Galera, eu de novo… tentei instalar um aplicativo no Nokia 6600, até instalou bonitinho, mas na hora que eu seleciono ele, ele simplesmente não abre, já verifiquei as configurações e tudo mais, só não estou conseguindo achar as configurações de Java no celular, alguém poderia me dar uma mão ou me dizer porque que o sistema não abre?
Não aparece nenhuma mensagem de erro nem nada? Complicado assim… Você está colocando todos os atributos obrigatórios no manifest e no JAD? Já tive um problema parecido (com outro dispositivo) porque tinha esquecido de colocar o atributo MIDlet-Version…
Todos os atributos estão certinhos, e não dá nenhu erro, simplesmente “abre” o sistema, a tela fica em branco por alguns segundos e depois volta para o menu, como se tivesse saído da aplicação, isso é MUITO estranho, nunca tinha pensado que pudesse acontecer isso
Conteúdo do JAR
Manifest-Version: 1.0
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.0
MIDlet-Name: Menu
Created-By: 1.4.2 (Sun Microsystems Inc.)
MIDlet-Vendor: Unknown
MIDlet-1: Menu, , Menu
MIDlet-Version: 1.0
MicroEdition-Profile: MIDP-2.0
nao sei se tem a ver… mas…
em:
se o cel for MIDP 1.0 poderia dar pau?
[quote=josejorgejr]nao sei se tem a ver… mas…
em:
se o cel for MIDP 1.0 poderia dar pau?
[/quote]
Dar pau não é para dar, creio que AMS daria uma mensagem ao usuário.
Bem, agora se alguém quiser testar e postar aqui o resultado…
De qualquer forma, o celular que ele tá testando é MIDP 2.0.
O aparelho 6600 foi o primeiro da Nokia com MIDP 2.0
Ele tem muuuuitos bugs.
Existe até um documento da Nokia dizendo todos os bugs já encontrados. Já tive acesso a ele e garanto que não são menos de 100 páginas A4.
A quantidade de bugs depende da versão do firmware.
Por incrível que pareça a versão 4 é pior que a 3.
Vc precisa digitar uns números mágicos no celular pra saber qual a sua versão. Procure no google.
O problema que eu tive foi ao utilizar o Calendar na versão 4 do firmware.
Já testou em outros aparelhos? Vc realmente está utilizando alguma api do MIDP 2.0? O n-gage ou o 3650 são mais estáveis.
Boa Sorte.
Acabou de passar um 6600 na minha mão e confimo o pau que deu com o Ping.
Dois problemas visíveis:
1 - Ele é temperamental para reconhecer um JAD e baixar a aplicação. Ora funciona, ora não.
2 - As vezes é difícel reinstalar a aplicação, pois ele diz que o arquivo está corrompido, ou algo assim.
Enfim, ele é um belo aparelho:
Synbian, com câmera, boa tela, generosa quantidade de memória (SD Card de 32Mb), dá para vc gravar a aplicação no SD Card,etc.etc.etc.
É uma pena que contenha estes bugs, os quais, para alguns existem workwarounds descritos no documento citado no outro post.
Algumas notas:
-O 6600, assim como todo serie 60, usa MMC.
-O ngage e o 3650 são MIDP 1.0 (o 3660 é MIDP 2.0)
[quote=louds]Algumas notas:
-O 6600, assim como todo serie 60, usa MMC.
-O ngage e o 3650 são MIDP 1.0 (o 3660 é MIDP 2.0)
[/quote]
Segundo o forum nokia o 3660 também é MIDP 1.0:
http://www.forum.nokia.com/main/0,016-2055,00.html?model=3660
Ou seja, ela aceita os dois tipos de padrão (SD/MMC), certo ?
Vi a especificação no site que diz MMC, mas o cartão que estava nele era do tipo SD. É do mesmo tipo que vem no 6230.
Os serie60 foram projetados para usar cartões MMC ou RCMMC nos mais novos.
As diferenças são poucas, SD tem 2 pinos a mais e o switch lateral p/ bloquear escrita.
Enfim, se vc formatou um SD como SD, não vai conseguirá usá-lo em um leitor de MMC. Fora isso as diferenças são preço e performance.
gangrel-br, realmente, o 3660 também é MIDP 1.0.
[quote=boone]Acabou de passar um 6600 na minha mão e confimo o pau que deu com o Ping.
Dois problemas visíveis:
1 - Ele é temperamental para reconhecer um JAD e baixar a aplicação. Ora funciona, ora não.
2 - As vezes é difícel reinstalar a aplicação, pois ele diz que o arquivo está corrompido, ou algo assim.
Enfim, ele é um belo aparelho:
Synbian, com câmera, boa tela, generosa quantidade de memória (SD Card de 32Mb), dá para vc gravar a aplicação no SD Card,etc.etc.etc.
É uma pena que contenha estes bugs, os quais, para alguns existem workwarounds descritos no documento citado no outro post.[/quote]
Conseguiste resolver os problemas?
Parece que varios desses bugs sao resolvidos com o update do firmware. Alguem sabe de um centro tecnico que faca isso?
Rafael
Olha, na documentação eles deixam claro que não iria ter atualização para este aparelho.
Se vc encontrar por aí, desconfie.
As correções estão em outros aparelhos.
hhm… fui em varios foruns, inclusive da symbian, e o pessoal confirmava que tinham atualizado o firmware em autorizadas. Bom, vou ligar pro suporte da Nokia.
Rafael
[quote=Rafael Steil]hhm… fui em varios foruns, inclusive da symbian, e o pessoal confirmava que tinham atualizado o firmware em autorizadas. Bom, vou ligar pro suporte da Nokia.
Rafael[/quote]
Se existir tal atualização, então podemos dizer que foi uma falha da Nokia em não ter atualizado o pdf disponibilizado com os “Issues” referentes a este aparelho.
Lá claramente diz que não haverá atualização do firmware e que os bugs vão permanecer como estão. Alguns tem workaround, outros não.
Bom, sei la… conheco nada desse mundo ainda. A thread que eu vi foi http://www.allaboutsymbian.com/forum/showthread.php?t=25946
Rafael
Falando com um pessoal bem envolvido com celulares, foi me dito que de fato eh possivel atualizar o firmware, mas que conseguir isso no Brasil eh praticamente impossivel.
Sucks… o jeito eh usar a versao bugada mesmo.
Rafael
Eu tentei instalar o .jar aqui no meu aqui 6600, mas no meio da instalação dá uma mensem de erro: “Invalid Manifest”. O que é isto? é um arquivo que tem que ir junto?