Olá Amigos,
venho estudando o Android à algum tempo e tenho alcançado ótimos resultados com a tecnologia. Estou diante de mais um novo desafio e a plataforma tem me dado um pouco de dor de cabeça nesse novo cenário. A minha solução envolve tratamento de áudio e eu não estou obtendo bons resultados. Já fiz uso das [size=18]API’s AudioTrack de AudioRecorder do Android[/size] e por conta do [size=18]AudioFlinger do Android [/size], obtive péssimos resultados relacionados a latência da aplicação. [size=18] Preciso implementar um loop entre o microfone e o alto falante do celular, ou seja, preciso ouvir (no menor período de tempo possível) tudo aquilo que capto pelo microfone (obtive 240 milisegundos nos meus protótipos)[/size]. Lí coisas horríveis sobre o tratamento de áudio do Android e vinha pesquisando uma nova alternativa para o problema, foi quando cheguei ao [size=18] OpenSL ES [/size] , que me parece ser uma tentativa desesperada da Google (por ter abandonado literalmente as API’s existentes ao invés de otimiza-las) para contornar esse problema crônico. O OpenSL é uma ferramenta de Áudio Nativa e que deve ser implementada em C++. Baixei o NDK do Android, que por sinal facilita bastante o desenvolvimento e integração dessas rotinas nativas com o Java e instalei uma ROM customizada com a versão 2.3 do Android (o OpenSL ES só está disponível a partir dessa versão). Todo o ambiente foi devidamente configurado e [size=18] rodei alguns exemplos do NDK (inclusive o Native-Audio, que se enquadra melhor no meu contexto). Mas, tenho encontrado pouquíssimos materiais na Rede, me parece que a comunidade não tem usado ou compartilhado muito os conhecimentos com a nova ferramenta[/size]… enfim. Queria saber de vocês, antes de mais nada, se eu estou errado com relação a minha visão. Será que estou procurando suporte nos locais errados? Tenho me prendido bastante a documentação do OpenSL ES (mais de 600 páginas!! :shock: ) e os meus passos têm sido bem pequenos. [size=18] Você já viram nesse mundão algum exemplo do OpenSL em LoopBack (microfone e alto falante)?? Alguém já usou na prática?? Obteve realmente bons resultados??? Conto com a ajuda de vocês! [/size]
Forte abraço.