movimentação e colisão com j2me

Estou tentando fazer um jogo bem simples em j2me, mas como sou iniciante estou com vários problemas. O maior problema q estou passando agora e quando a movimentação do personagem na tela.
O jogo é o sokoban, ou box world para alguns, para quem não sabe é o jogo onde tem q ficar empurrando caixas.

as paredes do cenário eu fiz usando tiled e o personagem é um sprite, fiz a função para o personagem andar pela sala e até ae tudo bem, mas quando fui colocar a colisão com as paredes ae deu zica.

Fiz 4 funções de colisão dentro da classe do personagem e na classe GameScreen, que estende a GameCanvas, coloquei um conjunto de else if que pegam o botão que foi pressionado e chama e chama a função de colisão especifica para ver se houve ou não colisão. O problema é que quando o personagem colide com a parede seja em qualquer direção ele tá parando de se mover em todas as outras tb. Alguem sabe como posso resolver isso?

Segue esse pedaço do meu código.

//Classe do Personagem

public class PlayerSprite extends Sprite{

public boolean ColisaoCima(boolean key,TiledLayer other){
if(key && collidesWith(other, true))
return true;
else
return false;
}

public boolean ColisaoBaixo(boolean key,TiledLayer other){
    if(key && collidesWith(other, true))
        return true;
    else
        return false;
}

public boolean ColisaoDireita(boolean key,TiledLayer other){
    if(key == true && collidesWith(other, false))
        return true;
    else
        return false;
}

public boolean ColisaoEsquerda(boolean key,TiledLayer other){
    if(key && collidesWith(other, false))
        return true;
    else
        return false;
}

}

//Clase Game Screen

public class GameScreen extends GameCanvas implements Runnable, CommandListener{

int keyStates = getKeyStates();

//Player na posição original
    player.setFrame(0);

// Player Moves
    boolean esquerda = (keyStates & LEFT_PRESSED) != 0;
    boolean direita = (keyStates & RIGHT_PRESSED) !=0;