Numa operadora GSM, vou ter meu celular conectado 24 horas por dia a internet, via GPRS. Minha midlet a qualquer momento, pode disparar uma conexão para qualquer lugar e obter uma resposta. até ai, sem problemas.
Numa operadora CDMA, como isto funciona ?
Na tecnologia CDMA, você tem o acesso WAP, que depende do microbrowser, mas você não está 24 horas por dia conectado.
Me disseram que para conexões a internet, é necessário discar um número (como se fosse um provedor) para aí entrar na rede. É assim que funciona com notebooks e PDA quando utilizam os serviços de dados da Vivo, me disseram (ZAAP,etc…)
É verdade mesmo ?
Se sim, a Midlet não consegue discar um número, certo ?
Como eu poderia resolver isto ? Vou ter que depender do ser-humano, discar, para daí acessar a midlet ?
Na API do celular que vc estiver desenvolvendo, terá uma classe chamada Call, com ela vc pode discar, enviando como parâmetro o número do celular.
Um exemplo disso são os celulares da Siemens.
Quanto ao CDMA não sei te dizer como funciona.
Tambem nao ponho minha mao no fogo por essa informacao, e o meu celular CDMA ta looooonge de ter Java (StarTAC '97 :)), mas faz sentido o SO do celular interromper a aplicacao e pipocar uma telinha de “Discar para o provedor de dados? S/N” pro usuario sempre que uma Connection a meios externos (http, sockets) for tentada. Ou seja, pro usuário é só questão de decidir se ele vai deixar a aplicação conectar ou não, e pro programador é só fingir que está sempre conectado.
Não posso depender de API proprietária do fabricante X ou Y, até porquê, para determinar em run-time qual é o fabricante ou modelo do celular,não existe um modo padrão via MIDP.
Será que ninguém do fórum aqui desenvolve aplicações tendo por base celulares CDMA ?