Páginas jsp

E quanto as páginas jsp? Uma página jsp é visualizada no celular sem problemas? O que é preciso para criar / testar uma página jsp no meu computador?

Uma página JSP é na verdade uma página HTML.
Se seu celular suporta HTML, então vc consegue visualizar, pelo browser do seu celular!

Até mais!

Java Server Pages = HTML ?

TomcatJSP = HTML
Apache
PHP = HTML
IIS*ASP = HTML

Tudo que aparece no seu Browser é HTML (salvo conteúdo flash,applet e etc).

Mas se vc quer fazer de seu celular um WebContainer vc terá que portar o tomcat para cldc+midp.

Certo, o jsp vai dentro da página HTML. Mas para testar minha página jsp, o que eu preciso?

Porque para testar uma página php eu preciso de um servidor como o Apache. E quanto as jsp?

Opa,
Vc precisa do Tomcat.
Mas aí não tem nenhuma relação com JavaME.
Tem varios tutoriais sobre JSP e Tomcat aqui na seção de artigos e tutoriais do Portaljava.

abraço!

1 - jsp foi criado pela Sun?
2 - Se jsp foi desenvolvido pela Sun, qual a ferramenta utilizada por eles para testar jsp?

Quanto ao j2me, eu gostaria de criar uma página que os celulares possam acessar e baixar conteúdo MIDLet. Eu não sei se criar páginas jsp é o melhor caminho para isso.
E depois que concluir esse passo, pretendo criar uma página onde os celulares acessem um sistema de banco de dados para pesquisar algo.
Só não sei ainda se com jsp posso fazer tudo isso, ou se jsp é o melhor caminho para esses dois projetos.

Valeu!

Suas páginas JSP rodam em um servidor! Nesse servidor roda java EE por exemplo o tomcat! O tomcat é um apache para testar suas aplicações JSP você tem que simular um site na sua máquina… a maneira para simular esse site é rodando o apache tomcat e acessando sua página no seu localhost… Qualquer pessoa pode entrar na sua máquina como se estivesse entrando em um site atravez do seu ip e da porque que o apache esta rodando mas fica tranquilo :wink:

O JSP não tem nd a ver com ME porque as consultas a BD as classes e talz que rodam quando você executa uma ação no site são executadas remotamentes (la no servidor). E a resposta é em HTML puro!!! A única coisa que você tem que se preocuparar para desenvolver uma página voltada para celulares é desenvolver ela nas dimensões corretas… Se não me engano a maioria é feita em 128x128

Mas com jsp é possível fazer:

1 - Site com conteúdo MIDLet para ser visualizado e baixado via browser celular?

2 - Site com um banco de dados para ser acessado (consultas) pelo celular?

você pode acessar o banco usando web services atravez do celular.

emular MIDlets em um site não sei se é possível, mas baixar é perfeitamente possível… lembrando se a sua url deve apontar para o arquivo jad

Alguém aqui já criou uma aplicação com banco de dados, colocou seu conteúdo para ser acessado através de um browser de um celular?