Na sua opinião, qual a melhor maneira de comunicar um midlet com o servidor?

Opa pessoal blz ?

Eu estou trabalhando com um projeto novo agora, que vai ter dois módulos: um rodando em celular (JME), e o outro utilizando um web server.

Na verdade o projeto ja estava em andamento quando me colocaram nele.
Até o momento o web server é desenvolvido com Struts e a comunicação entre o JME e o server é realizada com SOAP (através das bibliotecas kObject, kXML e kSOAP).
Este sistema era desenvolvido por outra empresa. Só que eu não gostei nenhum pouco do que ja está feito, e como sou responsavel pelo projeto agora, vou propor refazer algumas coisas, ou quase tudo hehehe.

Minha idéia é mudar o server para utilizar JSF (eu sei que é até parecido com struts mais decidi migrar por ter mais fluência neste framework…).
Na parte do web server, nenhuma dúvida, sei exatamente como desenvolver a parte web do projeto.

Agora, estou com dúvida no que se refere a comunicação entre esse web server e a aplicação JME que vai estar rodando no celular.
Quando eu fiz uma aplicação JME para comunicar com um servidor, eu criei conexões socket para passar os dados (até porque era outro escopo, o servidor no caso era uma aplicação JSE executando no computador…), mais eu acredito que para este meu caso isto iria dificultar e muito meu desenvolvimento.

Gostei da idéia do SOAP para a comunicação, principalmente pelo fato deu ja usar bastante XML.

O que vocês usam para fazer este tipo de comunicação ?
Alguma sujestão de biblioteca ? API ?

Qualquer sujestão por favor posta ai que vai me ajudar bastante a decidir o que fazer.

Obrigado
Rodrigo Kerkhoff

Você já procurou algum framework de Web Services mais elaborado, para rodar no disposito?

SOAP é a base de 99% dos frameworks de web services e em alguns dispositivos é a única opção. Antes de optar por empactor e desempacotar SOAP no braço, eu investigaria um framework tipo Axis.

Você diz um framework do lado mobile para enviar/receber o SOAP ?
Dei uma pesquisada por cima só no kSOAP (q ja é usado no projeto) como falei no post. Não tive tempo para pesquisar mais pois ainda estou estudando o projeto, e como ele foi porcamente documentado, ou melhor, praticamente nada documentado, ja viu né ? To tendo que analizar linha por linha de código praticamente.

Você tem alguma sujestão ? Ou o kSOAP é uma boa escolha ?
Pelo que estou vendo no código ele é bem simples, em 2 ou 3 linhas de código você ja faz a chamada ao web service…

[quote=Franklin]
SOAP é a base de 99% dos frameworks de web services e em alguns dispositivos é a única opção. Antes de optar por empactor e desempacotar SOAP no braço, eu investigaria um framework tipo Axis.[/quote]

Valeu pela dica…
O axis também ja é usado no projeto, e em outro projeto que eu estou desenvolvendo ele também é usado. Mais como neste segundo projeto eu estou usando OpenLaszlo, o axis é gerenciado automaticamente (creio eu), nunca precisei fazer nada específico nele. Unica coisa que eu preciso fazer na verdade é criar o servlet no meu web.xml…

Você tem alguma sujestão além do axis ? Ou ele é realmente bom para gerenciar o soap do lado do servidor ?

Att.
Rodrigo Kerkhoff