Opnião em aplicação J2ME + WEB

Galera estou pensando em desenvolver uma aplicação J2ME integrada a uma aplicação WEB. Penso de primeira em fazer o sistema web em PHP. Gostaria de saber da opnião da galera mais experiente se é seguro fazer em PHP… se devo usar kSOAP, Socket e etc… Qual seria o perfil mais seguro para uma aplicação desse tipo.

Agradeço desde já a ajuda de todos!

[]'s
Marcelo Alves

Cara, aqui na empresa é J2ME -> -> kSoap -> Flex/JAVA :thumbup:

Pode usar o PHP sem problemas. É rápido, é fácil, e funcionará muito bem.

Não faça como o j0nny que tem rios de dinheiro para gastar. Não use kSoap para a troca de dados. Use formato simples e conciso como o CSV, pois você só vai pagar pelo que transmitie, que são os dados essenciais. Se usasse kSoap, que é muito verboso, estaria adicionando muito mais lixo na comunicação além de exigir mais processamento do celular para usar os dados.

[quote=boone]Pode usar o PHP sem problemas. É rápido, é fácil, e funcionará muito bem.

Não faça como o j0nny que tem rios de dinheiro para gastar. Não use kSoap para a troca de dados. Use formato simples e conciso como o CSV, pois você só vai pagar pelo que transmitie, que são os dados essenciais. Se usasse kSoap, que é muito verboso, estaria adicionando muito mais lixo na comunicação além de exigir mais processamento do celular para usar os dados.[/quote]

Nao temos rios de $ para gastar, mas o kSoap é usado apenas entre o WebService -> Aplicação :smiley:

Exatamente. Foi neste contexto que eu disse. Disperdicio de dinheiro só por querer trabalhar com XML, sendo que um webservice em PHP e usando este formato CSV, é muito melhor. Enfim, foi a escolha de vocês…aqui a nossa foi esta e estamos satisfeitos com a economia de bytes e dinheiro pago para a operadora, rapidez e baratez dos equipamentos utilizados.

Não há gasto de operadora, pois kSoap é apenas entre webservice e aplicação WEB.

Cuidado com estas afirmacoes tao contundentes… Cada aplicacao tem seus requisitos…

Se o meio de transmissao da sua aplicacao fosse uma WLAN, vc continuaria usando CSV?

Sem dúvida permaneceria com CSV.

O XML força com que o aparelho que o processa tenha que ser potente, senão haverá lerdeza.
Afirmo também que muitos que aparecem aqui, procuram usar XML com aplicações que usam GPRS, logo, a minha oposição tb é fortemente contra este uso, também motivado pelo custo mais alto que isto impõe, já que quanto mais bytes para expressar a informação (XML) mais caro fica. O CSV vem a ajudar nisto, reduzindo a qtde de bytes necessárias, logo, o valor gasto com a operadora celular será menor.

Agora tem muita gente que quer moleza ou está mal-informada e acha que XML é a solução pra tudo. No contexto de uma app desktop ou web, beleza…não tenho o que dizer já usei muito. No contexto de mobile, deve-se fugir do XML.

[quote=boone]Sem dúvida permaneceria com CSV.

O XML força com que o aparelho que o processa tenha que ser potente, senão haverá lerdeza.

[/quote]

É exatamente disto que eu estou falando… A minha aplicacao roda em PDAs e usa Wi-fi… Neste cenario nao vejo nada a se ganhar e muito a se perder em usar CSV… Essas generalizacoes eh q sao perigosas…

PDA é uma parcela ínfima de implementações do J2ME.
Inclusive para PDA, J2ME nunca foi a melhor escolha.

Estou falando do cenário corriqueiro, onde a maioria esmagadora do hardware é celular e usando GPRS.

Mesmo com PDAs, não vejo estes ganhos no uso do XML. Enfim, se vc diz que tem, deve saber explicar quais.

eu usaria o KSOAP também…o servidor de aplicação do web service implementa algumas questões que seriam bem mais dificeis de implementar usando um servidor próprio, como por exemplo: Segurança, Balanceamento de carga…entre outros…

A questão do custo realmente existe, mas o custo seria praticamente o mesmo.

A maioria das operados cobram por bloco de arquivos, por exemplo um arquivo de 0.1 Kb paga o mesmo que um arquivo de 1 Kb (não sei os valores certos). Então o custo acaba sendo praticamente o mesmo.

Essa é a minha opinião.

Aproveitando do assunto, alguém indica alguma referência à respeito de csv e j2me? Valeu

Os dois juntos ? Pra que ? Não entendi…Uma vez que você saiba sobre CSV, a aplicabilidade dele pode ser em N ambientes diferentes.

Encontrei um link de uma classe que implementa um parser CSV e é muito boa, mas como não tô precisando, deixei pra lá. Faça o mesmo vc tb. O Google é nossa amigo. Use-o.

[quote=boone]PDA é uma parcela ínfima de implementações do J2ME.
Inclusive para PDA, J2ME nunca foi a melhor escolha.
[/quote]

Nisso concordamos… De fato a gente sofre mto com a plataforma escolhida… Se fosse comecar o projeto hj, certamente nao usaria JME para os clients… O importante eh aprender com os erros…

[quote=boone]
Mesmo com PDAs, não vejo estes ganhos no uso do XML. Enfim, se vc diz que tem, deve saber explicar quais.[/quote]

É mais do que XML… Eh Soap: Segurança, Escalabilidade, Simplicidade no desenvolvimento… Poder usar ferramentas standard…

Eh como desenvolver em assembly ou C… Em alguns cenarios só assembly salva… Mas eu prefiro tunar meu código C a sujar as maos desenvolvendo em Assembly…

Eu uso muito socket (Muito rapido) ou servlet (rapido na minha opinião), mas minha transmissão é feita com objetos serializados, trafego só os bytes de dados. e é leve para serializar/de-serializar devido a ordem estatica…

É bem isso que a gnt faz (exceto o uso de socket), usamos o kSoap apenas no WebService, por questões de integração e tal.