O licenciamento do Flutter é vantajoso?

Leiam o seguinte artigo por favor!

Vamos supor que estou desenvolvendo uma aplicação similar ao do Uber em Flutter, parte do projeto são códigos desenvolvidos por mim e a outra parte dos código eu peguei de um repositório publico do github para completar a implementação de um recurso nativo do Android.

Esse código que encontrei na internet em um repositório github terei que pagar a licença para o criador da implementação?
Pelo que eu entendi do licenciamento do Flutter é necessário obrigatoriamente o pagamento, diferente do que acontece com o licenciamento das tecnologias em Ionic, Xamarin e o React Native.

E isso mesmo?

Flutter não é pago. Sobre o que voce pega no github, consulte a licença do mesmo.

Por favor você saberia dizer a diferença da licença do Flutter com a licença do Xamarin, Ionic e React Native? Isso baseado no artigo!

Nao sei a diferença. Mas voce pode consultar isso no repositorio de cada projeto. A exemplo do Flutter https://github.com/flutter/flutter/blob/master/LICENSE E detalhes sobre o tipo de licença pesquisando no google.

Eu acho que isso responde

Veja esse vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=vo3VoQM5xAo

Isso é um exemplo:

Vamos supor que eu fiz um projeto em Flutter, e criei um algoritmo para uso de uma ferramenta nativa do Android, esse algoritmo é único. Você não vai encontrar em nenhum outro lugar. Como a tecnologia Flutter está sobre o licenciamento das variações das licenças BSD então eu posso licenciar o meu algoritmo para uso privado. O que isso quer dizer?

Se de repente alguém ou você queira usar a minha implementação em um projeto, e este projeto já esteja sendo comercializado, se o proprietário, nesse contexto sou EU, souber que minha implementação está sendo usada por um outro desenvolvedor eu posso proibir a utilização, isso porque a tecnologia Flutter está submetida sobre o licenciamento da BSD, se o desenvolvedor continuar comercializando o software que está utilizando a minha implemnetação, legalmente eu posso abrir um processo, como causa ganhar para proibir legalmente o uso da minha implementação nesse projeto do desenvolvedor.

Se o Flutter sobre submetida sobre o licenciamento do MIT, eu teria mais dificuldade para proibir o uso da minha implementação. Mas mesmo sendo MIT é possível a proibição. Porém com BSD não tem conversa.

Existem varias modelos de licenciamento do BSD.
isso na minha opinião é Horrível.
Principalmente quando não se tem tanta experiencia em Flutter
mas isso deve ser muito vantajoso para quem tem experiência, porque além dele ganhar pelo software que ele está comercializando eu ainda posso ganhar pelo licenciamento do minha implementação que eu mesmo criei.

Vc quer tirar uma dúvida ou contrariar e mostrar seu ponto de vista?

A ideia é que o Flutter não é pago, o projeto dos outros obviamente contém alguma licença… Se vc comercializar algo sem o devido direito, obviamente alguem pode te impedir de continuar.

1 curtida

Quando eu postei a pergunta, sinceramente não conhecia a reposta. É óbvio que não iria ficar conformado com as respostas fornecidas pelos colaboradores da comunidade, no meu caso encontrei a resposta e em seguida postei para ajudar a comunidade, é algo bastante compreensivo. Mas se alguns se sentiram insatisfeito por ter encontrado a resposta e por ter colocado essa resposta aqui na comunidade GUJ, só tenho que solicitar paciência.

Isso com certeza pode acontecer em qualquer tipo de modalidade de licenciamento, mas quando se trata do licenciamento do BSD, é diferente. É como expliquei na postagem.