum. Tem muita coisa que você pode usar por aqui e que responde as principais dúvidas básicas.

Sinto muito. Isto acabaria com o propósito do fórum que é compartilhar conhecimento.

O espírito de um fórum é a troca de experiências e a ajuda de e para todos. Não faça este tipo de pedido, quem puder tirar a sua dúvida, que o faça pelo fórum, para que todos possam aprender com ela também :wink:

EDIT: Não tinha visto a mensagem do boone, deve ser o sono :silly: