Nokia N73 / Symbian OS = Assinatura?

Olá pessoal, estou pensando em comprar um celular novo (o meu é um tijolo), e de quebra to pensando em escrever minha monografia sobre J2ME e tal, então estava procurando um celular bom, bonito, que não fosse uma facada, e bom para desenvolver. Achei o Nokia N73 uma boa pedida (R$599 com cartão de 2gb e o escambal), o problema é que li que o Symbian OS na versão 9.1 (a do celular) parece ser meio chata no que diz respeito a “segurança”. Pelo que li parece que para as coisas serem instaladas tenho que fazer algum tipo de certificado de segurança ou assinatura digital que deve ser aprovado… então pá, isso quer dizer que não vou poder fazer meus programinhas e por no celular facilmente? Ou isso é outra coisa e eu intendi errado? Caso alguém tenha o celular também ficaria feliz em ouvir opiniões sobre ele.

E outra coisa, intendo bem pouco de J2ME e celulares por hora (vim do mundo J2EE/J2SE) mas dá pra tipo atualizar o S.O do celular? Ou eles tão atrelados diretamente ao hardware? Não é meramente uma “formatação” e deu?

Obrigado!

Israel

[quote=israel.fonseca]Olá pessoal, estou pensando em comprar um celular novo (o meu é um tijolo), e de quebra to pensando em escrever minha monografia sobre J2ME e tal, então estava procurando um celular bom, bonito, que não fosse uma facada, e bom para desenvolver. Achei o Nokia N73 uma boa pedida (R$599 com cartão de 2gb e o escambal), o problema é que li que o Symbian OS na versão 9.1 (a do celular) parece ser meio chata no que diz respeito a “segurança”. Pelo que li parece que para as coisas serem instaladas tenho que fazer algum tipo de certificado de segurança ou assinatura digital que deve ser aprovado… então pá, isso quer dizer que não vou poder fazer meus programinhas e por no celular facilmente? Ou isso é outra coisa e eu intendi errado? Caso alguém tenha o celular também ficaria feliz em ouvir opiniões sobre ele.
[/quote]

O Nokia N73 é muito bom, tenho certeza que irá gostar. Tem flash e um conjunto bom de recursos.
A assinatura de aplicações só é necessária para aplicações que você desenvolver para o S.O. dele (o Symbian) e mesmo assim, se você quiser usar alguns recursos que exijam isto. Você pode muito bem instalar aplicações “UNSIGNED” ou assinar aplicações através do site da Symbian, fora os métodos de hackeamento divulgados em fórums e orkut.

[quote=israel.fonseca]
E outra coisa, intendo bem pouco de J2ME e celulares por hora (vim do mundo J2EE/J2SE) mas dá pra tipo atualizar o S.O do celular? Ou eles tão atrelados diretamente ao hardware? Não é meramente uma “formatação” e deu?

Obrigado!
Israel[/quote]

Você pode atualizar o firmware, que é o conjunto de softwares que vem no aparelho como um todo (S.O., bug fixes de aplicações nativas,etc).
Isto através do Nokia Software Updater, que irá baixar da web isto e atualizar seu aparelho. É necessário cabo e o celular no modo off-line.
Você não pode tornar um celular Symbian 9.1 em 9.2 e vice-versa. Quer dizer, não é que não dá, mas só um cara muito experiente nisto vai fazer certinho (leia-se técnico, hackers). É o tipo de mudança que mexe tão profundamente com o aparelho que os menos avisados (newbies,wannabes,etc) simplesmente matam o celular no processo e ele não funciona mais, se for feito errado.

Obrigado pelas informarmações, mas só mais uma dúvida. Ouvi em algum lugar alguem dizendo que esse N73 é meio velhinho já e talvez não fosse bom compra-lo por isso. O celular ser novo ou velho influencia em algo na hr de comprar?

Ah sim e outra coisa. Dos sistemas operacionais de celular só o Symbian é um S.O bem com feeling de S.O certo? Os outros caem no clássico “menu quadrado com icones”. E o S.O ai na hora de desenvolver muda alguma coisa? Ou no caso de usarmos Java e tal, a dificuldade é a mesma em qualquer plataforma? Por exemplo, se eu pegasse um Sony Ericson da vida e desenvolvesse pra ele, também seria tranquilo?

Para os tempos atuais, o N73 ainda é uma boa escolha, pois muitos aparelhos não tem o processador que ele tem, não tem a câmera que ele tem, não tem bluetooth,etc…enfim, ele não é lançamento, mas assim como N95, se mantém firme e forte no mercado dando um banho em qualquer Iphone…

O Symbian é um S.O. de verdade e diga-se de passagem, bem completo e complexo. Desenvolver diretamente para ele requer além de vc saber C++, Ter muita paciência para aprender as nuances de programa para ele, além de vc Ter que investir na compra de livros estrangeiros para aprender sobre a plataforma. Compensa desenvolver direto quando vc quer usar o máximo do que ele pode oferecer e cujo J2ME não alcança.Ex: Vc quer desenvoler um programa que transforma a sua voz conforme vc fala.

Você pode usar Java para desenvolver para uma miríade de aparelhos, sem muita preocupação.
O preço a se pagar é que alguns recursos do aparelho não são visíveis para o Java, por escolha do fabricante.Ex: Alguns aparelhos não deixam vc tirar foto de dentro da sua aplicação, usando a MMAPI.

Quanto a influenciar se é novo ou velho, acho q vc deve é pensar no q vc quer do aparelho quanto a recursos e qt está disposto a gastar por isto.
Hj ou no futuro vai precisar de Bluetooth ? Vai precisar q a aplicação tire fotos ? Vai precisar saber onde o celular está ?
São estas perguntas que vc tem que se fazer para entender se vale a pena pegar o velho ou investir num novo com mais recursos.

Eu por exemplo, se eu pudesse, eu pegaria um N95. Faço descaradamente campanha sobre ele, pois não há um celular tão completo e ace$$ivel como ele no mercado, além da qualidade dos produtos que a Nokia tem, suporte ao desenvolvedor,etc.

Mesmo já tendo mais de 1 ano no mercado, ainda é um baita celular. A Nokia lançou outros depois mas os preços ainda são proibitivos.

Vlw pela dica boone! Agora então o N95 é o god dos celulares? Problema com celular que passa da casa dos 700 é que o fator medo-de-quebrar/roubar já fica muito gritante. E outra coisa, já tem celulares com wireless certo? Então da pra ir num shopping e ficar conectado via celular e fazer um voip?

Outra coisa, as aplicações ali com J2ME são bem portaveis de um celular para o outro (assumindo que ambos usem o MIDP 2.0). Tipo eu faço uma aplicação prum celular com uma resolução pequena e tal, ai ela se adapta na de celular grande e vice cersa? Se eu fosse fazer um jogo também seria viavel, ou esse redimensionamento não é automatico e ia pifar?

[quote=israel.fonseca]Vlw pela dica boone! Agora então o N95 é o god dos celulares? Problema com celular que passa da casa dos 700 é que o fator medo-de-quebrar/roubar já fica muito gritante. E outra coisa, já tem celulares com wireless certo? Então da pra ir num shopping e ficar conectado via celular e fazer um voip?
[/quote]
Já tem…o N95 é deles e vc baixa o Fring e faz voip.

[quote=israel.fonseca]
Outra coisa, as aplicações ali com J2ME são bem portaveis de um celular para o outro (assumindo que ambos usem o MIDP 2.0). Tipo eu faço uma aplicação prum celular com uma resolução pequena e tal, ai ela se adapta na de celular grande e vice cersa? Se eu fosse fazer um jogo também seria viavel, ou esse redimensionamento não é automatico e ia pifar?[/quote]
Se adapta desde que vc não faça suas telas usando a classe Canvas e sem imagens. Ou seja, se usar os componentes da LCDUI não terá problema, agora se for desenhar suas telas, vc terá q gerenciar o problema de pintura, dimensão,etc.