Midlet acessando internet: Existe tarifação pela operadora?

16 respostas
P

A tarifação WAP só vai ser aplicada no momento do download da aplicação para o celular, visto que é através do WAP que você vai acessar via HTTP uma página contendo a referencia ao arquivo JAD, certo ?
Pelo que tenho visto por aí, o esquema normalmente é este…

Uma vez a aplicação instalada, mesmo eu não estando mais conectado a internet via WAP (microbrowser fechado), se a minha midlet tentar fazer a conexão com uma URL qualquer, ela vai conseguir ?
Se sim, este tráfego é tarifado pela operadora ou a operadora só tem como tarifar o acesso que é feito pelo microbrowser ?

Alguém aqui já tem algo neste sentido ?
Sim, porquê uma coisa é você testar com o emulador o acesso, outra é vc ter o aparelho e ver seus gastos com WAP, aumentarem,aumentarem…pré-pago então sofre…

16 Respostas

urubatan

isto depende da operadora,
por exemplo, a TIM não ta cobrando o acesso via GPRS até agora, mas parece que mes que vem eles vão começar a cobrar :frowning:

se bem que vai ser uns R$ 5 por mes :slight_smile:

Bani

A TIM está nessa de “só mais dois meses” desde março, quando começou o serviço!

Bom, como o urubatan disse, vai depender da operadora. A que eu conheço melhor é a Oi, já que tive altos traumas quando configurava o plano de preço de dados deles (na triste época em que eu trabalhava com Siebel e um pau no banco de dados no momento errado deixava os modelos de produtos totalmente inconsistentes e inacessíveis).

No caso, eles tinham diversos planos para tráfego de dados, desde os ilimitados até os que tinham um certo limite por mês e aí cobravam os Mbs adicionais se ultrapassasse esse limite.
De qualquer forma, o importante é que a maioria das operadoras estão adotando uma estratégia diferenciada para a tarifação de dados, ou seja, não tem nada a ver com WAP, em que é cobrado por tempo, e por isso sai muito mais barato.

E mesmo para instalar o programa, não precisa ser via WAP. Provavelmente vai ser através do OTA (over-the-air provisioning), que se não me engano não tem nada a ver com WAP.

R

É isso mesmo Bani.
A TIM começa a faturar a partir de outubro (recebi uma correspondência deles).
No GPRS o telefone fica conectado o tempo todo mas a tarifação é por KB trafegado, segundo a correspondência …
Tem uma tabela com valores regressivos. Quanto mais tráfego menor o custo do KB.

jujo

Olá pessoal,
eu trabalho com a tecnologia J2ME desenvolvimento para celulares com aplicações corporativas e pessoais moro no paraná, e por aqui conforme informações do genrente de telecomunicações da TIM eles não sabem ainda o que fazer com a banda, a qual continua bem Instavel temos um Siemens C55 e ele vive fora do ar, o prazo para a oficialização da rede GSM/GPRS aqui ainda esta imprevista. Ja no caso da VIVO aqui ja esta na frente com a CDMA/1xRTT o qual funciona na maior parte do tempo embora hajam varias reclamações quanto a isto, e eles já tem um plano de tarifação para o MB trafegado qeu eh de R$ 6,00 por mes.
E quanto a transmissão via MIDlet é tarifado sim, mas desta maneira que eu te falei, embora as MIDlet’s não usem o WAP, mas sim diretamente o HTTP para requisições.

Bom é isso pessoal, em breve estarei disponibilizando um Tutorial completo sobre a criação de MIDlet’s para celulares no Portal JAVA www.portaljava.com.br, interessados acessem o site, creio que até semana que vem esteja disponível ja!

Abraços. :roll:

R

Olá Jujo.
Queria te perguntar sobre o C55.
O que você está achando do aparelho?
Quanto de memória ele têm?
Tem acessórios para para PC?
Que tipo de aplicação ele suporta?
Dá umas dicas aí…

Um abraço.

jujo

“Régis Steigleder”:
Olá Jujo.
Queria te perguntar sobre o C55.
O que você está achando do aparelho?
Quanto de memória ele têm?
Tem acessórios para para PC?
Que tipo de aplicação ele suporta?
Dá umas dicas aí…

Um abraço.

O C55 é um aparelho bem bonito neh cara… pequeninho, design bonito… mas sei la não gostei muito dele visor pequeno e tambem pq GSM aqui ainda num esta bem concretizada, depois foi um sacrificio para conseguirmos colocar figura naquilo la, não há especificações para desenvolvimento nele… e preto e branco(no caso dele laranjado) já era neh cara… eu optaria pelo Nokia 3586 acho que eh o melhor custo beneficio que eu vi ateh agora, é CDMA/1xRTT roda java, é colorido o unico defeito é que ele nao baixa aplicativos da internet vc tem que baixar para o seu pc e dai com um programa transferi-lo para o celular… soh peca nisso… bom de resto acho que eh legal… tem um outro nokia acho que c333 algo assim, nossa aquele sim eu achei muiiiito bom…

bom é isso amigo!

Qualquer coisa mais! Entre em contato!!

[]'s!!!

jujo

Bom eu comentei que um celular era show de bola… então me enganei no modelo e fabricante… hahaha ou seja errei em tudo…

O fabricante eh Motorola e o modelo eh o c350!!
se quizer conhecer mais do aparelho acesse:

http://www2.timsul.com.br/interna.asp?item=14&pagina=aparelhos

porém nunca usei este aparelho!! ateh mais!

R

É. Parece bala mesmo!

E com um preço muito bom!

Valeu a dica!

Bani

Até onde eu sei o 3586 não roda Java…
Apenas o 3586i, que não tem no Brasil.

jujo

“Bani”:
Até onde eu sei o 3586 não roda Java…
Apenas o 3586i, que não tem no Brasil.

Caro colega, :roll:
Eu trabalho com um aparelho Nokia 3586 rodando Midlets Java que eu mesmo desenvolvo. Se tu quizeres conferir no manual explica certinho com intalar e rodar um Aplicativo java conforme o link abaixo!
http://www.nokia.com.br/produto/pdf/PT3586.9356335.pdf na pagina 126 começa a falar sobre o assunto!
E este aparelho como eu ja comentei eh legalzinho até, porem temos um ainda mais barato da nokia que eh o modelo 2280 que também roda Java!
Ahhh só uma curiosidade, apartir do ano que vem a nokia só produzirá aparelhos com Java, desde os mais baratinhos que é o caso do 2280 até o mais caro!

Obrigado pela atenção!
Até a proxima! :roll:

Bani

Desculpe!
É engraçado que se você vai no site da Nokia e olha as especificações técnicas do Nokia 2280, está lá “Suporta J2ME”. E do 3586 não.
Assim fica difícil pra gente escolher os celulares! :frowning:

P

Bani,

Isto é o descaso como nós aqui no Brasil somos tratados…
Se o próprio fabricante não faz questão de dizer o que cada aparelho REALMENTE faz, o que dirá do resto da cadeia…

Ser desenvolvedor no Brasil e ser aventureiro, desbravador, é lutar contra as dificuldades que os próprios fornecedores de tecnologia geram…muito mais do que lá fora, visto que ainda aqui, reina o pouco caso…

Parece que nem fabricantes querem vender mais aparelhos e nem operadoras querem ganhar mais dinheiro com serviço, visto que somos tratados de uma forma tão chinfrim que chega a desistimular…

No manual do aparelho (PDF) consta que ele suporta aplicações Java.
Eu fiquei sabendo que este modelo suportava foi através de outro site e para confirmar, baixei o manual para ter certeza.

Imagina se eu quiser saber quais os aparelhos da Nokia realmente suportam Java ! Será que terei que baixar todos os manuais ?
Putz…

jujo

É realmente muito ruim esse descaso com os usuarios por parte das operadoras, aqui aconteceu uma coisa miuto engraçada, nos queriamos comprar celulares da TIM e havia um vendedor que eu acho qeu nao queria nos vender de forma alguma pra nos pq estavamos atras desses celulares a um tempo, e ligavamos pro cara e nada, e eram os tops de linha da tim que iriamos comprar não era qualquer um… e precisavamos dos celulares para a feira que expusemos estes projetos de aplicações para celulares, e a TIM nos deixou na mão, pois sempre prometia os celulares e nada… passou a feira a tres semanas ja e ainda nada de celulares… e na feira tivemos que ficar apenas com um celular e os emuladores… o qeu seria muito melhor com os celulares neh ;/

Bom, só uma historinha… para complementar a idéia de vcs!

Até a proxima!

T

Olá a todos!!

Bem acabei de adquirir um C55 e estou aprendendo J2ME. Lendo na web soube q o pararelho tem q ser ativado para aceitar java. Como faço isso? Alguem sabe um tutorial, site q ensine isso. Como faço para sincrozinar a aplicação java com o celular? Tem alguma IDE boa pra programar? Como podem ver tou realmente iniciando, pois minhas duvidas são muitas e basicas. Por favor quando forem responder essas duvidas, se puderem mandar direto para o meu e-mail pessoal ficaria grato.

Meu e-mail é [email removido]

Esperando resposta, despeço-me.

Muito Grato,
Thiago Leite.

P

“thiagolc23”:
Lendo na web soube q o pararelho tem q ser ativado para aceitar java. Como faço isso?
Alguem sabe um tutorial, site q ensine isso.
Como faço para sincrozinar a aplicação java com o celular?

Não existe tal procedimento. O aparelho por si só já está pronto para executar aplicações Java. É só mirar o microbrowser na URL onde a aplicação está e fazer o download.

Tem sim: Eclipse

Aproveite o fórum. Tem muita coisa que você pode usar por aqui e que responde as principais dúvidas básicas.

Sinto muito. Isto acabaria com o propósito do fórum que é compartilhar conhecimento.

jcranky

O espírito de um fórum é a troca de experiências e a ajuda de e para todos. Não faça este tipo de pedido, quem puder tirar a sua dúvida, que o faça pelo fórum, para que todos possam aprender com ela também :wink:

EDIT: Não tinha visto a mensagem do boone, deve ser o sono :silly:

Criado 29 de setembro de 2003
Ultima resposta 22 de out. de 2004
Respostas 16
Participantes 7