Gostaria de desenvolver aplicações para meu PalmOs, o problema é que não tenho noção nenhuma de como começar.
Eu tenho instalado em minha máquina o SDK 1.3, baixei agora esse tal de sdk do SuperWaba.
Minha pergunta seria:
1)Eu tenho que descompactar esse arquivo dentro do SDK já instalado ou criar um novo SDK.
2)Eu preciso configurar algo no Windows, eu digo Path, ClassPath…(lembrando que para rodar aplicativos Java eu já tenho configurado o Path=c:javain)
Queria saber se esse SuperWaba e a melhor ferramenta para J2ME??
urubatan
resposta ao primeiro post, você precisa do superwaba ou de um SDK para j2me como o WTK da sun
resposta para o segundo post, o SuperWaba não é J2ME, não é nem java oficial, mas a sintaxe e o compilador são os mesmos do java
aborges
“fred.analista”:
Gostaria de desenvolver aplicações para meu PalmOs, o problema é que não tenho noção nenhuma de como começar.
Eu tenho instalado em minha máquina o SDK 1.3, baixei agora esse tal de sdk do SuperWaba.
Minha pergunta seria:
1)Eu tenho que descompactar esse arquivo dentro do SDK já instalado ou criar um novo SDK.
2)Eu preciso configurar algo no Windows, eu digo Path, ClassPath…(lembrando que para rodar aplicativos Java eu já tenho configurado o Path=c:javain)
Por enquanto é isso ai…
Dah uma lidinha no manual do SuperWaba q ele esplica direitinho como fazer ( inclusive como utilizá-lo no Eclipse )…
tiagops
acho que esse artigo do Fabio Calegari pode te ajudar na instalacao
tava navegando pelo forum J2ME e achei um negocio interessante dito pelo proprio tiagops!
Citação:
O que é o SuperWaba?
O SuperWaba é uma plataforma para desenvolvimento de software para aplicações cujo alvo são os Assistentes Pessoais Digitais (PDA, na sigla em inglês). O SuperWaba foi criado no início de 2000 por Guilherme Campos Hazan (guich) e é derivado de um outro projeto de software livre chamado Waba (da empresa WabaSoft). Assim como o Waba, o SuperWaba SDK define uma linguagem, uma máquina virtual, um formato de arquivo para armazenagem de classes e um conjunto de classes padrão.
Devido ao modo com que o Waba e o SuperWaba foram projetados, os programadores podem usar as ferramentas do Java para desenvolver programas em SuperWaba. Porém, é importante deixar claro que o SuperWaba não implementa nenhuma parte das especificações do Java e também não tem nenhuma conexão com a Sun Microsystems, que é a proprietária da marca Java.
Quais são os pontos chave do sucesso do SuperWaba?
» Uma comunidade crescente de usuários: mais de 1300 novos usuários por mês.
» Em 2003, o SuperWaba SDK teve cerca de 25000 downloads o site recebeu mais de 250.000 visitas.
» Uma comunidade que contribui gratuitamente: por volta de 60% do SDK foram contribuições de seus membros.
» Várias novas versões por ano e inúmeras melhorias e correções.
» A plataforma é disponibilizada sob a licença GNU Lesser General Public License (LGPL), que permite o desenvolvimento de aplicações comerciais, ao mesmo tempo que protege a plataforma de ser fechada.
» Portabilidade: aplicações desenvolvidas são executadas em todos os PDAs suportados nas várias plataformas sem requererem quaisquer modificações ou especializações.
» Bibliotecas poderosas e fáceis de usar, focadas no desenvolvimento rápido de aplicações, com um baixo uso de memória.
» Baixo custo de propriedade, livre de licenças (royalty free).
» Acesso ao código fonte permite customizações para necessidades específicas, além de permitir a verificação, por questões de segurança ou estratégicas.
» Baixo risco de descontinuidade: O projeto SuperWaba pode ser mantido pela própria comunidade e não está nas mãos de apenas uma compania.
Tem Uma plataforma tambem chamada BREW que eu li sobre ela e show de bola tambem é baseada em c++ e apoiada pela microsoft, quando chegar em casa eu mando o link da pagina deles tem tudinho la , comprações com j2me e etc…
É engano meu mas para desenvolver para celular j2me nao e melhor solução??
Bani
Como o post aqui é de PalmOS, esqueçam Brew (podem abrir outro tópico a respeito, mas deixando aqui vai confundir).
Brew é uma plataforma desenvolvida pela qualcomm, então você encontra mais em celulares CDMA, e eu particularmente nunca ouvi falar de dar para rodar em PalmOS.
Sobre J2ME não ser melhor, depende do que você quer…
Claro que Brew tende a ser mais rápido e te dá mais possibilidades (como por exemplo a de danificar permanentemente o seu celular), mas J2ME tem todas as vantagens “Java” que já conhecemos (mais aberto, mais barato, mais portável, mais seguro, mais fácil de aprender, mais rápido de implementar, etc)