PDA x Java

Boa Tarde GUJ.
Alguém já programou em Java para Terminais Portáteis com Windows Mobile 2003 SE?
Caso sim, Existe alguma maquina virtual específica? Utilizar J2ME ou J2SE?
Preciso utilizar o banco de dados SQL Server versão para Windows Mobile. Alguem conhece algum JDBC para fazer esta
comunicação?

Obrigado.

Fala Paulo…

tu pode desenvolver pra Windows Mobile tanto utilizando CLDC quanto CDC.

Para ambas as configurações temos implementações de máquinas virtuais pela IBM que podem ser baixadas do próprio site da IBM. Ainda tem para o caso de desenvolver para CDC a máquina virtual Mysaifu disponível em http://www2s.biglobe.ne.jp/~dat/java/project/jvm/index_en.html.
Bom, isso para citar as mais utilizadas.

Quanto ao banco de dados, se desenvolver em CLCD pode utilizar o Floggy, que é um framework para persistência em J2ME.
Para o desenvolvimento em CDC você tem algumas opções como o SQL que você citou, a própria Oracle implementa uma versão de banco para dispositivos móveis, o Oracle Lite, o DB4O, que é um banco de dados orientado a objetos. Tem o SQLDB e o Derby com ampla integração ao J2ME.

Bom, opções não faltam…é só definir que tipo de aplicação você vai desenvolver, os recursos necessários para escolher a configuração e o perfil do J2Me em que ela se enquadra.

Qlq dúvida, estamos aí…no mesmo barco…hehe

Flws

douglas_unemat,

a Mysaifu não é CDC, de acordo com o próprio site:

“Project objective is make a Java Virtual Machine which conforms to the J2SE(Java2 Standard Edition).”

Justamente por isso…

falo hj, tu naum pode usar todos os recursos do JSE em um PDA. No caso vc pode usar os componentes AWT, e alguns outros do JSE, mas não todos. Por isso usei o termo CDC.

Se estou errado, foi malz. Mas que esses recursos podem caracterizar o CDC, acho que podem.