Nokia 6600

20 respostas
P

Galera, eu de novo… tentei instalar um aplicativo no Nokia 6600, até instalou bonitinho, mas na hora que eu seleciono ele, ele simplesmente não abre, já verifiquei as configurações e tudo mais, só não estou conseguindo achar as configurações de Java no celular, alguém poderia me dar uma mão ou me dizer porque que o sistema não abre?

20 Respostas

jcranky

Não aparece nenhuma mensagem de erro nem nada? Complicado assim… Você está colocando todos os atributos obrigatórios no manifest e no JAD? Já tive um problema parecido (com outro dispositivo) porque tinha esquecido de colocar o atributo MIDlet-Version

P

Todos os atributos estão certinhos, e não dá nenhu erro, simplesmente “abre” o sistema, a tela fica em branco por alguns segundos e depois volta para o menu, como se tivesse saído da aplicação, isso é MUITO estranho, nunca tinha pensado que pudesse acontecer isso

P

Conteúdo do JAR

Manifest-Version: 1.0
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.0
MIDlet-Name: Menu
Created-By: 1.4.2 (Sun Microsystems Inc.)
MIDlet-Vendor: Unknown
MIDlet-1: Menu, , Menu
MIDlet-Version: 1.0
MicroEdition-Profile: MIDP-2.0
J

nao sei se tem a ver… mas…
em:
se o cel for MIDP 1.0 poderia dar pau?

P

josejorgejr:
nao sei se tem a ver… mas…
em:
se o cel for MIDP 1.0 poderia dar pau?

Dar pau não é para dar, creio que AMS daria uma mensagem ao usuário.

Bem, agora se alguém quiser testar e postar aqui o resultado…

De qualquer forma, o celular que ele tá testando é MIDP 2.0.

C

O aparelho 6600 foi o primeiro da Nokia com MIDP 2.0
Ele tem muuuuitos bugs.

Existe até um documento da Nokia dizendo todos os bugs já encontrados. Já tive acesso a ele e garanto que não são menos de 100 páginas A4.

A quantidade de bugs depende da versão do firmware.
Por incrível que pareça a versão 4 é pior que a 3.
Vc precisa digitar uns números mágicos no celular pra saber qual a sua versão. Procure no google.

O problema que eu tive foi ao utilizar o Calendar na versão 4 do firmware.

Já testou em outros aparelhos? Vc realmente está utilizando alguma api do MIDP 2.0? O n-gage ou o 3650 são mais estáveis.

Boa Sorte.

P

Acabou de passar um 6600 na minha mão e confimo o pau que deu com o Ping.

Dois problemas visíveis:

1 - Ele é temperamental para reconhecer um JAD e baixar a aplicação. Ora funciona, ora não.

2 - As vezes é difícel reinstalar a aplicação, pois ele diz que o arquivo está corrompido, ou algo assim.

Enfim, ele é um belo aparelho:

Synbian, com câmera, boa tela, generosa quantidade de memória (SD Card de 32Mb), dá para vc gravar a aplicação no SD Card,etc.etc.etc.

É uma pena que contenha estes bugs, os quais, para alguns existem workwarounds descritos no documento citado no outro post.

louds

Algumas notas:

-O 6600, assim como todo serie 60, usa MMC.
-O ngage e o 3650 são MIDP 1.0 (o 3660 é MIDP 2.0)

jcranky

louds:
Algumas notas:

-O 6600, assim como todo serie 60, usa MMC.
-O ngage e o 3650 são MIDP 1.0 (o 3660 é MIDP 2.0)

Segundo o forum nokia o 3660 também é MIDP 1.0:
http://www.forum.nokia.com/main/0,016-2055,00.html?model=3660

P

Ou seja, ela aceita os dois tipos de padrão (SD/MMC), certo ?

Vi a especificação no site que diz MMC, mas o cartão que estava nele era do tipo SD. É do mesmo tipo que vem no 6230.

louds

Os serie60 foram projetados para usar cartões MMC ou RCMMC nos mais novos.

As diferenças são poucas, SD tem 2 pinos a mais e o switch lateral p/ bloquear escrita.

Enfim, se vc formatou um SD como SD, não vai conseguirá usá-lo em um leitor de MMC. Fora isso as diferenças são preço e performance.

gangrel-br, realmente, o 3660 também é MIDP 1.0.

P

boone:
Acabou de passar um 6600 na minha mão e confimo o pau que deu com o Ping.

Dois problemas visíveis:

1 - Ele é temperamental para reconhecer um JAD e baixar a aplicação. Ora funciona, ora não.

2 - As vezes é difícel reinstalar a aplicação, pois ele diz que o arquivo está corrompido, ou algo assim.

Enfim, ele é um belo aparelho:

Synbian, com câmera, boa tela, generosa quantidade de memória (SD Card de 32Mb), dá para vc gravar a aplicação no SD Card,etc.etc.etc.

É uma pena que contenha estes bugs, os quais, para alguns existem workwarounds descritos no documento citado no outro post.

Conseguiste resolver os problemas?

Rafael_Steil

Parece que varios desses bugs sao resolvidos com o update do firmware. Alguem sabe de um centro tecnico que faca isso?

Rafael

P

Olha, na documentação eles deixam claro que não iria ter atualização para este aparelho.

Se vc encontrar por aí, desconfie.

As correções estão em outros aparelhos.

Rafael_Steil

hhm… fui em varios foruns, inclusive da symbian, e o pessoal confirmava que tinham atualizado o firmware em autorizadas. Bom, vou ligar pro suporte da Nokia.

Rafael

P

Rafael Steil:
hhm… fui em varios foruns, inclusive da symbian, e o pessoal confirmava que tinham atualizado o firmware em autorizadas. Bom, vou ligar pro suporte da Nokia.

Rafael

Se existir tal atualização, então podemos dizer que foi uma falha da Nokia em não ter atualizado o pdf disponibilizado com os “Issues” referentes a este aparelho.

Lá claramente diz que não haverá atualização do firmware e que os bugs vão permanecer como estão. Alguns tem workaround, outros não.

Rafael_Steil

Bom, sei la… conheco nada desse mundo ainda. A thread que eu vi foi http://www.allaboutsymbian.com/forum/showthread.php?t=25946

Rafael

Rafael_Steil

Falando com um pessoal bem envolvido com celulares, foi me dito que de fato eh possivel atualizar o firmware, mas que conseguir isso no Brasil eh praticamente impossivel.

Sucks… o jeito eh usar a versao bugada mesmo.

Rafael

wchagas

Eu tentei instalar o .jar aqui no meu aqui 6600, mas no meio da instalação dá uma mensem de erro: “Invalid Manifest”. O que é isto? é um arquivo que tem que ir junto?

wchagas

Pessoal, é o seguinte:

Pesquisei, corri atrás, me virei como pude e consegui instalar e ele rodar sem erro. Para isto você vai precisar de instalar no seu computador o SDK do Nokia serie 60. Faz o cadastro no Forum da nokia que lá tem a URL pra baixar. O arquivinho tem um tamanzinho básico de 490MB, então baixa ele a noite e não no seu serviço. Senão o povo tudo lá vai gritar rsrs

http://www.forum.nokia.com

Uma dica: O 6600 requer o SDK S60 2nd Edition

Após instalado o SDK, instale o plugin vinculado dele no seu IDE. Ele tem plugin pro Netbeans, pro SUN developer studio e pro Eclipse integra um monte de coisa com a IDE.

Outra interessante opçao é o Carbide.j, uma IDE propria pra programar para Nokias, funciona também. A versão Express é gratúita.Mas o SDK é mais completão.

Aqui você pode baixar o Carbide:

http://www.pdaexpert.net/artigos/symbian-os/conhecendo-a-familia-de-ferramentas-carbide/

Agora é que vem o “X” da questão. você programa normalmente na sua IDE. Porém, na hora de gerar a package, você vai gerar ela de dentro da interface do SDK pois serão inseridas APIs do telefone. Lá tem como também você montar o manifest. e tudo mais.

Feito isto basta instalar o aplicativo no Nokia que vai funcionar. Aqui tá funcionando beleza. Só o porém que a tela ficou toda desformatada, mas pra quem até o meio dia não conseguia nem instalar, já foi um dia ganho e tanto hehehe…

Mas uma boa dica é você se cadastrar no forun deles. Lá tem tudo a nível de informação pra quem vai trabalhar com Nokia. Só que lá eles tem uma queda é por C++, por causa do Symbian…

Criado 14 de janeiro de 2005
Ultima resposta 23 de abr. de 2008
Respostas 20
Participantes 8