Nao consigo selecionar item do listview[RESOLVIDO]

Bom dia,
eu criei uma lista alimentada por uma tabela do banco e carregada por um adapter, a lista e exibida normalmente, o problema ocorre na hora de selecionar um item da lista, pois nada acontece…
o método que estou usando para selecionar itens da lista: @Override protected void onListItemClick(ListView lista, View v, int position, long id){ super.onListItemClick(lista, v, position, id); AlertDialog.Builder dialog = new AlertDialog.Builder(ListaGuiaActivity.this); dialog.setTitle("GUIA"); dialog.setMessage("DESEJA CORRIGIR ESTA GUIA?"); dialog.setPositiveButton("SIM", new DialogInterface.OnClickListener() { @Override /Verifica se preencheu o estoque inicial public void onClick(DialogInterface arg0, int arg1) { Intent itGuia = new Intent(ListaGuiaActivity.this, Guia.class); startActivity(itGuia); } }); dialog.setNegativeButton("NÃO", new DialogInterface.OnClickListener() { @Override public void onClick(DialogInterface arg0, int arg1) { // Continua na tela } }); dialog.show(); }

alguém pode me ajudar?

Tu não deveria usar um setOnItemSelectedListener ao inves do OnClickListener?

Você deve usar “setOnItemClickListener”

	@Override
	protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
		// TODO Auto-generated method stub
		super.onCreate(savedInstanceState);
		setContentView(R.layout.menu_city);

		String City[] = { "São Paulo", "Santos" };
		ArrayAdapter<String> adapter = new ArrayAdapter<String>(Cidades.this,
				android.R.layout.simple_list_item_1, City);

		ListView listaCidades = (ListView) findViewById(R.id.imageList);
		listaCidades.setAdapter(adapter);
		listaCidades.setOnItemClickListener(new OnItemClickListener() {

			@Override
			public void onItemClick(AdapterView<?> adapter, View view,
					int position, long id) {
				int cheeses = position;
				if (cheeses == 0) {
					Intent intent = new Intent("android.intent.action.SAOPAULO");
					startActivity(intent);
				}
			}
		});
	}

Um pouco de código para vocês ^^
Boa sorte!

Ja testei com esses métodos também, mas o resultado foi o mesmo, não selecionou nada, lembrando que meus dados vem de uma tabela, eu utilizo esse método:

private void carregarLista(){ List<Guia> guias = null; GuiaDAO gDAO = new GuiaDAO(ListaGuiaActivity.this); guias = gDAO.listaGuias(); setListAdapter(new GuiaAdapter(this, guias)); }

E a lista e exibida normalmente, so e problema na hora de selecionar algo.

[quote=elisedalbello]Ja testei com esses métodos também, mas o resultado foi o mesmo, não selecionou nada, lembrando que meus dados vem de uma tabela, eu utilizo esse método:

private void carregarLista(){ List<Guia> guias = null; GuiaDAO gDAO = new GuiaDAO(ListaGuiaActivity.this); guias = gDAO.listaGuias(); setListAdapter(new GuiaAdapter(this, guias)); }

E a lista e exibida normalmente, so e problema na hora de selecionar algo.[/quote]

Estranho pq o método que todos vão te dar para acessar o item da lista é esse… Você poderia colocar todo o código para examinarmos pq a principio para pegar tal posição e realizar uma ação apenas pelo setOnItemClickListener… Se você quiser testar de novo disponibilizar o log algo que possamos examinar mais afundo o seu codigo fica mais facil a compreenção!

Obrigado!

Pode ter alguma view (provavelmente um textview) evitando que o “toque” chegue na listview.
para testar coloca essas propriedades nos elementos internos:

android:focusableInTouchMode="false" android:clickable="false" android:focusable="false"

Coloquei as opções no XML, os textview’s ficaram assim: <TextView / android:id="@+id/txtMotorista" android:bellow="@id/txtData" android:layout_width="270dp" android:layout_height="wrap_content", android:textAppearance="?android:attr/textAppearanceMedium" android:focusableInTouchMode="false" android:focusable="false" android:clickable="false" />

e minha list view assim:

<ListView android:id="@+id/listaGuia" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="wrap_content" > </ListView>

minha lista tem apenas textView’s, e eu ate mandaria o que aparece no LogCat, mas não aparece nada, nenhum erro, printStackTrace, nada, e como se eu não tivesse clicado.

O Layout da lista usa como base uma Listview ou algum outro Layout onde a listview esta ?

Para estar usando esse listener é para estar implementando uma ActivityList, então, o Layout base tem que ser uma listView.

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <ListView xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" > </ListView>

O problema e que eu estava usando scrollview no meu layout xml, foi só retirar que funcionou…

[quote=fabriciov]Pode ter alguma view (provavelmente um textview) evitando que o “toque” chegue na listview.
para testar coloca essas propriedades nos elementos internos:

android:focusableInTouchMode="false" android:clickable="false" android:focusable="false" [/quote]

Vlw cara.
Funcionou aqui.
Estava usando layout personalizado e o Layout estava sobrepondo a lista. Notifiquei que nenhuma ação era chamada ao clicar sobre a lista e realizei o teste dos atributos XML que você sugeriu. Muito grato.
Abraço.

Nossa, este tópico me ajudou muito agora!
Vale muito apena cada discussão por aqui!
Abraço a todos!

Olá pessoal sou iniciante em programação Android, e estou com uma dificuldade em CheckBoxs e nova tela(fragmento).

Resumidamente, tenho uma tela(Fragmento) [chamaremos de Tela1] com varios Checkboxs são como se fosse “categorias” de algo, e ao selecionar elas e depois clicar no botão Avançar deve abrir a Tela2 onde deve conter as “subcategorias” de cada uma das categorias selecionadas na Tela1 e tbm tem que ser em formato de Checkboxs.

Como faço pra criar estas Telas (Fragmentos) que interagem (avançando e voltando)?
E como faço para a informações (subcategorias) do meus checkboxs selecionados na Tela1 apareçam na Tela2 em formato de novos checkboxs?

P.S.: lembrando que posso selecionar de um à varios checkboxs, que são as categorias [na Tela1], e cada um delas tem de 1 à varios subcategorias que irão aparecer na segunda tela [Tela2] (somente as das categorias selecionadas) como checkboxs.

@Anderson_Baiano vi que voce tem 6 posts e todos com o mesmo texto em diversos tópicos.
Neste caso é mais recomendado abrir um novo tópico na categoria correspondente, fica mais fácil o pessoal te ajudar e não polue outros tópicos.
Espero que consiga ajuda, infelizmente ainda nao manjo muito de fragmentos.

Prezados este topico me ajudou muito, estava com problemas para clicar no item da lv e o código abaixo foi a solução.