Minha aplicação usa muita memoria RAM, porque?

Olá.
Fiz uma aplicação que ficou com 4MB, porém usa muita memoria RAM.
Penso que não estou a fazer as conexões a base de dados da maneira correta.
Na minha aplicação, tenho um botão que ao clicar, faz conexão com a base de dados e retorna os dados necessários.
Cada vez que clico nesse botão, vou ao “gestor de tarefas” do aparelho e verifico que a memória RAM utilizada aumenta, e mesmo após fechar a activity não diminuiu, ou seja, cada vez que clico no botão só aumenta a utilização da memoria RAM.
Eu vi que chegou a 64MB e 40% da CPU.

É normal isso acontecer? ou ao fechar a activity deveria diminuir a memoria RAM utilizada.
Todas as imagens da aplicação estão em PNG, a maioria transparente.
Utilizo 4 fontes que não são do sistema.

Porque está a usar muita memoria RAM?
Sou iniciante em android. Agradeço a ajuda.
Obrigado.

Lembre-se que a Activity não “morre” ao você sair dela. Por isso o consumo de memória pode permanecer igual. Em geral, o próprio sistema se responsabiliza por encerrar a sua Activity quando necessário.

Pra saber por que está consumindo muita memória, você precisa analisar exatamente o que está fazendo. Será que você não está carregando objetos demais quando faz a conexão com o banco?

Olá wagnerfrancisco, obrigado pelo seu tempo.
Melhorei a performance do fonte, diminuiu um pouco a utilização da memoria RAM.
Mas reparei em uma coisa, quando removo a aplicação e volto a instala-la, a utilização da memoria RAM fica nos 11/12 MB, porém ao fechar a aplicação e abrir novamente, passa a 24MB, depois fechei e abri novamente passou para 34MB…
Como o “gestor de tarefas” contabiliza a memoria utilizada?
Pelo que entendi esta acumulando e não voltando ao inicio.

Estou usando na minha aplicação um scheduler, através do “AlarmManager”.
Será que é por isso? Penso que não.

Aplicação como o foursquare, por exemplo, no meu aparelho chegar a consumir 32MB da memoria RAM, mas se desligar a aplicação e voltar a abri-la volta ao normal, consome 11MB.
Porque é que a minha aplicação continua a acumular esses valores? se eu abrir e fechar a minha aplicação 12 vezes, chega a 140MB, o que leva a travar o aparelho por alguns instantes.

Agradeço a ajuda.