Nokias com problemas de Scroll

Usando o Netbeans, quando coloco um texto para ser apresentado com o compomente StringItem, se o texto é muito grande a scroll bar é gerada automaticamente pelo celular.

Até ai tudo bem, o problema é q se o texto é muito longo, em alguns Nokias principalmente a scroll fica com problemas, ou não vai até o fim, ou não mostra todo o texto, fora que quando muda de janela a scroll fica sempre na mesma posição.

Enquanto que nos Sony Ericsson funciona tudo perfeitamente, e também no emulador do Java, este problema acontece mesmo só com os Nokias, eu chego a conclusão q é um bug da Nokia, mesmo em modelos recentes acontece isto, gostava de saber se alguem já passou por isso e se conseguio resolver?

E se tem alguma forma de controlar a scroll, tipo mandar ela pra cima ou pra baixo, mudar o tamanho e talz…

thx

Dae galo, a nokia é bugada mesmo pra isso vc deve baixar o nokia sdk e utilizar o canvas “corrigido deles”, isso acontece em alguns aparelhos… não todos.

=)

[quote=marceloks]Dae galo, a nokia é bugada mesmo pra isso vc deve baixar o nokia sdk e utilizar o canvas “corrigido deles”, isso acontece em alguns aparelhos… não todos.

=)[/quote]

Pois é, foi o q pensei mesmo… mas fazer uma versão só para os Nokias não é nada viável… vai ficar assim mesmo, azar se não funiona bem…

É como digo… celular descente é Sony Ericsson o resto é só bugs… tenho amigos q compraram uns Nokias novos última geração, em um o visor já estragou, teve q ir pra garantia, e tem alguns bugs meio ridiculos.

Os Motorolas também é cheio de problemas…

Eu só uso Sony Ericsson, melhor bateria, bom software, praticamente sem bugs :twisted:

Em outra aplicação que fiz, conseguir resolver isto, dando em um StringItem 500 linhas, assim que abre a aplicação, antes de fazer qualquer coisa, e depois na hora de mostrar o conteudo limpo as 500 linhas, e quando vou remover o conteúdo coloco 500 linhas outra vez…

Ou seja não deixo nunca carregar o StringItem vazio ou curto, forçando sempre o comprimento de 500 linhas, o problema é q fica um espaço longo no final em branco, mas pelo menos se consegue ver tudo… gambiarra grotesca, como estavam reclamando conseguir desta forma, mas deveria haver algo mais decente ou mesmo um patch para corrigir isto.

tipo, teoricamente vc não faria 2 versões diferentes, aqui onde eu trabalho só usamos o canvas da nokia e ja resolve… mas não sei se seu problema se resolveria com isso tambem…

Ok, mas se eu for usar o canvas, perco todos os componentes q o NetBeans me fornece para criar os forms certo? Vou ter q usar uma api q tenha os componentes para o Canvas, não é?

Q API vc indica para criar forms?

Eu não mexo muito com J2ME, só fiz algumas pequenas aplicações usando os forms do NetBeans, por isso sou meio cru nisso :roll:

Tsc…tsc…tsc…outra vítima do Netbeans Mobility Pack !
Pessoal acorda…mesmo para quem já manja, vai preferir fazer as telas na mão do que usar uma ferramenta destas.

Eu só acho ela útil se você tiver um prazo apertado, não souber nada e precisar que saia algo com qualidade duvidosa.

Se vc quer algo bom, faça no braço. Não existem tantas classes para aprender e você usa desde o Notepad até o Netbeans,Eclipse,etc…

[quote=boone]Tsc…tsc…tsc…outra vítima do Netbeans Mobility Pack !
Pessoal acorda…mesmo para quem já manja, vai preferir fazer as telas na mão do que usar uma ferramenta destas.

Eu só acho ela útil se você tiver um prazo apertado, não souber nada e precisar que saia algo com qualidade duvidosa.

Se vc quer algo bom, faça no braço. Não existem tantas classes para aprender e você usa desde o Notepad até o Netbeans,Eclipse,etc…

[/quote]

Pois é… mas sendo assim, qual seria os caminhos das pedras que eu tenho q seguir?

Poderia me indicar uma API ou coisa do genero para ajudar nesta tarefa?

Quando diz fazer tudo na mão é tudo mesmo? Há APIs que tem todos os componentes em Canvas, não?

Não sei do Netbeans, mas se ele não veio com os javadocs do MIDP, você terá que estudar os que vieram com o WTK ou poderá baixar a documentação no site JCP.ORG.

[quote=eduveks]
Quando diz fazer tudo na mão é tudo mesmo? Há APIs que tem todos os componentes em Canvas, não?[/quote]
Não…se o Canvas você só vai para pegar a assinatura do cara na tela. Para todo o resto você vai usar as classes do MIDP para List (Listbox), Command (botão),etc…