PDA's

E aí Pessoal.

Estou programando em Java a +/- 1 ano e recentemente comprei um Pocket PC.
Ele vem com a JVM da Insignea o Jeode que executa aplicativos J2SE em meu Pocket.
O meu problema é que não consigo usar nesta JVM as Bibliotecas do J2ME que exploram os recursos de conectividade do meu aparelho móvel.
Não dá para executar Midlet’s portando nada de CDC, MIDP ou CLDC.
:frowning:

É possível fazer aplicações normais usando AWT mas o mais importante a conectividade não estou conseguindo obter.

Sou novo neste mundo do J2ME e minha grande preocupação é criar aplicativos que sejam executados em ambientes moveis heterogêneos. Symbian OS, Palm OS e Windows Ce, alem dos Celulares.

A única JVM que conheço é a que eu tenho, e esta executa aplicativos J2SE e não ME’s. Assim eu acredito que se eu fizer um aplicativo que rode nesta JVM ele não será muito portável para outros dispositivos móveis.

Estou pesquisando como um louco mas não encontro informações concretas sobre JVM’s disponíveis, padronizações.

Alguém pode me dar uma força?

Muito Obrigado a todos.

pra falar a verdade, esta Jeode que vc tem roda aplicativos J2ME Personal Profile

ou seja o que tu roda ai é CDC/PersonalProfile
que é basicamente java[sem o x] ou seja, parecido com J2SE, mas não é J2SE completo …

Recentemente a ibm lançou uma atualização da vm j9. Usando esta vm vc consegue desenvolver para Palm OS, Win Mobile 2003 e celulares com j2me(midp2 e cldc1.1) e Personal Profile.

A vm não é free e vc pode baixar uma versão trial do WSDD(Websphere Studio Device Developer) que pode ser utilizada por 90 dias. O WSDD é um ambiente de desenvolvimento java, baseado no IBM WSAD que por sua vez se baseia no Eclipse.

Com ela consegui rodar aplicativos em pocket pc, palm e celular bastando apenas mudar o empacotamento(PRC pra palm, JAD/PXE pra Pocket e JAD/JAR pra celular).

Testei inumeras vms pra j2me mas nenhuma atendeu as minha espectativas.

é isso…

Sr. MedioCore

O quer vc usa hoje para Palm’s e Pockts?

Na minha humilde opnião de desenvolvedor acredito que os fabricantes deveria disponibilizar as VM’s de graça.

A cobrança financeira de VM’s está espantado os desevolvedores Java.

Pela Experiência que estou tendo me parece que o J2Me está começando a ganhar maturidade depois de cometer alguns pequenos erros.

O Mercado está disendo do que precisa e as JSR’s estão se adaptando para satisfazer essas necessidades.

Muito obrigado pelas dicas Pessoal.
Vou tentar conferir o J9 e também farei um teste no SuperWaba.

Mais para frente abrirei um novo Post Contando a minha experiência para tentar dar uma força para os novos desenvolvedores de J2ME.