Olá pessoal, estou pensando em comprar um celular novo (o meu é um tijolo), e de quebra to pensando em escrever minha monografia sobre J2ME e tal, então estava procurando um celular bom, bonito, que não fosse uma facada, e bom para desenvolver. Achei o Nokia N73 uma boa pedida (R$599 com cartão de 2gb e o escambal), o problema é que li que o Symbian OS na versão 9.1 (a do celular) parece ser meio chata no que diz respeito a “segurança”. Pelo que li parece que para as coisas serem instaladas tenho que fazer algum tipo de certificado de segurança ou assinatura digital que deve ser aprovado… então pá, isso quer dizer que não vou poder fazer meus programinhas e por no celular facilmente? Ou isso é outra coisa e eu intendi errado? Caso alguém tenha o celular também ficaria feliz em ouvir opiniões sobre ele.
E outra coisa, intendo bem pouco de J2ME e celulares por hora (vim do mundo J2EE/J2SE) mas dá pra tipo atualizar o S.O do celular? Ou eles tão atrelados diretamente ao hardware? Não é meramente uma “formatação” e deu?
Obrigado!
Israel