MIDP/palm

ola pessoal,
vcs acham que o MIDP eh bom para programar para palm? Eu sei que com ele se mantem portabilidade para celular, porem eu gostaria de fazer algo mais elaborado no palm usando j2me (nao quero superwabba). Existe um PDA profile ja em funcionamento?
O MIDP nao tem muitos componentes legais para palm, neh verdade?

Olá!!!

Eu uso o MIDP/CLDC para prpgramar em Palm e sinceramente acho uma caca. Tudo porque o Palm só aceita a versão 1.0 desses elementos. O que não é muito amigável quando se quer aplicações mais elaboradas. Sem falar que a interface gráfica não é das melhores.

O PDA Profile já está na ativa sim e disponível no WTK 2.2. Mas creio que ele não rode no Palm por utlizar recursos do MIDP/CLDC 2.0

Não fiz o teste ainda, se alguém já fez, me corrijam por favor!

Há uma implementação de MIDP 2.0 da IBM para Palms mais “modernos”, mas não me lembro agora do link… Se achar poste aqui para a gente :wink:

Como disse o Gangrel-br, é possível sim usar a MIDP 2.0 nos Palm´s, basta usar o Websphere MicriEdition, e baixar a JVM da IBM no Palm, e usar o conversor que vem junto vom o WME para gerar os .prc da MIDP 2.0

tudo gratis amigos?

OOOoooopppsss! Não estou muito certo disso não… Mas não tenho certeza. De qualquer forma, é só para Palms mais novos, no meu M130 por exemplo nem rola… :frowning:

tudo gratis desde que vc tenha comprado seu palm (se nao me engano) depois de 2003!
eu comprei meu Tungsten E ano passado e tive direito à kvm da ibm com midp2… e funciona mto bem!!

mas, se vc precisar comprar, nao eh caro… se nao me engano, eh uns 6 dolares

Entao acho q podemos concluir algumas coisas…
Se eu for programar em java apenas para palm, entao eh melhor usar o SuperWaba, pois ele suporta quase todos os palms e possuem muitos componentes para vc trabalhar. Porque nao MIDP 2.0, pq apesar de ele possuir mais componentes do q o MIDP 1.0, ele nao roda nos palms antigos, soh a partir dos Zire 71 e tungsten E.
O MIDP 1.0 tb seria uma saida, mas como eu disse, possui poucos componentes para se trabalhar com palm, ja que o palm possui mais recursos do q os celulares.

Concordam?

=)

legal, é isso ai…
Eu ainda sou da opinião que o SuperWaba é muito melhor que o J2ME para palm, mesmo que MIDP2.0… te da muito mais recursos, e acessos a hardware…

sinceramente, tem qeu surgir algum PDAP muito bom para bater o SuperWaba.

Abraços!

É triste isso, mas tenho que concordar que ninguém bate o Superwabba na programação para Palm…

O único problema é perder a portabilidade… isso é um saco!

Eu não tenho certeza que a JVM da IBM só funciona dos Tungsten e nos Zires, onde viram isso?

Na pagina palmsource.com diz isso…
eh a JVM do MIDP 2.0 que soh roda no tungsten e Zire 71 em diante.

humm, explicado, é eu fiz um teste com o Zire 72 e funcionou perfeitamente…